Gestão por Competência: Descubra o que é e por que utilizar
Flávia Scalon - 09/07/2018 - 0 Comentário(s)
A Gestão por Competência é um meio de identificar, desenvolver e promover pessoas com capacitação para a realização de atividades.
Ela administra e avalia os colaboradores de uma corporação para que assim as falhas sejam reparadas e melhoradas.
Além disso, é um estudo que exige tempo para que todo o processo seja aprimorado e detalhado da forma correta.
Continue acompanhando este artigo e entenda mais sobre a Gestão por Competência e porque utilizá-la.
Conceito de Competência
Competência está associada à qualidade de uma pessoa que realiza uma determinada tarefa com capacidade, conhecimento e habilidade.
Ou seja, competência é um termo onde é abordado habilidade, conhecimento, atitude e comportamento, impactando assim tanto o sucesso individual quanto da corporação em si.
O profissional dotado de competência tem mais facilidade de se encontrar no mercado de trabalho com rapidez e facilidade.
O que é Gestão por Competência?
A Gestão por Competência é uma metodologia de Recursos Humanos que analisa e identifica colaboradores com competência profissional para determinados assuntos.
O objetivo da Gestão por Competência em uma empresa é desenvolver bons colaboradores e ter um retorno para o próprio negócio.
Ou seja, todas as habilidades e todo conhecimento da equipe se transformam em competência individual e coletiva.
Dessa forma, ela impacta de maneira direta o desempenho na prática das atividades de um indivíduo em seu trabalho.
Depende também da empresa capacitar o trabalhador, reconhecendo os pontos de excelência e os pontos a serem melhorados.
Portanto, essa metodologia permite que a corporação analise os pontos fortes e fracos de seus funcionários, priorizando a competência de cada um, alinhando assim, seus objetivos e a relevância de cada habilidade para a empresa.
Como aplicar a Gestão por Competência na empresa?
Primeiro, é importante que, as competências organizacionais de maior relevância para serem desenvolvidas na corporação, sejam escolhidas.
Verifique de forma minuciosa as competências essenciais para toda a organização e para os setores e departamentos em si.
Avalie e analise todas as habilidades, comportamentos e conhecimentos necessários para aprimorar o desempenho de colaboradores e assim levar a empresa sempre à frente.
Porém, escolha um número saudável de competências – como 4 ou 5 –, para que assim seja mais fácil de atingir resultados e objetivos.
Logo, crie perfis para cada competência, com uma descrição curta, após isso, comunique aos funcionários e colaboradores sobre a lista.
Além disso, é importante que a empresa ofereça à equipe oportunidades para desenvolver as competências especificadas pela mesma.
É importante também que, a empresa tenha um regulamento interno para o melhor funcionamento de seus setores.
Exemplos de Competências organizacionais:
1. Formação e desenvolvimento;
2. Desempenho;
3. Trabalho em equipe;
4. Coaching e mentoria;
5. Compromisso e excelência;
6. Crescimento na carreira;
7. Persuasão e influência;
8. Comunicação verbal e escrita;
9. Tomadas de decisões;
10. Resolução de problemas;
11. Organização e planejamento;
12. Perspicácia;
13. Conhecimento em X áreas;
14. Inovação;
15. Criatividade.
Esses são alguns exemplos de competências organizacionais para se avaliar e aplicar com a equipe de uma empresa.
Verifique com o RH de sua empresa para que o mesmo aplique essa metodologia de forma estratégica e estruturada.
Use também técnicas como: Design Thinking e potencialize ainda mais a criação e trabalho da sua empresa.
Por que utilizar a Gestão por Competência?
Muito empresários se perguntam, por que utilizar a Gestão por Competência em minha empresa?
Simples, ela permite que as empresas planejem seu futuro, ordenando objetivos e estratégias com as competências essenciais para crescimento individual e coletivo.
Assim, haverá melhorias na motivação e na produtividade dos funcionários, desenvolvimento das competências de forma mais organizada, funcionários adequados ao cargo e satisfação dos clientes.
Ou seja, toda a empresa se estrutura junto de seus colaboradores com desempenho, agregando assim valor a todo o processo e trabalho.
Invista em um sistema de gestão completo e qualificado
Para uma gestão qualificada dentro de uma empresa, além do bom desenvolvimento de toda equipe, ter o auxilio de um software ERP é muito importante.
Assim, todas as atividades rotineiras são melhoradas por meio dos processos facilitados de um sistema completo e de qualidade.
Como os da Soften Sistemas, que além de disponibilizar emissão de documentos fiscais, permitem o controle de estoque, financeiro e vendas.
E tudo isto com treinamento especializado de todos os módulos e suporte técnico ilimitado.
Os aplicativos disponibilizados pela empresa são, Sofen SIEM, instalado em desktop e GerencieAqui, online com armazenamento em nuvem.
Entre em contato agora mesmo com a empresa e conheça todos os produtos, serviços e vantagens que a mesma oferece.
Gostou deste artigo? Compartilhe-o com amigos e parceiros e continue acompanhando as atualizações diárias do Blog da Soften.
Assine também a Newsletter e receba materiais exclusivos e gratuitos para a administração e gestão de sua empresa.
E caso tenha alguma dúvida ou sugestão, comente abaixo que a Soften lhe responderá!