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Gestão da Qualidade Total: Saiba o que é e como aplicar em seu negócio

Flávia Scalon - 16/05/2019 - 0 Comentário(s)

A Gestão da Qualidade Total é um tipo de gerenciamento focado na satisfação do cliente.

Ou seja, o seu conceito está totalmente ligado ao sucesso a longo prazo.

Isto, devido a uma preocupação com o aumento da competitividade, otimização de processos, satisfação do público e qualidade como um todo.

Por isso, a Qualidade Total auxilia em processos de gestão, visando no que será bom aos clientes, relacionando a isso, produtos e serviços oferecidos a eles.

Acompanhe o artigo, entenda mais sobre os princípios da abordagem e saiba como aplicar em seu negócio.

O que é Gestão da Qualidade Total?

A Gestão da Qualidade Total (Total Quality Management) é uma estratégia de gestão que visa o sucesso por um longo prazo, por meio da satisfação dos clientes.

O conceito é antigo e surgiu no Japão após a segunda guerra mundial, isto, para se recuperarem de grandes perdas que sofreram no evento.

Porém, o método passou a ser mais utilizado nas corporações devido a tecnologia, que avançou ao longo dos tempos.

Esta abordagem de melhoria de processos inclui também atendimento, segurança, produtos e serviços, para clientes, colaboradores e fornecedores.

Ou seja, quando executada, todos os setores da empresa são envolvidos, para que a transformação seja completa e excelente.

Portanto, o foco da Gestão da Qualidade Total está na gestão como um todo.

Ou seja, na mudança cultural, no treinamento dos colaboradores e no atendimento ao cliente.

Princípios da Gestão da Qualidade Total

Algumas das características que envolvem a estratégia de Qualidade Total, são:

Foco no cliente

Este princípio é fundamental na GQT, pois, toda empresa deve buscar atender todas as necessidades do cliente.

Para fazer isso a empresa se preocupa em oferecer sempre melhores produtos e serviços.

Liderança

Os líderes e gestores das empresas tem como objetivo manter o processo em andamento, com motivação, para que os colaboradores desempenhem as funções de forma eficaz.

Pessoal engajado

A empresa deve envolver todo o pessoal que trabalha para a mesma e oferecer maior engajamento, utilizando o conhecimento e habilidade de cada um para o objetivo final.

Abordagem de processos

Este princípio oferece uma visão de todo o funcionamento da empresa, ajudando no objetivo da empresa e em seus resultados.

Melhoria contínua de produtos/serviços

Para que a qualidade do produto e/ou serviço oferecidos pela empresa seja garantida, é preciso que haja maior atenção na melhoria contínua dos mesmos.

Tomada de decisões (baseada em dados e fatos)

Toda e qualquer decisão da qualidade total, dentro de uma corporação, deve ser tomada com base em dados e fatos concretos.

Gestão de relacionamento

Trabalhar em conjunto e manter um bom relacionamento com a equipe e os fornecedores traz respeito e valor aos processos.

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7 Ferramentas da Qualidade Total

Além dos princípios da Gestão da Qualidade Total, são existentes 7 ferramentas para aumentar o nível de qualidade dos processos.

Isto porque, são ferramentas básicas, que podem ser regidas por qualquer pessoa, além de ajudarem na resolução e melhoria de muitas questões.

Veja a seguir o que cada uma oferece:

Fluxograma

O fluxograma auxilia nas etapas do processo, guiando os produtos e serviços a seguir o melhor caminho, nas distintas operações.

Cartas de Controle

Uma carta de controle ajuda a identificar desvios e alterações – que não são esperadas -, de forma estatística.

Diagrama de Ishikawa

Esta é uma ferramenta gráfica utilizada e aplicada pela corporação, com o intuito de organizar e gerenciar processos da mesma.

Ou seja, ajuda a equipe no descobrimento da causa dos problemas processuais, descobrindo os fatores e os efeitos decorrentes disto.

