Conheça o conceito de Gestão de Conhecimento
Flávia Scalon - 24/10/2018 - 0 Comentário(s)
A Gestão de Conhecimento é um processo utilizado para melhorar e impulsionar seu negócio, seja ele do tamanho que for.
O conhecimento está presente na vida de todos os colaboradores de uma organização, e com gestão é possível gerar cada vez mais conhecimento.
Isto, por meio de processos, projetos e metodologias, onde os colaboradores gerarão maior produtividade e eficiência às suas atividades.
Entenda mais sobre o conceito de Gestão de Conhecimento, acompanhando este artigo.
Gestão de Conhecimento: Conceito
Gestão de Conhecimento vem da palavra em inglês ‘Knowledge Management’, e é uma área ampla com implementação de diversas ações na rotina de uma empresa.
Essa estratégia é um processo de distribuição e uso do conhecimento concreto e para que todo esse conhecimento seja utilizado, é preciso que ele seja identificado e avaliado.
Quando o conhecimento de seus funcionários é identificado e usado para o bem da empresa, a mesma funciona com maior produtividade.
Portanto, é imprescindível estar com o olhar atento em todos os colaboradores de uma organização e os conhecimentos que cada um carrega.
Além disso, a Gestão de Conhecimento otimiza os processos, como soluções para erros e problemas ou nas tomadas de decisão.
Por fim, a Gestão de Conhecimento em uma empresa nada mais é que a disseminação e troca de conhecimento entre as pessoas em uma organização.
Objetivos da Gestão de Conhecimento
A Gestão de Conhecimento é uma estratégia que visa acessibilidade a uma grande quantidade de informações para assim, transformá-la em desenvolvimento em uma corporação.
Ela também permite que as informações, estratégias e organização, sejam adicionadas de forma mais consistente, aumentando a competitividade e valorização de diversas áreas.
Além disso, um dos objetivos é inserir a memória organizacional, que dá condições organizacionais e precisas para a identificação do conhecimento dentro da empresa.
Permitindo também, que os dados sejam organizados de forma coerente e que se transformem em informações úteis, tornando-as acessíveis a todos, resultando em bons resultados.
Isto, para o desenvolvimento pessoal e profissional, além do conhecimento geral e coletivo, promovido para gerar novos conhecimentos.
Elementos da Gestão de Conhecimento
A Gestão de Conhecimento tem 3 elementos: Dados, Informação e Conhecimento. Veja a seguir o que é cada um deles:
Dados
Os dados são os registros de transações e atividades realizadas em uma organização, ou seja, é toda informação bruta referente a eventos já ocorridos.
Os dados são importantes apenas para a criação de informações, são como a matéria-prima dessas informações, porém, não possuem tanta relevância ou propósito.
Informação
A informação é uma mensagem com os dados coletados, onde são existentes o emitente e o receptor.
A partir do fluxo de informações é possível gerar conhecimento, pois, é um material que constrói o conhecimento reestruturado.
Conhecimento
O conhecimento resulta dos dados e informações coletadas, pois, é uma mistura desses elementos, de forma estruturada.
O conhecimento é a crescente de todos os valores, crenças e informações ao longo da vida, ela cresce e vai se modificando com o tempo.
Portanto, o conhecimento nas organizações, segue este mesmo caminho, onde os colaboradores irão absorver tudo o que vêem e escutam, para assim colocar em prática.
Entenda uma pouco mais sobre a Gestão de Conhecimento no vídeo abaixo:
Vantagens
A Gestão de Conhecimento oferece diversas vantagens a uma empresa e sua equipe. Confira a seguir:
- Gestão de estratégias mais eficientes e práticas;
- Aumento da produtividade e eficiência das atividades;
- Padronização de processos;
- Maior produção dos colaboradores antigos;
- Produção ágil de novos funcionários;
- Maior aprendizado entre os colaboradores;
- Trabalho em equipe qualificado.
Ferramentas e técnicas para a Gestão de Conhecimento
Algumas das ferramentas e técnicas utilizadas na Gestão de Conhecimento, são:
- Gestão de informações;
- Aprendizagem organizacional;
- Educação e gerenciamento corporativo;
- Inteligência competitiva;
- Gestão de competências e informações.
Conclusão: Gestão de Conhecimento
A Gestão de Conhecimento em uma empresa é uma estratégia que aproveita recursos já existentes e emprega-os de uma forma mais eficiente na corporação.
Isto, é agregar valor à informação e ao funcionário, pois, filtra todo e qualquer dado, transformando-o em conhecimento, que pode ser utilizado na vida pessoal e organizacional.
O investimento no conhecimento representa um diferencial em uma empresa, pois, permite a estruturação de processos.
Portanto, inserir essa estratégia é um meio de conciliar informações, tecnologias e comunicação com desenvolvimento, gerando aprendizado e capital intelectual.
Tenha um sistema de gestão para controlar os processos de sua empresa
Um sistema de gestão empresarial irá ajudar seu negócio em todos os aspectos, desde o fiscal ao financeiro.
Gerenciar uma empresa de modo organizado e automatizado é de extrema importância, seja ela pequena, média ou grande.
A Soften Sistemas oferece aplicativos qualificados para que o empreendedor organize a gestão de seu negócio de forma simples e fácil.
Os aplicativos disponibilizados são Soften Siem, instalado em desktop, e GerencieAqui, online com armazenamento em nuvem.
Não perca tempo, entre em contato com os atendentes comerciais e invista na gestão de seu negócio com os aplicativos da Soften.
Gostou desse artigo? Compartilhe-o com amigos e parceiros e continue acompanhando as atualizações do Blog.
Acompanhe também as Redes Sociais da empresa: Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin e Youtube.
Em caso de dúvidas ou sugestões, comente no campo disponibilizado abaixo!