Gamificação nas Empresas: Como implementá-la em qualquer tipo de negócio

Diogo Oliveira - 05/06/2018 - 0 Comentário(s)

A Gamificação nas empresas é uma excelente opção para empresas cujos funcionários estejam desmotivados e com dificuldade para exercer suas funções.

Afinal, a desmotivação resulta na maioria das vezes em não produtividade e além disto dificulta o alcance de metas e objetivos do negócio.

Tal processo, quando implementado nas empresas, traz excelentes resultados para o time de colaboradores e para a empresa como um todo.

Acompanhe este artigo, veja a importância da Gamificação nas Empresas e como implantá-la em qualquer tipo de negócio.

O que é Gamificação nas Empresas? Conceitualizando

Gamificação é um termo de origem Inglesa que define atividades de caráter lúdico, tendo como objetivo principal oferecer novas formas de aprendizagem.

A técnica vêm sendo inserida dentro das corporações com o objetivo de integrar os colaboradores e criar motivação.

Na sua grande maioria, é feita com um forma de disputa ou competição que desperta no colaborador o desejo de crescimento e aprendizado.

Ou seja, são criadas competições saudáveis, utilizando-se do sentimento de conquista dos colaboradores para criar aprendizado.

Isto faz com que os colaboradores possam auxiliar de forma direta no alcance das metas da empresa.

Isto por que, muitas vezes a meta se torna difícil de ser alcançada por conta de desmotivação dos mesmos.

Veja também neste artigo da Soften como aumentar suas vendas com criatividade.

A Gamificação auxilia também os empresários à conhecerem melhor os pontos negativos da relação do seu negócio para com os seus colaboradores.

Materiais Gratuitos Soften Sistemas

Preparando sua empresa para a Gamificação

Para que sua empresa possa passar pelo processo de gamificação, alguns procedimentos antecedentes são necessários.

Primeiro, é preciso identificar o problema que se pretende resolver na empresa.

Busque o motivo de tal problema, o que tem desmotivado os colaboradores e todos os fatores que têm alterado o desempenho da equipe e da empresa como um todo.

Ouça os colaboradores, faça um disgnóstico empresarial, se for necessário crie um questionário na plataforma de Formulários do Google.

Com o problema identificado, a empresa estará pronta para a estratégia de Gamificação.

Aplicando a Gamificação na empresa

Tendo identificado o problema e levantado os pontos de insatisfação chegou a hora de criar a estratégia de Gamificação.

São diversas as opções de estratégias possíveis, e para todos os tipos de empresas desde grandes corporações até pequenos negócios.

As principais técnicas e mais utilizadas, são programas de pontos, desafios e conquistas de badges (medalhas da gamificação), placar de funcionário do mês, etc.

Para grandes corporações, as técnicas mais efetivas são esquemas de competição entre os colaboradores, podendo ser divididos em grupos ou individuais.

Estipula-se uma meta – de vendas, atendimento, etc.- e o grupo ou indivíduo que se destacar é bonificado de alguma maneira.

Contudo, podem ser pensados em técnicas mais criativas e elaboradas e que integrem ainda mais o negócio, como uma disputa por setores da empresa buscando qualificação no trabalho.

Para pequenos negócios, pode parecer difícil ou até mesmo ilusório aplicar tal técnica, contudo, os resultados são tão positivos quanto em grandes empresas.

O responsável, pode começar com uma técnica mais simples como: “Quadro de Funcionário do Mês”, já é um bom começo e incentiva os funcuionários.

Seja qual for a técnica aplicada, a principal coisa a ser pensada é no objetivo, ou seja, na solução buscada.

A importância de ter bem claro o objetivo final da gamificação, fará com que as chances de sucesso sejam maiores.

Lembre-se de testar a estratégia, ou seja, acompanhe de perto, mensure os resultados e se for necessário, altere a estratégia para obtenção de melhores resultados.

Benefícios e resultados para o empreendimento

Como dito, a técnica de gamificação tem como objetivo, por meio de jogos e disputas, proporcionar aprendizado e motivação para os colaboradores.

Além disto, ao buscar estes objetivos, consequentemente, têm-se melhor resultado no trabalho da empresa como um todo.

Ou seja, os objetivos do empreendimento são mais fáceis de serem alcançados com a motivação e aprendizado da equipe.

De primeiro olhar pode parecer que só há uma busca de resultados para a empresa, contudo, há também a opção de proporcionar aprendizado para o colaborador.

Tal técnica permite também ao setor de RH (Recursos Humanos) identificar e buscar soluções de possíveis ruídos na comunicação entre a empresa e o colaborador.

De maneira geral, o objetivo e benefício da Gamificação é a melhor interação e motivação dos colaboradores, além de alcance de objetivos com maior participação da equipe.

Alie o processo de Gamificação com gestão automatizada

Para melhores resultados no processo de gamificação, é interessante e de grande importância que seja muito claro para o administrador a saúde do negócio.

No processo de descoberta do problema ter uma visão detalhada dos vários setores da empresa, para saber quais os pontos de melhoria da empresa.

Para isto invista em software de gestão ERP integrado com emissão fiscal, como os da Soften Sistemas.

A empresa, que é especializada em softwares de gestão, oferece soluções que visam potencializar e melhorar a gestão dos empreendimentos.

Com dois modelos de sistema: SoftenSIEM, instalado no computador e GerencieAqui, modelo em nuvem, a Soften oferece eficiência na gestão e auxílio do suporte especializado da empresa.

Conheça Soften Sistemas

Conheça mais sobre os sistemas da Soften entrando em contato com a empresa.

Gostou deste texto? Veja muito mais no Blog da Soften.

Ficou alguma dúvida, deixe seu comentário que a Soften lhe responderá.

Diogo Oliveira
Diogo Oliveira

É jornalista e especialista em textos informativos. Atualmente escreve os textos da Soften para a mídia, redige e-books e auxilia no blog. Nas horas vagas, gosta de ouvir música, ler sobre atualidades e política e assistir séries.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Gestão Empresarial com Emissor NFe

           Experimentar grátis
Receba Grátis Materiais e Ebooks. Saiba como!