Funil de Marketing: Conheça o caminho do cliente até a compra e aumente a conversão

Flávia Scalon - 04/10/2018 - 0 Comentário(s)

O Funil de Marketing otimiza todo o caminho da decisão de compra do consumidor, ou seja, é toda a jornada para a realização da venda.

Com ele, é possível direcionar qualquer ação de marketing para um público mais específico, atingindo com mais eficiência o consumidor e gerando conversões.

Quer aumentar suas vendas e conversões? Invista no Funil de Marketing. Continue acompanhando este artigo e saiba como.

O que é Funil de Marketing?

O Funil de Marketing é o responsável por atrair um possível cliente para seu produto ou serviço e convertê-lo em leads.

Ou seja, com ele é possível acompanhar o consumidor em toda sua jornada de compra.

Desde o primeiro contato, até a concretização da compra ou até o pós-venda.

Isto é possível por meio da estratégia de Inbound Marketing, onde o público é dividido em topo, meio e fundo de funil.

Em todo o processo, é necessário entender a necessidade desse público e assim oferecer soluções.

A estrutura é como a de um funil real, no topo são integrados todos os clientes, no meio eles são estreitados e no fundo é onde fica o menor número.

Ou seja, ele irá peneirar os clientes, pois no início o número de possíveis clientes é alto e no fim, apenas os mais qualificados são extraídos.

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Estrutura do Funil de Marketing

A estrutura do Funil de Marketing é dividida em 3 partes: Topo de Funil, Meio de Funil e Fundo de Funil; cada um é formulado e aplicado de formas diferentes.

A seguir serão explicados cada um separadamente, confira:

Topo de Funil

O Topo é a primeira etapa do Funil de Marketing.

Aqui, o potencial cliente ainda não busca nenhuma solução para os problemas, sendo que muitos nem sabem que tem um problema.

Portanto, o objetivo do Topo de Funil é a identificação do problema seguido da busca de uma solução.

Para isso, é importante investir em estratégias de marketing em canais de grande alcance, como redes sociais e blogs.

Nesta etapa, todo conteúdo e material deve ser abordado de forma geral e simples, pois, as pessoas ainda não conhecem o seu produto ou serviço.

Portanto, utilize termos de fácil entendimento e conteúdo com as principais informações.

Desta forma o possível cliente identificará seu problema e quererá resolvê-lo.

Além disso, para que este primeiro contato seja ainda mais eficaz, colete os dados destes potenciais clientes.

Assim é possível entrar em contato e enviar conteúdos e materiais relevantes, sendo muito mais fácil a segmentação de seu público-alvo.

Meio de Funil

O Meio de Funil é a segunda etapa da jornada de compra do consumidor, chegaram aqui, apenas os que se interessaram e querem a solução para o problema.

É hora de torná-los leads qualificados, ou seja, qualificar os possíveis consumidores de forma segmentada e relevante.

Ofereça conteúdos mais elaborados e específicos o possível.

O objetivo aqui é sanar qualquer dúvida que ainda haja e assim levá-lo a última etapa como um lead qualificado.

Fundo de Funil

O Fundo de Funil é a cartada final, nesta última etapa é hora de apresentar o que sua empresa tem para oferecer.

Pois, aqui o público já identificou o problema, buscou uma solução e neste momento procura a melhor oferta.

Por isso, é seu papel inserir sua marca ou empresa como a melhor e principal solução ao lead – cliente potencial.

É preciso mostrar ao lead que a melhor escolha é seu produto ou serviço, apresente cases de sucesso de clientes fidelizados.

Desta forma, você divulga resultados verdadeiros de clientes verdadeiros que utilizam seu produto ou serviço.

Webinars explicando como seu produto funciona também ajudam na tomada de decisão do lead qualificado.

Funil de Marketing: Conclusão

A aplicação do Funil de Marketing é essencial para o aumento da taxa de conversão e consequentemente, dos leads.

Além disso, está relacionada diretamente com o Inbound Marketing, assim, toda uma estratégia de marketing é decidida.

Por isso, é importante avaliar todo o processo do funil e dessa forma atingir os potenciais clientes.

Portanto, com a estratégia de funil de marketing juntamente com o time de vendas, sua empresa otimizará todo o processo de vendas e sua cartela de clientes.

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Flávia Scalon
Flávia Scalon

É formada em publicidade e propaganda, pós graduada em gestão de comunicação integrada e uma das principais autoras do blog. Especialista em assuntos fiscais. Nas horas vagas, gosta de ler sobre romance, comédia, drama, entre outros assuntos, também curte vários estilos musicais e aprecia múltiplas culinárias.

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