Gestão por Competência: Descubra o que é e por que utilizar

Flávia Scalon - 09/07/2018 - 0 Comentário(s)

A Gestão por Competência é um meio de identificar, desenvolver e promover pessoas com capacitação para a realização de atividades.

Ela administra e avalia os colaboradores de uma corporação para que assim as falhas sejam reparadas e melhoradas.

Além disso, é um estudo que exige tempo para que todo o processo seja aprimorado e detalhado da forma correta.

Continue acompanhando este artigo e entenda mais sobre a Gestão por Competência e porque utilizá-la.

Conceito de Competência

Competência está associada à qualidade de uma pessoa que realiza uma determinada tarefa com capacidade, conhecimento e habilidade.

Ou seja, competência é um termo onde é abordado habilidade, conhecimento, atitude e comportamento, impactando assim tanto o sucesso individual quanto da corporação em si.

O profissional dotado de competência tem mais facilidade de se encontrar no mercado de trabalho com rapidez e facilidade.

O que é Gestão por Competência?

A Gestão por Competência é uma metodologia de Recursos Humanos que analisa e identifica colaboradores com competência profissional para determinados assuntos.

O objetivo da Gestão por Competência em uma empresa é desenvolver bons colaboradores e ter um retorno para o próprio negócio.

Ou seja, todas as habilidades e todo conhecimento da equipe se transformam em competência individual e coletiva.

Dessa forma, ela impacta de maneira direta o desempenho na prática das atividades de um indivíduo em seu trabalho.

Depende também da empresa capacitar o trabalhador, reconhecendo os pontos de excelência e os pontos a serem melhorados.

Portanto, essa metodologia permite que a corporação analise os pontos fortes e fracos de seus funcionários, priorizando a competência de cada um, alinhando assim, seus objetivos e a relevância de cada habilidade para a empresa.

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Como aplicar a Gestão por Competência na empresa?

Primeiro, é importante que, as competências organizacionais de maior relevância para serem desenvolvidas na corporação, sejam escolhidas.

Verifique de forma minuciosa as competências essenciais para toda a organização e para os setores e departamentos em si.

Avalie e analise todas as habilidades, comportamentos e conhecimentos necessários para aprimorar o desempenho de colaboradores e assim levar a empresa sempre à frente.

Porém, escolha um número saudável de competências – como 4 ou 5 –, para que assim seja mais fácil de atingir resultados e objetivos.

Logo, crie perfis para cada competência, com uma descrição curta, após isso, comunique aos funcionários e colaboradores sobre a lista.

Além disso, é importante que a empresa ofereça à equipe oportunidades para desenvolver as competências especificadas pela mesma.

É importante também que, a empresa tenha um regulamento interno para o melhor funcionamento de seus setores.

Exemplos de Competências organizacionais:

1. Formação e desenvolvimento;
2. Desempenho;
3. Trabalho em equipe;
4. Coaching e mentoria;
5. Compromisso e excelência;
6. Crescimento na carreira;
7. Persuasão e influência;
8. Comunicação verbal e escrita;
9. Tomadas de decisões;
10. Resolução de problemas;
11. Organização e planejamento;
12. Perspicácia;
13. Conhecimento em X áreas;
14. Inovação;
15. Criatividade.

Esses são alguns exemplos de competências organizacionais para se avaliar e aplicar com a equipe de uma empresa.

Verifique com o RH de sua empresa para que o mesmo aplique essa metodologia de forma estratégica e estruturada.

Use também técnicas como: Design Thinking e potencialize ainda mais a criação e trabalho da sua empresa.

Por que utilizar a Gestão por Competência?

Muito empresários se perguntam, por que utilizar a Gestão por Competência em minha empresa?

Simples, ela permite que as empresas planejem seu futuro, ordenando objetivos e estratégias com as competências essenciais para crescimento individual e coletivo.

Assim, haverá melhorias na motivação e na produtividade dos funcionários, desenvolvimento das competências de forma mais organizada, funcionários adequados ao cargo e satisfação dos clientes.

Ou seja, toda a empresa se estrutura junto de seus colaboradores com desempenho, agregando assim valor a todo o processo e trabalho.

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Flávia Scalon
Flávia Scalon

É formada em publicidade e propaganda, pós graduada em gestão de comunicação integrada e uma das principais autoras do blog. Especialista em assuntos fiscais. Nas horas vagas, gosta de ler sobre romance, comédia, drama, entre outros assuntos, também curte vários estilos musicais e aprecia múltiplas culinárias.

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