lupa
Mouse

Google Discover: Veja como essa Ferramenta pode Aumentar as Visitas ao seu Site

Alessandro Caun - 07/07/2020 - 0 Comentário(s)

O Google Discover é mais uma das ferramentas do site de pesquisa mais conhecido do mundo para auxiliar as empresas. 

Através dele, os negócios conseguem promover conteúdos acerca de sua empresa de forma orgânica e assim trazer mais visitas para o seu site.

Ou seja, é uma forma de promover seu site e assim atingir mais públicos diretamente no celular e de acordo com os assuntos de interesse.

Entenda aqui tudo sobre o Google Discover e como utilizar essa poderosa ferramenta para trazer mais pessoas para o seu site.

Google Discover, conheça

O Google é uma ferramenta de busca. Sua estrutura baseia-se no formato em que o usuário realiza uma ação de busca e a ferramenta apresenta o que ele deseja. 

A ferramenta Google Discover trabalha o contrário disso, trazendo conteúdos para o público antes mesmo dele pesquisar.

Ou seja, o Google trabalha o contrário de sua ferramenta tradicional antecipando conteúdos de interesse do público.

Mas como isso é feito? Através de um feed de conteúdos montado de acordo com o comportamento e interesses do usuário.

Ou seja, o Google estuda o que a pessoa mais acessa ou pesquisa dentro de seu site e assim monta um feed personalizado com assuntos que possam interessar a ela.

A ferramenta Google Discover é exclusiva para dispositivos móveis e foi lançada em 2018, fazendo parte das inovações mais recentes da marca.

Nos dispositivos Android o feed pode ser encontrado tanto no App Google, logo abaixo da barra de pesquisa, quanto na tela inicial deslizando-a para a direita (em alguns dispositivos). 

Já nos dispositivos IOS, o Google Discover encontra-se no aplicativo do Google logo abaixo da barra de pesquisa.

Como se estrutura a ferramenta?

Bom, como dito acima o Google Discover pode ser encontrado principalmente no aplicativo do Google instalado no dispositivo móvel.

Logo abaixo da caixa de pesquisa, assim que o usuário role a tela ele encontrará diversos “cards” com imagem, título e data do conteúdo. 

Se for do interesse, a pessoa clica no card e será enviado diretamente para o site do conteúdo, acessando-o na íntegra. 

A escolha dos conteúdos que serão exibidos são realizados de acordo com o comportamento do usuário na rede do Google. 

Ou seja, de acordo com as pesquisas realizadas, sites consultados e demais informações que a empresa tem acesso de acordo com a sua permissão.

Além disso, há a possibilidade do usuário personalizar manualmente os conteúdos que serão exibidos em seu feed. 

Para realizar essa personalização, basta clicar nos três pontos ao lado da notícia e mostrar se gostou ou não, e se quer continuar vendo ou não, tais tipos de conteúdos.

Há também uma forma de seguir assuntos específicos e assim fazer com que apareça conteúdos considerados relevantes acerca do assunto que o usuário seguir.

De qualquer forma o objetivo do Google, tanto em sua ferramenta tradicional quanto no Discover, é oferecer conteúdos relevantes para seus usuários. 

O Discover além disso, potencializa o aumento de alcance orgânico dos sites de empresas através do seu feed.

Como colocar o conteúdo no Discover?

O Discover coloca os conteúdos de forma orgânica em seu feed, ou seja, não é necessário nenhum tipo de investimento financeiro direto. 

O que é necessário para conseguir posicionar seu conteúdo no Discover, então,  é otimizar o seu site e a produção de conteúdo para isto.

Mas calma. Não tem muito segredo! Na Central de Ajuda do Google Discover são dadas duas diretrizes para a otimização do conteúdo:

  • (1) publicar conteúdo que pode ser interessante para os usuários e 
  • (2) usar imagens de alta resolução no material

Basicamente, então, é preciso garantir que o site esteja otimizado de acordo com o SEO, para assim conseguir ser posicionado pelo Google Discover. 

Materiais Gratuitos Soften Sistemas

Quanto ao fato de ser interessante e relevante, a classificação é realizada de acordo com uma série de métricas.

Algumas das mais importantes, são: o tempo de permanência na página e também o de carregamento da página e por último se o site é otimizado para dispositivos móveis.

Quanto às imagens de alta qualidade, é recomendável que se possua no mínimo 1200 pixel de largura e também configurá-la de acordo com as recomendações da Central de Ajuda.

Monitorando o desempenho no Discover

Assim que se tem conteúdo ranqueado no Discover é possível acompanhar o desempenho do mesmo na ferramenta.

Isso é realizado por meio do Relatório de Desempenho, que mostra as seguintes métricas: impressões, cliques e CTR (Taxa de Clique).

Os relatórios mostram resultados dos últimos 16 meses, contudo, é necessário possuir um limite mínimo de impressões no conteúdo.

São inúmeros relatos dos mais variados tipos de negócios, que já viram crescimentos expressivos nos números de acessos do site ao utilizar a plataforma.

Portanto, é essencial que as empresas otimizem suas estratégias de Marketing de Conteúdo para posicionar suas produções no Google Discover.

Tenha um Sistema de Gestão Empresarial à disposição de seu negócio

Para complementar os processo de sua empresa, junto das técnicas de marketing, como o Google Discover, é importante ter um controle da gestão, por meio de um sistema.

Ferramentas fiscais e de gerenciamento ajudam em toda a organização e qualidade de um negócio.

Por isso, a Soften Sistemas oferece aplicativos completos e otimizados para os empresários brasileiros, com funcionalidades fiscais, de estoque, vendas e finanças.

E tudo isto com implementação, treinamento e suporte técnico ilimitado. Não perca tempo e entre em contato agora para adquirir o seu.

Gostou do texto? Então compartilhe-o com amigos e parceiros e continue acompanhando o Blog e as Redes Sociais: FacebookInstagramTwitterLinkedin e Youtube.

Comente abaixo em caso de dúvidas!

Alessandro Caun
Alessandro Caun

Mais conhecido como "Professor" é formado em Engenharia Elétrica, com mestrado na área. Nos últimos anos, tem se dedicado ao Marketing Digital e aqui na Soften é responsável pela produção de conteúdo. Curte rock e games retrô, um "nintendista" raiz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economize tempo e dinheiro.
Promova já o crescimento
da sua empresa.

           Experimentar agora
Receba Grátis Materiais e Ebooks. Saiba como!