Conheça o sistema de gestão mais completo para seu negócio

Gestão de Compras: 4 dicas para ter maior eficiência

Flávia Scalon - 27/12/2018 - 0 Comentário(s)

A maioria das empresas trabalham com o processo de compras e por isso, é importante ter um planejamento e fazer uma gestão de compras eficiente.

Assim, qualquer suprimento necessário para o funcionamento do negócio é garantido, sem consequências ao mesmo.

Um setor de compras estratégico ajuda em todo o processo, principalmente na melhoria dos resultados e na redução de custos.

Continue acompanhando o artigo e confira 5 dicas para ter uma gestão de compras eficiente.

O que é Gestão de Compras?

A Gestão de Compras, chamada também como administração de compras, é uma atividade de aquisição de matéria-prima para o funcionamento de uma empresa.

Ou seja, ela possibilita que qualquer negócio garanta seu funcionamento interno e tenha controle de suas compras.

Esse processo pode ser feito em empresas de qualquer porte e segmento, sejam as grandes corporações ou as pequenas.

Um comércio varejista, por exemplo, necessita ter toda uma Gestão de Compras, pois, lida diretamente com o consumidor final.

Por isso, é importante ter uma gestão de compras estratégica, eficiente e otimizada, para evitar a falta de estoque e a perda de clientes.

Além disso, a Gestão de Compras vai além da compra de produtos, leva-se em questão a demanda de vendas e os produtos já armazenados em estoque.

Portanto, é uma integração dos setores de compras, vendas e estoque, e cria condições eficazes para o processo completo.

Materiais Gratuitos Soften Sistemas

5 dicas para uma Gestão de Compras eficiente

Para desenvolver uma Gestão de Compras eficiente em sua empresa, siga as cinco dicas a seguir:

1. Planeje as compras da empresa

O planejamento está aliado à gestão, por isso, no processo da Gestão de Compras se deve inserir um bom planejamento.

Ao planejar as compras de sua empresa é preciso colocar tudo em ordem, além de verificar os materiais necessários para seu funcionamento, seja para produção, revenda e etc.

Por isso, estruture um setor de compras, assim, será mais fácil organizar todas as informações e questões relacionadas às compras.

Tudo estará organizado em apenas um lugar, de modo que, quando for preciso analisar e conferir as compras, haverá maior agilidade e segurança.

2. Tenha fornecedores parceiros

É muito importante ter um bom relacionamento com seus fornecedores, criar bons aliados, que gerem confiança no momento das compras.

Quando se faz um bom planejamento de compras, é necessária uma boa escolha de fornecedores.

Para isso, é importante levar em conta três questões: preço, prazo e confiabilidade.

Faça orçamentos com diversos fornecedores, assim, será mais fácil verificar a média de preço e quais os fornecedores com melhor preço no mercado.

Além disso, verifique se o fornecedor é aberto para negociações, em relação a valor e forma de pagamento.

Logo, analise os prazos de entrega, pois, se não atender a demanda e as necessidades de seu negócio, o preço fica em segundo plano.

Por isso, veja se o fornecedor é flexível com as entregas, podendo atendê-lo em casos de emergência, cumprindo os prazos estipulados.

Por último, verifique se o mesmo é confiável, assim como seus produtos e serviços oferecidos.

Portanto, tenha fornecedores parceiros, que ofereçam bons preços, bons produtos e boas estratégias.

3. Esteja sempre atento às vendas e ao estoque

Para que o planejamento seja bem feito, é necessário ter atenção nas vendas da empresa e em todo o estoque.

Assim, sabendo dos produtos em falta e do volume de vendas, será mais fácil fazer as compras.

A empresa precisa ter um controle de toda entrada e saída, seja no setor de gestão de compras como em todos os setores da empresa.

Falta de estoque pode gerar problemas a um negócio, fazendo o mesmo perder clientes e a confianças que eles têm na empresa.

Por isso, esteja sempre de olho nas vendas e no estoque da empresa, em todo momento.

4. Tenha um sistema de gestão completo

Um sistema de gestão ajuda na organização e planejamento de todas as compras, pois, suas ferramentas possibilitam otimização dos processos.

Por isso, é importante ter um sistema qualificado e facilitado, que possibilite alinhamento e organização na gestão de compras.

Pesquise os sistemas, verifique suas ferramentas e quais as possibilidades oferecidas, como controle de compras e vendas, gerenciamento de estoque e etc.

Adquira um software da Soften Sistemas e organize seu negócio

A Soften Sistemas oferece aplicativos de qualidade para uma gestão completa e qualificada de seu negócio.

Suas ferramentas oferecem facilidade e gerenciamento completo de áreas específicas da empresa.

Como estoque, financeiro, vendas e fiscal, tudo isso aliado com treinamento especializado e suporte técnico ilimitado.

Os aplicativos oferecidos são o Soften SIEM e o GerencieAqui e qualquer um dos dois oferece as funcionalidades citadas acima.

Para maiores informações, entre em contato com um dos atendentes comerciais da empresa.

Conheça Soften Sistemas

Gostou do post? Então compartilhe-o com os conhecidos e acompanhe novas atualizações do Blog.

Não esqueça também de seguir as Redes Sociais da Soften: FacebookInstagramTwitterLinkedin e Youtube.

Comente abaixo em caso de dúvidas ou sugestões!

Flávia Scalon
Flávia Scalon

É formada em publicidade e propaganda, pós graduada em gestão de comunicação integrada e uma das principais autoras do blog. Especialista em assuntos fiscais. Nas horas vagas, gosta de ler sobre romance, comédia, drama, entre outros assuntos, também curte vários estilos musicais e aprecia múltiplas culinárias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Gestão Empresarial com Emissor NFe

           Experimentar grátis
Receba Grátis Materiais e Ebooks. Saiba como!