O que é funil de vendas: como funciona, benefícios e etapas

Flávia Scalon - 02/12/2022 - 0 Comentário(s)

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Se você é empreendedor, alguma hora durante sua trajetória você se perguntará: “O que é um funil de vendas?”. 

Saiba que é um conceito muito importante para a aplicação do Inbound Marketing formado por um conjunto de etapas e gatilhos.

O Funil de Vendas é uma representação da jornada de compra do cliente, ou seja, é o centro de toda a venda.

Para alguns, o conceito do funil de vendas pode ser um pouco difícil de se compreender. No entanto, geralmente, este significado é dividido em 3 etapas. 

Visando auxiliar na trajetória do empresário, a Soften Sistemas, neste artigo, explicará detalhadamente o que é funil de venda, como funciona e quais suas etapas. 

Acompanhe este artigo e entenda mais sobre o assunto! 

O que é um Funil de Vendas?

Um Funil de Vendas é um método estratégico que mostra a jornada de um possível cliente, acompanhado-o desde o primeiro contato até a finalização da venda.

Ou seja, ele é uma representação de todo o caminho que o consumidor faz até a concretização da compra.

É formado por diversas etapas e seu objetivo é acompanhar e dar suporte durante a jornada de compra do cliente.

Como funciona o funil de vendas?

O momento da compra ocorre em etapas, pois, o consumidor, durante toda a jornada, passa por vários momentos até o momento da compra.

Ou seja, são etapas em que mostram o quão perto de concretizar a compra o cliente está.

O cliente tem o primeiro contato com a marca, produto ou serviço quando ouve falar sobre.

Logo ele pesquisa sobre a solução em questão, se é interessante a ele, a compra é concretizada e o recomenda a outras pessoas quando verifica.

Todos esses momentos são divididos em algumas etapas, que serão descritas no tópico a seguir.

Veja no vídeo abaixo maiores detalhes sobre o processo de Funil de Vendas:

Qual a importância do funil de vendas no marketing digital?

O funil de vendas é muito importante em uma empresa para definir a saúde da prospecção de clientes e, assim, planejar estratégias voltadas para o alcance de resultados. 

Já com o processo de criação do funil de vendas é possível entender como funciona a jornada de compra do cliente, além de saber quais estratégias investir para otimizar vendas. 

Sem o planejamento de um funil de vendas, é muito comum ver empresas investirem em estratégias que promovem pouco desempenho. 

Com o funil de vendas é bem diferente, já que ele permite o empresário ter uma visão ampla do seu negócio. 

Além disso, o funil de vendas permite que o empreendedor tenha uma maior previsibilidade de venda e criar um padrão de venda para seus consumidores. 

Como o empresário terá uma visão mais ampla do seu consumidor, com o funil de vendas é possível prospectar clientes fiéis ao negócio. 

Hoje, o funil de vendas é essencial para qualquer departamento de marketing e venda de uma empresa que deseja aumentar seus resultados. 

Uma boa equipe integrada com o conhecimento do funil de vendas é possível gerar insights de possíveis melhorias em todos os processos internos, e também para outras áreas.  

Quais são as etapas do funil de vendas?

Quais são as etapas do funil de vendas?

O Funil de Vendas, como dito anteriormente, tem seus momentos divididos em algumas etapas.

São 3 etapas no total: Topo de Funil, Meio de Funil e Fundo de Funil.

Confira o que é cada uma a seguir:

1. Topo de Funil – Aprendizado e Descoberta

O Topo de Funil é a etapa do conhecimento, ou seja, é conhecida como etapa da consciência do produto.

O ToFu (Top Of The Funnel) é quando o possível cliente descobre suas necessidades ou problemas.

Portanto, ela não buscava nenhum produto ou serviço do tipo, mas, quando descobre e tem o primeiro contato, ela vai atrás de mais informações sobre.

Por isso, é importante que a empresa ou marca disponibilize material para o público, assim, um possível cliente verificará suas necessidades e compreender que seu produto/serviço poderá ajudá-lo.

É uma etapa em que as pessoas chegam até a sua empresa ou marca por algo, por conta disso, é importante oferecer materiais à ela, para que se torne um potencial cliente, fazendo-as entrar no funil.

2. Meio de Funil – Reconhecimento e Consideração

O Meio do Funil é a etapa de reconhecimento do problema, conhecido como MoFu (Middle of the Funnel).

Aqui, a pessoa já entendeu qual o seu problema e suas necessidades, por conta disso, ele procura sanar todos eles.

O papel da empresa ou marca é apresentar maneiras de ajudar o cliente, seja com dicas, técnicas ou soluções.

A Etapa de Meio de Funil é quando os clientes já tiveram alguma interação e forneceram informações para contato ao acessar algum conteúdo, ou seja, são os chamados leads.

Trabalhe para amadurecê-lo e assim criar leads qualificados, mas não tente vender a qualquer custo, ofereça alternativas além da compra, assim será possível passar para a última etapa.

3. Fundo de Funil – Decisão e Finalização

O Fundo de Funil é a etapa de decisão da compra, ou seja, é quando o possível cliente decide se haverá a finalização da compra.

No BoFu (Bottom Of the Funnel) é o momento de lidar com os leads de marketing qualificados ou MQLs (Marketing Qualified Leads).

Os potenciais clientes já passaram por todo o processo de educação e desenvolvimento.

Este lead (cliente em potencial) já sabe de seus problemas e necessidades e entende que não conseguirá resolver sozinho, precisando de um serviço de qualidade.

