lupa
Mouse

Governança corporativa: A administração e o equilíbrio na gestão empresarial

Malu Brito - 26/05/2021 - 0 Comentário(s)

Governança corporativa é o conjunto de processos, costumes e leis que norteiam a forma como uma organização é administrada.

Durante a pandemia, os conselhos de administração ganharam um protagonismo muito grande. Basicamente a diretoria da empresa se torna responsável pelo planejamento estratégico e o monitoramento da execução das atividades. 

Especialistas em governança corporativa apontam que os conselhos de administração devem reforçar seu olhar para as estratégias de curto prazo, aprimoramento de gestão dos riscos e o fortalecimento da comunicação com os investidores.

Empresas que seguem esse modelo de administração tem consciência de sua atuação no mercado. E essas empresas também compreendem que suas responsabilidades se estendem a todos os departamentos internos, à interação com as partes interessadas e, inclusive, à sociedade.

É um assunto complexo, mas tem muitas vantagens.

Para que serve a governança corporativa?

A governança corporativa assegura os interesses dos administradores, alinhando-os ao interesse dos donos do negócio também. Ela garante que todos os processos e as estratégias estão sendo seguidos corretamente. Além de promover uma cultura de prestação de contas na empresa.

Afinal, como as empresas dependem de pessoas para conduzir seus processos, é muito importante que haja um monitoramento para minimizar problemas. 

Então os benefícios são vários, alguns deles: Evitar conflitos internos, valorização da imagem da empresa e aumento do valor de mercado da empresa.

Como funciona?

A organização da governança corporativa começa basicamente de três formas:

  1. Regras

Isto é, estipular normas para dar estrutura à organização e limitar o comportamento indesejável dos administradores ou da diretoria, sendo conduta para suas decisões.

  1. Auditorias

As auditorias são essenciais para checar se as regras estão ou não sendo seguidas da forma que você espera. Além é claro de monitorar as ações dos seus funcionários.

  1. Restrição de autonomia

Impor restrições é limitar a atuação dos administradores e determinar as ações que eles estão autorizados ou não a fazer.

Como implantar a governança corporativa?

Defina papéis e responsabilidades

Não existe governança corporativa sem papéis e responsabilidades bem definidas previamente. Então é preciso saber a quem cada pessoa deve responder e pelo que cada um é responsável dentro da empresa.

Adote políticas de gestão de riscos

É importante identificar e avaliar constantemente os riscos a que a empresa está exposta, sejam eles financeiros, operacionais, legais ou outro tipo. E a partir dessa identificação, é preciso criar planos de ação para se atentar aos riscos ou resolver eventuais problemas.

Acompanhamento é importante

Há uma série de ações de controle que podem ajudar a garantir que tudo está indo bem. Uma boa opção são reuniões, alinhando a comunicação entre os stakeholders. 

Todos esses processos ajudam a garantir que a governança corporativa esta funcionando como deveria.

Encontre o equilíbrio

Uma governança muito fraca dá a chance de um administrador agir de má fé, buscando apenas seus próprios interesses. E não queremos isso.

Já em uma governança muito forte, o administrador não consegue fazer seu trabalho, pois não possui nenhuma autonomia para isso. Ele ficaria sempre “preso” à decisão de outras pessoas. O que o torna dependente e desmotivado.

Então encontre um ponto de equilíbrio, isso é muito importante para o bom andamento do método que apresentamos.

Solicitar teste gratuito no sistema

E aí, gostou do artigo? Então compartilhe-o com sua rede de contatos.

Ainda te resta alguma dúvida sobre o tema? Então deixe um comentário e teremos prazer em te ajudar.

Continue nos acompanhando aqui no Blog e em nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Youtube e Linkedin.

Até a próxima!

Malu Brito

Malu tem 20 anos. Aqui na Soften, atuou no setor comercial por um ano e meio e foi convocada para reforçar nosso time de Marketing. É responsável pelo produção de conteúdo e é uma das mais novas autoras do nosso blog. Nas horas vagas curte filmes, séries e adora um debate. Uma comunicadora completa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economize tempo e dinheiro.
Promova já o crescimento
da sua empresa.

           Experimentar agora
Receba Grátis Materiais e Ebooks. Saiba como!