lupa
Mouse

Guia Completo da Gestão Empresarial

Alessandro Caun - 06/08/2020 - 0 Comentário(s)

Você se preocupa com a gestão empresarial de seu negócio?

O dia a dia empresarial carece de uma série de cuidados, isto, para que sejam evitados uma série de problemas e também consiga manter o empreendimento sempre em crescimento e vivo por um bom tempo.

Entre os problemas encontrados no ambiente empresarial, estão: Baixos índices de Lucros, Estoque Desorganizado, Falta de Tempo e de Criatividade, entre tantos outros.

Todos estes fatores podem estar ligados à causas tidas como cruciais para a sobrevivência de qualquer empreendimento. 

Entre estas causas, a que provavelmente é o passo inicial e que traz mais problemas caso não seja bem realizada, é a Gestão Empresarial. 

Vamos juntos neste guia, entender quais as Causas Mortis das empresas e também ter um panorama de como realizar a Gestão Empresarial.

gestão empresarial

Causa Mortis Empresarial

Todo e qualquer empresário, seja no início ou em plena atividade, já se deparou com atividades ou conversas acerca de Gestão Empresarial, uma vez que esta área é um dos pontos centrais da sobrevivência de todo e qualquer empreendimento.

Esta informação é assegurada por um estudo apresentado pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em 2014, intitulado Causa Mortis, onde é apresentado que as principais causas de mortalidade das empresas são as seguintes:

  • Falta de Planejamento Prévio;
  • Má Gestão Empresarial;
  • Não existência de Comportamento Empreendedor.

O passo inicial para a sobrevivência de todo e qualquer empreendimento, é o investimento em estruturação e organização da Gestão Empresarial.

Lembrando que, entende-se como Gestão Empresarial uma série de atividades e processos desenvolvidos para controlar e acompanhar a empresa e todos os seus setores internos, garantindo que a mesma se mantenha no mercado, lucrando e crescendo.

Esta gestão pode ser realizada por uma sequência de atividades. Logo a seguir serão apresentadas as principais para começar hoje mesmo a controlar e acompanhar sua empresa.

Para começar… Acompanhe as suas Vendas

Não importa como você começou, mas se as portas de sua empresa estão abertas é porque, muito ou pouco, as vendas estão sendo realizadas.

Acompanhar os resultados de vendas da empresa é então um dos primeiros passos da gestão empresarial, isto para que você tenha dados eficientes para tomar decisões essenciais para o negócio. 

Quando se perde a mão do acompanhamento de vendas, perde-se também controle do dinheiro que entra, assim como do estoque e outras áreas ligadas às atividades comerciais.

O empresário pode tanto realizar este acompanhamento por meio de Planilha de Acompanhamento Diário de Vendas, quanto por meio de um software especializado

Não importa a maneira ou a ferramenta utilizada, o importante é que se inicie hoje mesmo o acompanhamento das vendas da sua empresa.

gestão empresarial

Analise Custos e Gastos para a Formação de Preço

Um erro impagável é quando os empresários não analisam todos os custos e gastos ligados à fabricação ou aquisição dos produtos e/ou serviços comercializados, para realizar sua precificação.

Isto porque, não adianta nada vender algo que não será capaz de suprir os custos da empresa e gerar lucro.

Afinal, ninguém abre uma empresa para perder dinheiro!

Neste contexto, pode-se buscar o auxílio de uma Planilha para Formação de Preços ou se quiser ir mais além, contar com as funcionalidades de um software que fornecerá os relatórios completos de custos e gastos para o processo de precificação.

gestão empresarial

Tenha Controle Tributário e Fiscal

A grande maioria das empresas precisa lidar com a administração fiscal, assim como a parte tributária que é uma das grandes dores de cabeça do mundo empresarial.

O mais importante nesta área é que ela não seja conduzida de qualquer maneira, porque, isso pode e trará grandes problemas para a empresa, tanto com a Receita Federal como Financeiros.

Uma Planilha de Cálculo de Impostos dos Produtos pode ser um excelente auxílio para a gestão tributária e fiscal da empresa.

Contudo, este processo será simplificado se o empresário utilizar um excelente Sistema de Emissão de NFe e Gestão Fiscal automatizada.

