Gestão de Compras: 4 dicas para ter maior eficiência
Flávia Scalon - 27/12/2018 - 0 Comentário(s)
A maioria das empresas trabalham com o processo de compras e por isso, é importante ter um planejamento e fazer uma gestão de compras eficiente.
Assim, qualquer suprimento necessário para o funcionamento do negócio é garantido, sem consequências ao mesmo.
Um setor de compras estratégico ajuda em todo o processo, principalmente na melhoria dos resultados e na redução de custos.
Continue acompanhando o artigo e confira 5 dicas para ter uma gestão de compras eficiente.
O que é Gestão de Compras?
A Gestão de Compras, chamada também como administração de compras, é uma atividade de aquisição de matéria-prima para o funcionamento de uma empresa.
Ou seja, ela possibilita que qualquer negócio garanta seu funcionamento interno e tenha controle de suas compras.
Esse processo pode ser feito em empresas de qualquer porte e segmento, sejam as grandes corporações ou as pequenas.
Um comércio varejista, por exemplo, necessita ter toda uma Gestão de Compras, pois, lida diretamente com o consumidor final.
Por isso, é importante ter uma gestão de compras estratégica, eficiente e otimizada, para evitar a falta de estoque e a perda de clientes.
Além disso, a Gestão de Compras vai além da compra de produtos, leva-se em questão a demanda de vendas e os produtos já armazenados em estoque.
Portanto, é uma integração dos setores de compras, vendas e estoque, e cria condições eficazes para o processo completo.

5 dicas para uma Gestão de Compras eficiente
Para desenvolver uma Gestão de Compras eficiente em sua empresa, siga as cinco dicas a seguir:
1. Planeje as compras da empresa
O planejamento está aliado à gestão, por isso, no processo da Gestão de Compras se deve inserir um bom planejamento.
Ao planejar as compras de sua empresa é preciso colocar tudo em ordem, além de verificar os materiais necessários para seu funcionamento, seja para produção, revenda e etc.
Por isso, estruture um setor de compras, assim, será mais fácil organizar todas as informações e questões relacionadas às compras.
Tudo estará organizado em apenas um lugar, de modo que, quando for preciso analisar e conferir as compras, haverá maior agilidade e segurança.
2. Tenha fornecedores parceiros
É muito importante ter um bom relacionamento com seus fornecedores, criar bons aliados, que gerem confiança no momento das compras.
Quando se faz um bom planejamento de compras, é necessária uma boa escolha de fornecedores.
Para isso, é importante levar em conta três questões: preço, prazo e confiabilidade.
Faça orçamentos com diversos fornecedores, assim, será mais fácil verificar a média de preço e quais os fornecedores com melhor preço no mercado.
Além disso, verifique se o fornecedor é aberto para negociações, em relação a valor e forma de pagamento.
Logo, analise os prazos de entrega, pois, se não atender a demanda e as necessidades de seu negócio, o preço fica em segundo plano.
Por isso, veja se o fornecedor é flexível com as entregas, podendo atendê-lo em casos de emergência, cumprindo os prazos estipulados.
Por último, verifique se o mesmo é confiável, assim como seus produtos e serviços oferecidos.
Portanto, tenha fornecedores parceiros, que ofereçam bons preços, bons produtos e boas estratégias.
3. Esteja sempre atento às vendas e ao estoque
Para que o planejamento seja bem feito, é necessário ter atenção nas vendas da empresa e em todo o estoque.
Assim, sabendo dos produtos em falta e do volume de vendas, será mais fácil fazer as compras.
A empresa precisa ter um controle de toda entrada e saída, seja no setor de gestão de compras como em todos os setores da empresa.
Falta de estoque pode gerar problemas a um negócio, fazendo o mesmo perder clientes e a confianças que eles têm na empresa.
Por isso, esteja sempre de olho nas vendas e no estoque da empresa, em todo momento.
4. Tenha um sistema de gestão completo
Um sistema de gestão ajuda na organização e planejamento de todas as compras, pois, suas ferramentas possibilitam otimização dos processos.
Por isso, é importante ter um sistema qualificado e facilitado, que possibilite alinhamento e organização na gestão de compras.
Pesquise os sistemas, verifique suas ferramentas e quais as possibilidades oferecidas, como controle de compras e vendas, gerenciamento de estoque e etc.
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