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Hashtag (#): O que é, Como Funciona e Como Utilizar nas Redes Sociais

Alessandro Caun - 10/08/2020 - 0 Comentário(s)

Hashtag é um elemento muito comum para quem utiliza Redes Sociais e possui familiaridade com elas.

Mas este pode ser um assunto um tanto quanto complicado para quem está chegando agora nessa área.

No entanto, é essencial que haja não só conhecimento do papel das hashtags em Redes Sociais, como também a forma correta de se utilizar. 

Veja nesse artigo como funcionam as hashtags e também como utilizá-las para ter sucesso em suas redes sociais.

hashtag

Entenda o que são Hashtags e como surgiram

As hashtags são palavras que vêm acompanhadas do símbolo de jogo da velha (#) e pela qual conteúdos são agrupados, mediante ao assunto ou palavra-chave.

Ou seja as hashtags são formas de centralizar e filtrar conteúdos de acordo com os assuntos que eles abordam.

Elas são então um forte auxílio para atingir o público desejado de acordo com o conteúdo publicado.

Uma vez que por meio delas, é possível encontrar todos os conteúdos que utilizaram-na em suas descrições.

No entanto, é preciso muito cuidado e planejamento na utilização de hashtags pois, uma vez mal usadas, ao invés de ajudar irão atrapalhar o seu conteúdo.

A utilização de hashtags começou na Rede Social Twitter em 2009, e depois tornou-se o que conhecemos como Trending Topics.

Em tradução livre esse Tópico de Tendências reúne as hashtags ou assuntos que estão sendo mais falados na rede.

Vendo o poder que as hashtags tomaram no Twitter, outras redes como o Facebook e o Instagram também passaram a usar a técnica.

Como funcionam as Hashtags?

As hashtags, como dito são palavras precedidas do símbolo # e que se tornam hiperlinks utilizando a palavra que foi indicada.

Essas palavras se tornam cabeças do conteúdo, e cada vez que outra pessoa utilizar a mesma hashtag os conteúdos serão centralizados em um único lugar.

Ou seja, quando clicado na hashtag o usuário será redirecionado para todas as publicações que a utilizaram.

Essa técnica possibilita, entre outras coisas:

  • Atingir um Público Específico, pois vai direto aos interesses;
  • Maior possibilidade de tornar um conteúdo viral;
  • Contextualizar o seu conteúdo, e dessa forma otimizar o posicionamento orgânico.

Mas é preciso muita atenção, pois sair colocando hashtags em seus conteúdos sem nenhum tipo de planejamento e organização pode ser um tiro no pé.

Como Utilizar Hashtags?

De forma geral, o objetivo principal de todas as redes sociais que utilizam hashtags é centralizar todo e qualquer conteúdo de determinado assunto.

No entanto, cada uma delas possuem particularidades na utilização dessa ferramenta, e é preciso ficar por dentro disso.

hashtag

Facebook

No Facebook é muito fraco o poder das hashtags, mas sua utilização também pode trazer resultados. 

O recomendável é utilizar poucas hashtags e que elas façam sentido com o conteúdo publicado.

Além disso, é preciso que as publicações sejam “públicas” para que elas possam aparecer na página da hashtag.

Instagram

Antes de tudo, o perfil precisa ser público para que as hashtags funcionem da forma esperada.

Outra questão: não saia utilizando um monte de hashtags só porque são aceitas 33 na legenda do post.

Ao fazer isso você pode confundir o algoritmo da plataforma que não saberá onde colocar o seu conteúdo.

O mais recomendável então é utilizar no máximo cinco hashtags e que tenham relações entre si.

Além disso, o Instagram possibilita ao usuário seguir uma hashtag possibilitando que o seu conteúdo seja assim apresentado a mais pessoas.

Twitter

Como no Twitter as hashtags são utilizadas para formar o Trending Topics, o mais recomendável é utilizar uma ou duas hashtags.

Isso também, porque trata-se de uma rede onde são poucos caracteres e se você encher o texto de hashtags não terá muito espaço para a mensagem.

A capacidade viral do Twitter ainda é a maior entre todas as redes sociais existentes, e pode ser um trunfo ótimo para sua empresa.

Dicas para utilização de Hashtags

Além de entender como funcionam as hashtags em cada uma das plataformas é preciso também prestar atenção à fatores gerais sobre elas.

Primeiro, certifique-se de que a hashtag que você pretende utilizar faz sentido com o seu conteúdo e a sua empresa.

Se a sua empresa vende roupas femininas, não fará sentido utilizar uma hashtag #belezamasculina, por exemplo.

Uma coisa que não funciona é pegar uma frase e transformar cada palavra em hashtag, #isso #não #faz #sentido #algum.

Pesquise a relevância da hashtag antes de utilizá-la. Vá na caixa de pesquisa da rede social digite a # e verifique a quantidade de publicações nela.

Crie uma hashtag oficial para a sua empresa ou solução, para que quando a pessoa pesquisar ela consiga encontrar tudo sobre ela.

Tome cuidado com a escrita da palavra na hashtag, para certificar-se que está utilizando-a corretamente.

Por último, seja criativo e autêntico. Isso é o que prende o público e traz bons resultados para a sua empresa.

Defina corretamente as hashtags, mas não esqueça da Gestão de seu Negócio

Enfim, agora que você já sabe como gerar as hashtags corretas para as redes sociais de seu negócio é hora de focar nos demais investimentos que sua empresa necessita.

Classificar seus conteúdos relevantes, com foco nos interesses de seu público alvo, vai aumentar sua atração e transformá-los em clientes, alavancando assim as vendas de seu produto/serviço.

Todavia, expandir seu campo de atuação e, consequentemente, incrementar suas vendas pelo aumento de exposição de seu negócio pode gerar custos inesperados, que merecem uma atenção especial.

Toda essa nova situação pode fazer você pensar um momento: quanto é destinado dentro de seu negócio, em termos de investimento em mão de obra qualificada, para controlar seu estoque, produzir relatórios e organizar seus fluxos operacionais?

Se a resposta deixar você reflexivo por um instante, então chegou a hora de investir em um bom Sistema de Gestão.

Uma das principais vantagens que um bom sistema de gestão pode trazer para o seu negócio é a redução de custos.

Um Sistema de Gestão tem um excelente Custo x Benefício para o seu Negócio!

Através dele é possível integrar todos os processos da empresa, compartilhando informações relevantes e precisas para o negócio, aumentando a eficiência organizacional como um todo.

Além disso, o Sistema de Gestão é capaz de automatizar diversas tarefas e facilitar o atendimento aos seus clientes, o que aumenta a produtividade e acaba reduzindo o custo total do trabalho empregado em cada etapa do seu negócio.

Ou seja, utilizar um Sistemas de Gestão Fiscal e Administrativo gera uma economia real em mão de obra em diversas áreas da suas empresa.

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Por isso, é bom possuir ferramentas de controle total do seu negócio que trabalhe com eficiência, assim como os aplicativos da Soften Sistemas.

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Alessandro Caun
Alessandro Caun

Mais conhecido como "Professor" é formado em Engenharia Elétrica, com mestrado na área. Nos últimos anos, tem se dedicado ao Marketing Digital e aqui na Soften é responsável pela produção de conteúdo. Curte rock e games retrô, um "nintendista" raiz.

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