Entenda mais sobre o Diagrama de Ishikawa neste artigo.

Diagrama de Pareto

É um gráfico utilizado para ordenar, do maior para o menor, ocorrências de problemas, permitindo identificar os principais que afetam a empresa.

Ou seja, identifica a relação causa e efeito dos problemas dentro da organização.

Histograma

O objetivo deste gráfico em colunas (retângulos), é mostrar o conjunto de dados e auxiliar na frequência dos mesmos, identificando assim como está sendo distribuído.

Ou seja, o Histograma ajuda na resolução de casos e acontecimentos da empresa.

Diagrama de Dispersão

Representação de uma ou mais variáveis, organizadas em um gráfico, revelando o que decorre com uma variável, quando outra é modificada.

Folha de verificação

Esta ferramenta é uma lista de itens previamente estabelecida para verificar e certificar as condições de um produto, serviço ou qualquer tarefa envolvida na corporação.

Diferenças e semelhanças entre GQT e ISO 9000

A Gestão da Qualidade Total e a ISO 9000 tem certa familiaridade e podem se completar, porém, não são a mesma coisa.

A empresa pode aplicar a ISO 9000 em processos básicos, e em um outro momento pode implantar o conceito de Qualidade Total.

Entenda o foco de cada um dos conceitos:

A ISO 9000 tem o foco na produção consistente de produtos e serviços em uma corporação.

E tudo isto, por meio de um sistema que pode ser autenticado e certificado.

Já a GQT, não define um sistema e nem garante uma certificação, mesmo tendo praticamente o mesmo foco.

Portanto, uma certificação ISO 9000 acaba sendo uma evolução para a empresa.

Porém, a Qualidade Total pode proporcionar resultados mais significativos em satisfação, produtividade e motivação.

Entenda como aplicar a Gestão da Qualidade Total em um negócio

Para aplicar a Gestão da Qualidade Total é preciso atenção e cuidado, além disso, as etapas a serem seguidas dependerão do tipo de negócio e dos recursos que a empresa tem.

Primeiro, é preciso envolver todas as pessoas da empresa no processo.

Ou seja, reúna os colaboradores, explique como o processo produtivo funcionará, quem são os responsáveis e o que é esperado de cada um.

Logo, defina os produtos ou uma família de produtos de maior impacto e abrangência do negócio, sendo os de maior venda e faturamento.

Em seguida, faça um mapeamento de todos os processos, com detalhes de fabricação de produtos, até sua entrega.

A partir disto, é possível definir metas e indicadores de qualidade, para assim verificar se os resultados foram alcançados.

Neste meio tempo, utilize algumas das ferramentas citadas ao longo do texto, para assim aumentar o nível da GQT e assim ter o objetivo da empresa alcançado.

Complemente seus processos com um software de qualidade

Para uma rotina mais tranquila e otimizada, invista um software de gestão fiscal e empresarial.

A Soften, empresa que mais cresce neste segmento, oferece sistemas qualificados e simplificados.

Todos eles são excelentes para ajudar no dia a dia do empresário brasileiro.

São eles, Soften Siem – aplicativo instalado em desktop – e GerencieAqui – aplicativo online com armazenamento em nuvem.

Os mesmos permitem emissão de documentos fiscais, como NFe, NFCe, SAT, etc, e controle administrativo, como estoque, financeiro e vendas.

Além disso, é disponibilizada implantação, treinamento e suporte técnico ilimitado.

Saiba mais sobre as vantagens que só a Soften oferece entrando em contato com os atendentes comerciais.

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Flávia Scalon
Flávia Scalon

É formada em publicidade e propaganda, pós graduada em gestão de comunicação integrada e uma das principais autoras do blog. Especialista em assuntos fiscais. Nas horas vagas, gosta de ler sobre romance, comédia, drama, entre outros assuntos, também curte vários estilos musicais e aprecia múltiplas culinárias.

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