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Gestão de Pessoas: Entenda a importância dentro de seu negócio

Flávia Scalon - 29/10/2018 - 0 Comentário(s)

A Gestão de Pessoas é uma estratégia exercida por organizações para desenvolver o capital humano.

Isto, para a melhoria de processos como motivação, comunicação, união, trabalho em equipe, competência e etc.

A técnica é estratégica e deve ser feita por gestores, com o propósito de analisar o grau de motivação da equipe.

Entenda mais sobre a Gestão de Pessoas com esse artigo que a Soften elaborou.

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O que é e qual a importância da Gestão de Pessoas?

A Gestão de Pessoas é um conjunto de estratégias administrativas que são utilizadas pelas empresas para o desenvolvimento de seu capital humano.

Ela pode ser chamada também de gestão de recursos humanos, pois é uma técnica que visa humanizar as organizações.

E ocorre por meio de participação, envolvimento, desenvolvimento e capacitação de colaboradores.

Cabe aos gestores o diagnóstico do ambiente de trabalho e assim aplicar a técnica para recolher bons resultados.

Portanto, a Gestão de Pessoas é essencial para o desenvolvimento profissional dos funcionários e o clima organizacional da empresa.

Gestão de Pessoas: Objetivos

A Gestão de Pessoas tem como objetivo desenvolver e colaborar com o crescimento do profissional e da empresa.

Por isso, para que haja uma boa Gestão de Pessoas, o objetivo da empresa deve ser a realização de seus profissionais, além da própria realização.

Para atuar de maneira correta junto de seus colaboradores e investir crescimento deles e de sua empresa, continue acompanhando este artigo.

Os 5 Principais Pilares da Gestão de Pessoas

A Gestão de Pessoas contém cinco principais pilares, veja a seguir quais são e o que cada um significa.

gestão de pessoas

Motivação

A motivação é considerada o ponto de partida dos outros pilares da Gestão de Pessoas.

Pois, toda empresa depende e precisa do comprometimento individual de cada colaborador que participa dela.

Um funcionário desmotivado, por maior que seja sua capacidade, rende pouco e na primeira oportunidade que tem, busca sair da empresa.

Por isso, é importante entender o que motiva esses funcionários, ou seja, o que os incentiva para que trabalhem com vontade e permaneçam na empresa.

Dicas para agregar motivação em uma equipe:

  • Entender as necessidades de cada colaborador;
  • Ter metas coletivas e individuais;
  • Ter transparência nos processos seletivos;
  • Fazer Feedbacks periódicos;
  • Basear-se na Meritocracia.

Comunicação

A comunicação é um pilar interligado à motivação, pois, para que a empresa consiga manter seu funcionário motivado, é fundamental que haja uma boa comunicação.

E não apenas entre funcionários de um mesmo setor ou entre gestores e funcionários, é importante que a comunicação seja integrada entre todos, assim, todos terão acesso à informação.

Os gestores precisam e devem incentivar o diálogo e assim trabalhar em conjunto com seus colaboradores, com o intuito de melhorar a comunicação interna da corporação.

Dicas para melhorar a comunicação em uma empresa:

  • Implantar um software para a comunicação interna entre os colaboradores;
  • Agilidade nas respostas;
  • Ter comunicação imediata entre as pessoas da corporação;
  • Manter todos os gestores e equipes informados.

Trabalho em Equipe

O terceiro pilar da Gestão de Pessoas é o Trabalho em Equipe, e é extremamente importante que a organização, seus gestores e colaboradores, tenham em mente que todos fazem parte de uma equipe.

Ou seja, todos são parte de um ambiente organizacional, mesmo sendo setores e áreas diferentes.

Por isso, deve haver o trabalho em equipe e o esforço coletivo para realizar atividades e resolver problemas como um grupo.

Porém, é importante que este trabalho em equipe seja natural, com iniciativas orgânicas, para criar um ambiente bom e saudável.

Dicas para melhorar o trabalho em equipe em uma empresa:

  • Criar grupos de trabalho;
  • Ter reuniões periódicas para acompanhamento;
  • Adotar ferramentas de compartilhamento de tarefas no dia a dia;
  • Estimular momentos de interação e diversão.

Conhecimento e Competência

Para que todos os pilares anteriores funcionem, é preciso que haja conhecimento e competência, pois sem isso, os colaboradores não executarão suas tarefas com qualidade.

Portanto, é necessário que haja planejamento e uma boa gestão de conhecimento, para que a corporação consiga utilizar o melhor de seu colaborador na atividade designada a ele.

Para que aconteça, é preciso que haja boas práticas de comunicação e feedback, com uma gestão de competência.

Dicas para aprimorar o conhecimento e competência em uma empresa:

  • Realizar avaliações de desempenho, baseadas em competências;
  • Processo seletivo transparente e rigoroso;
  • Reuniões entre gestores e colaboradores.

Treinamento e Desenvolvimento

O último pilar visa a busca por novas especialidades, por isso a busca por desenvolvimento deve ser constante e deve partir da empresa juntamente de seus colaboradores.

A corporação deve fornecer oportunidades de aumentar seu conhecimento como profissional aos seus funcionários.

Para isto, é preciso oferecer novos conhecimentos para agregar ao currículo do colaborador e o mesmo deve trazer um retorno desse investimento à empresa.

Portanto, empresa e profissional devem estar em um ponto de equilíbrio entre esta troca, ou seja, tanto um quanto outro devem estar satisfeitos no fim.

Dicas para aplicar treinamento e desenvolvimento em uma empresa:

  • Verificar quais os treinamento e cursos mais desejados pelos colaboradores;
  • Realizar treinamentos contínuos;
  • Ter parcerias com empresas de treinamento e desenvolvimento.

Veja neste vídeo tudo sobre o processo de gestão de pessoas para a sua empresa:

Gestão de Pessoas: Processos

A Gestão de Pessoas consiste em diversas atividades, sendo desde planejamento a desenvolvimento.

E alguns dos processos dessa estratégia são: Integração de pessoas, Aplicação, Recompensa, Desenvolvimento e Monitoramento.

Integração de pessoas: Esse processo é feito para a inclusão de novos colaboradores em uma corporação, como a seleção e o recrutamento.

Aplicação de pessoas: Esse é um processo de orientação e de traçar as atividades que os colaboradores irão executar na corporação.

Recompensa de pessoas: Esse processo tem a finalidade de incentivo e satisfação de todos os colaboradores.

Desenvolvimento de pessoas: Esse, é o processo de desenvolver pessoas, ou seja, investe na capacitação dos colaboradores da organização.

Manutenção e monitoramento de pessoas: Esse processo é para a manutenção e monitoramento dos colaboradores, isto, para manutenção do estado psicológico do mesmo, entre outras coisas.

Além de monitorar as atividades que ele desenvolve, para que assim, seus resultados sejam satisfatórios.

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Para isso, é importante ter um sistema de gestão qualificado, como os da Soften Sistemas, que oferece aplicativos de fácil manuseio e qualidade.

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Flávia Scalon
Flávia Scalon

É formada em publicidade e propaganda, pós graduada em gestão de comunicação integrada e uma das principais autoras do blog. Especialista em assuntos fiscais. Nas horas vagas, gosta de ler sobre romance, comédia, drama, entre outros assuntos, também curte vários estilos musicais e aprecia múltiplas culinárias.

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