Funil de Vendas: O que é e como montar o seu
Flávia Scalon - 24/09/2018 - 0 Comentário(s)
Sua empresa possui um Funil de Vendas? Saiba que é um conceito muito importante para a aplicação do Inbound Marketing.
O Funil de Vendas é uma representação da jornada de compra do cliente, ou seja, é o centro de toda a venda.
Geralmente, este conceito é dividido em 3 etapas. Acompanhe este artigo e entenda mais sobre o assunto.
O que é um Funil de Vendas?
Um Funil de Vendas é um método estratégico que mostra a jornada de um possível cliente, acompanhado-o desde o primeiro contato até a finalização da venda.
Ou seja, ele é uma representação de todo o caminho que o consumidor faz até a concretização da compra.
É formado por diversas etapas e seu objetivo é acompanhar e dar suporte durante a jornada de compra do cliente.
Entenda como funciona
O momento da compra ocorre em etapas, pois, o consumidor, durante toda a jornada, passa por vários momentos até o momento da compra.
Ou seja, são etapas em que mostram o quão perto de concretizar a compra o cliente está.
O cliente tem o primeiro contato com a marca, produto ou serviço quando ouve falar sobre.
Logo ele pesquisa sobre a solução em questão, se é interessante a ele, a compra é concretizada e o recomenda a outras pessoas quando verifica.
Todos esse momentos são divididos em algumas etapas, que serão descritas no tópico a seguir.
Veja no vídeo abaixo maiores detalhes sobre o processo de Funil de Vendas:
Etapas de um Funil de Vendas
O Funil de Vendas, como dito anteriormente, tem seus momentos divididos em algumas etapas.
São 3 etapas no total: Topo de Funil, Meio de Funil e Fundo de Funil.
Confira o que é cada uma a seguir:
Topo de Funil – Aprendizado e Descoberta
O Topo de Funil é a etapa do conhecimento, ou seja, é conhecida como etapa da consciência do produto.
O ToFu (Top Of The Funnel) é quando o possível cliente descobre suas necessidades ou problema.
Portanto, ela não buscava nenhum produto ou serviço do tipo, mas, quando descobre e tem o primeiro contato, ela vai atrás de mais informações sobre.
Por isso, é importante que a empresa ou marca disponibilize material para o público, assim, um possível cliente verificará suas necessidades e compreender que seu produto/serviço poderá ajudá-lo.
É uma etapa em que as pessoas chegam até a sua empresa ou marca por algo, por conta disso, é importante oferecer materiais à ela, para que se torne um potencial cliente, fazendo-as entrar no funil.
Meio de Funil – Reconhecimento e Consideração
O Meio do Funil é a etapa de reconhecimento do problema, conhecido com MoFu (Middle of the Funnel).
Aqui, a pessoa já entendeu qual o seu problema e suas necessidades, por conta disso, ele procura sanar todos eles.
O papel da empresa ou marca é apresentar maneiras de ajudar o cliente, seja com dicas, técnicas ou soluções.
A Etapa de Meio de Funil é quando os cliente já tiveram alguma interação e forneceram informações para contato ao acessar algum conteúdo, ou seja, são os chamados leads.
Trabalhe para amadurecê-lo e assim criar leads qualificados, mas não tente vender a qualquer custo, ofereça alternativas além da compra, assim será possível passa para a última etapa.
Fundo de Funil – Decisão e Finalização
O Fundo de Funil é a etapa de decisão da compra, ou seja, é quando o possível cliente decide se haverá a finalização da compra.
No BoFu (Bottom Of the Funnel) é o momento de lidar com os leads de marketing qualificados ou MQLs (Marketing Qualified Leads).
Os potenciais clientes já passaram por todo o processo de educação e desenvolvimento.
Este lead (cliente em potencial) já sabe de seus problemas e necessidades e entende que não conseguirá resolver sozinho, precisando de um serviço de qualidade.
E neste processo de vendas, sua empresa ou marca já é referência, pois, a pessoa pesquisou e recebeu seus materiais.
Portanto, é neste momento que a empresa deve mostrar sua parceria e revelar-se a opção perfeita a ela.
O Funil de Vendas fecha quando a pessoa realiza e concretiza a compra, transformando-se em cliente.
Benefícios de um Funil de Vendas
O Funil de Vendas tem diversos benefícios em uma empresa, e alguns deles são:
- Perspectiva de bons resultados;
- Produtividade em dobro;
- Gestão otimizada;
- Feedback dos clientes;
- Melhores oportunidades.
Aproveite o Funil de Vendas e tenha ótimos resultados nas vendas com seus futuros clientes.
Como montar um Funil de Vendas
É possível criar um funil de vendas em 3 passos: mapeamento da jornada de compra, Definição de milestones e definição de etapas. Confira cada passo abaixo:
Mapeie a jornada de compras
O primeiro passo do Funil de Vendas é identificar a jornada de compra ou jornada do consumidor de uma persona da organização.
É muito importante conhecer o cliente, assim, é possível otimizar e mapear toda a jornada de compra.
Portanto, para descobri-la, um representante deve fazer contato com potenciais clientes e descobrir seus desejos, além das dificuldades que se deparam em toda jornada.
Com os que já são clientes, é possível fazer uma pesquisa de persona, com perguntas diretas e que ajudarão no processo.
Defina as milestones
Logo após o mapeamento da jornada, é o momento de definir os marcos – milestones -, que mostram o amadurecimento do cliente.
As milestones irão dizer a etapa do funil em que o cliente está e assim utilizar as ferramenta exatas para guiá-lo a uma nova etapa o quanto antes.
Defina as etapas
As etapas do funil devem ser planejadas, pois, seu objetivo é dar suporte ao cliente em sua jornada e entregar valor necessário para que ele avance e finalize a compra.
Marketing e Vendas
Os times de Marketing e Vendas devem entrar em um acordo para saber como cada setor pode se ajudar.
Entenda como cada um pode ajudar em todo o processo de compra do cliente, para que assim, tenha um funil de vendas saudável.
Tenha um software para a gestão de suas vendas
Para controlar suas vendas e ter uma organização maior de todo o setor, é importante ter um software de qualidade.
Como os da Soften Sistemas, que são aplicativos com diversas funcionalidades e vantagens.
São oferecidos o sistema Soften Siem, instalado em Desktop e GerencieAqui, online com armazenamento em nuvem.
Tanto um quanto outro permite a emissão de documentos fiscais e controle de estoque, financeiro e vendas.
Entre em contato com os atendentes comerciais da empresa e saiba mais sobre todos os produtos e serviços oferecidos.
Não perca tempo e adquira um software completo para sua empresa.
Gostou deste artigo? Compartilhe-o com amigos e parceiros e continue acompanhando as atualizações do Blog da Soften.
Não esqueça de acompanhar as Redes Sociais da empresa também: Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin e Youtube.
E em caso de dúvidas, comente abaixo que a Soften lhe responderá!