E neste processo de vendas, sua empresa ou marca já é referência, pois, a pessoa pesquisou e recebeu seus materiais.

Portanto, é neste momento que a empresa deve mostrar sua parceria e revelar-se a opção perfeita a ela.

O Funil de Vendas fecha quando a pessoa realiza e concretiza a compra, transformando-se em cliente.

O Funil de Vendas tem diversos benefícios em uma empresa, e alguns deles são:

  • Perspectiva de bons resultados;
  • Produtividade em dobro;
  • Gestão otimizada;
  • Feedback dos clientes;
  • Melhores oportunidades.

Aproveite o Funil de Vendas e tenha ótimos resultados nas vendas com seus futuros clientes.

Como funciona a jornada de compras do cliente?

Como funciona a jornada de compras do cliente?

A criação de um funil de vendas é muito importante para saber em que etapa cada Lead está. Desta maneira, é possível saber até que nível de jornada do cliente ele está chegando. 

A jornada de compras do cliente acontece em quatro etapas, sendo: Atração, Conversão, Fechamento e Encantamento. Vamos conhecer um pouco mais sobre eles? Confira abaixo! 

Atração 

A atração é o primeiro contato do cliente com a sua empresa ou produto. Geralmente, esse contato acontece quando a pessoa pesquisa um assunto determinado na internet e encontra sua companhia. 

O primeiro contato sempre é o mais importante, então, é muito importante que você mostre produtos de qualidade e tenha uma propaganda impecável. Assim, você conseguirá transferir seu cliente para próxima fase. 

Conversão 

Após a descoberta da sua empresa, o consumidor conhecerá mais a fundo sobre seus produtos. Nesta etapa, ele deve desenvolver a necessidade de compra dos seus serviços. 

Por isso, é importante que a empresa mostre autoridade no assunto, oferecendo produtos de alta qualidade e uma campanha firme. 

Fechamento 

Após ele descobrir a necessidade do seu produto, ele já decidiu que precisa do item. No entanto, geralmente, o consumidor irá procurar a melhor alternativa, ou seja, o melhor preço e material. 

Por isso, nesta etapa, tente conseguir a confiança do seu cliente, mostrando a qualidade do seu produto e os benefícios que ele adquire com o item. Então, utilize a publicidade ao seu favor e mostre a capacidade do seu produto em comparação com outros do mercado. 

Encantamento

Essa é a etapa final, onde o consumidor já se encantou com o seu produto e decide fechar a venda com você. No entanto, não pense que acabou por aí. Você deve dar todo o apoio necessário na compra. 

Por isso, tenha um time de atendimento de qualidade e especializado na retirada de dúvidas do seu produto. Desta maneira, se o seu cliente tiver algum problema durante a compra, ele pode contar com a sua empresa para realizar a aquisição da melhor maneira possível. 

Como montar um Funil de Vendas

É possível criar um funil de vendas em 3 passos: mapeamento da jornada de compra, definição de milestones e definição de etapas. Confira cada passo abaixo:

Mapeie a jornada de compras

O primeiro passo do Funil de Vendas é identificar a jornada de compra ou jornada do consumidor de uma persona da organização.

Jornada ao consumidor

É muito importante conhecer o cliente, assim, é possível otimizar e mapear toda a jornada de compra.

Portanto, para descobri-la, um representante deve fazer contato com potenciais clientes e descobrir seus desejos, além das dificuldades que se deparam em toda jornada.

Com os que já são clientes, é possível fazer uma pesquisa de persona, com perguntas diretas e que ajudarão no processo.

Defina as milestones

Logo após o mapeamento da jornada, é o momento de definir os marcos – milestones -, que mostram o amadurecimento do cliente.

Os milestones irão dizer a etapa do funil em que o cliente está e assim utilizar as ferramenta exatas para guiá-lo a uma nova etapa o quanto antes.

Defina as etapas

As etapas do funil devem ser planejadas, pois, seu objetivo é dar suporte ao cliente em sua jornada e entregar valor necessário para que ele avance e finalize a compra.

Marketing e Vendas

Os times de Marketing e Vendas devem entrar em um acordo para saber como cada setor pode ajudar.

Entenda como cada um pode ajudar em todo o processo de compra do cliente, para que assim, tenha um funil de vendas saudável.

Tenha um software para a gestão de suas vendas

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Para controlar suas vendas e ter uma organização maior de todo o setor, é importante ter um software de qualidade.

Como os da Soften Sistemas, que são aplicativos com diversas funcionalidades e vantagens.

São oferecidos o sistema Soften Siem, instalado em Desktop e GerencieAqui, online com armazenamento em nuvem.

Tanto um quanto outro permitem a emissão de documentos fiscais e controle de estoque, financeiro e vendas.

Entre em contato com os atendentes comerciais da empresa e saiba mais sobre todos os produtos e serviços oferecidos. Não perca tempo e adquira um software completo para sua empresa! 

Conclusão 

O funil de vendas é um processo que mostra detalhadamente as etapas de prospecção dos clientes, ajudando o empresário no processo de marketing. 

Combinando o funil de vendas com um ótimo marketing é possível melhorar a previsibilidade, auxiliar seu time a fechar vendas rapidamente e conhecer melhor seu cliente. 

Essa ferramenta é mais que necessária se você deseja aumentar seus resultados e realizar uma prospecção de grande porte. Portanto, agregue o funil de vendas à sua expertise e gere mais vendas. 

Por isso, é muito importante você saber o que é o funil de vendas, para aplicar de maneira essa ferramenta de maneira otimizada em suas estratégias de marketing.  

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