Conhecer Clientes e Mercados

Se tem uma coisa que o empresário deve ficar atento é ao comportamento do seu cliente, tanto em relação às suas ofertas, quanto ao mercado em geral.

Neste âmbito você pode realizar uma Pesquisa de Satisfação para saber de forma direta como o seu cliente se sente em relação ao seu produto e/ou serviço.

De qualquer maneira, é essencial que haja um olhar empreendedor e de analista de mercado para saber quais ofertas são as mais recomendáveis para seu negócio.

Acompanhe e Controle todo o estoque

O Estoque de uma empresa é o que garante que a mesma possa desenvolver suas atividades com segurança.

Quando o gestor perde a mão ou deixa de acompanhar as especificações de seu estoque, ele pode ter sérios prejuízos, afinal, ali está todo o investimento para o desenvolvimento das atividades da empresa.

Acompanhar e Controlar o estoque é, então, um dos pilares da Gestão Empresarial, que necessita ser acompanhado e gerenciado de perto e com qualidade.

Previsão de Fluxo de Caixa e Controle Financeiro

Perder dinheiro por falta de acompanhamento financeiro precisa ser uma lenda na sua empresa.

Ou seja, é essencial que empresas de qualquer porte invistam em gestão financeira, podendo começar com uma Planilha de Fluxo de Caixa.

O Fluxo de Caixa é uma forma de acompanhar todas as Entradas e Saídas financeiras da empresa, fazendo com que o empresário conheça de forma eficiente todos os dados acerca da movimentação do dinheiro da empresa.

Há também os sistemas de gestão financeira, que permitem todo o acompanhamento de todas as atividades financeiras da empresa, com relatórios completos e dados essenciais para a tomada de decisão.

Comece hoje mesmo a investir na Gestão Empresarial!

Como vimos no decorrer deste artigo, a garantia de crescimento da empresa é dada por meio da Gestão Empresarial e suas ferramentas.

Porém, você já parou um momento e pensou: quanto é destinado dentro de seu negócio, em termos de investimento em mão de obra qualificada, para controlar seu estoque, produzir relatórios e organizar seus fluxos operacionais?

Se a resposta deixar você reflexivo por um instante, então chegou a hora de investir em um bom Sistema de Gestão.

Uma das principais vantagens que um bom sistema de gestão pode trazer para o seu negócio é a redução de custos.

Um Sistema de Gestão tem um excelente Custo x Benefício para o seu Negócio!

Através dele é possível integrar todos os processos da empresa, compartilhando informações relevantes e precisas para o negócio, aumentando a eficiência organizacional como um todo.

Além disso, o Sistema de Gestão é capaz de automatizar diversas tarefas e facilitar o atendimento aos seus clientes, o que aumenta a produtividade e acaba reduzindo o custo total do trabalho empregado em cada etapa do seu negócio.

Ou seja, utilizar um Sistemas de Gestão Fiscal e Administrativo gera uma economia real em mão de obra em diversas áreas da suas empresa.

A Soften Sistemas conta com os Melhores Sistemas de Gestão do mercado

Por isso, é bom possuir ferramentas de controle total do seu negócio que trabalhe com eficiência, assim como os aplicativos da Soften Sistemas.

A empresa especializada possui dois modelos de softwares ERP: o Soften SIEM, aplicativo desktop; e o GerencieAqui, sistema online.

O cliente tem também, somado à eficiência dos softwares, implantação e treinamento gratuitos e auxílio do suporte técnico ilimitado.

Simplifique a gestão de sua empresa entrando em contato com a Soften.

Se você gostou desse conteúdo, compartilhe-o com seus amigos e acompanhe sempre o Blog da Soften.

Siga também as Redes Sociais da empresa: FacebookInstagramTwitterLinkedin e Youtube.

Comente abaixo, caso tenha alguma dúvida ou sugestão!

Alessandro Caun
Alessandro Caun

Mais conhecido como "Professor" é formado em Engenharia Elétrica, com mestrado na área. Nos últimos anos, tem se dedicado ao Marketing Digital e aqui na Soften é responsável pela produção de conteúdo. Curte rock e games retrô, um "nintendista" raiz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economize tempo e dinheiro.
Promova já o crescimento
da sua empresa.

           Experimentar grátis
Receba Grátis Materiais e Ebooks. Saiba como!