DECRETADO Fim do Emissor NFe Gratuito da Sefaz de São Paulo!

fim do emissor nfe gratuito

Agora é oficial, o governo paulista decretou o fim do emissor NFe gratuito!

Desde 2016, a Sefaz resolveu dar um fim ao emissor gratuito de NFe, pois segundo informações do Fisco, a maior parte dos contribuintes não utilizam o aplicativo e muitos deles optam por sistemas completos de gestão que facilitam a administração do negócio.

O fim está sendo gradual e afeta tanto quem emite NFe quanto CTe. Quem utiliza o aplicativo emissor gratuito de NFe da Sefaz de São Paulo, não terá mais nenhum tipo de atualização no sistema e nem será possível contar com suporte técnico.

Sendo que, o download do aplicativo também não está mais disponível.

Temos um artigo sobre as mudanças do emissor gratuito e os anúncios sobre a descontinuidade, confira aqui.

Por conta de dúvidas que muitos empreendedores/gestores tem sobre o assunto, preparamos este post.

Acompanhe a seguir tudo sobre o fim do emissor gratuito de NFe e o que fazer daqui para frente.

Materiais Gratuitos Soften Sistemas

Por que a Sefaz SP resolveu decretar o FIM do Emissor NFe Gratuito?

Devido a muitos contribuintes não utilizarem mais o emissor gratuito – até a última informação da Sefaz no estado de São Paulo seriam 92,2% –, o Governo resolveu não continuar mais com essa responsabilidade.

Dessa forma, repassou ao Sebrae a responsabilidade, pois o objetivo do emissor gratuito de NFe era incentivar a utilização do padrão eletrônico, para que a NFe no papel fosse extinguida, e segundo a Secretaria da Fazenda, a queda de utilização do sistema vem desde o ano de 2006.

[ATUALIZAÇÃO / MAIO DE 2018] Lembrando que no dia 02 de Julho de 2018 entra em vigor a NFe 4.0, e o Sebrae já garantiu que disponibilizará a atualização para a emissão. 

Até o momento já foi disponibilizada a versão de homologação no site da empresa.

Conforme palavras do governo paulista, há também, a manutenção do emissor gratuito de NFe, que tem um custo para o governo e a partir do momento que o investimento não faz mais sentido, o fim do emissor é uma consequência natural.

Para os contribuintes que tem o sistema instalado, serão prejudicados com a falta de atualizações – que já não estão sendo feitas -, sendo elas:

– Falta de campos necessários para emitir uma nota fiscal eletrônica;

– Erro de transmissão das informações;

– Falta de acesso ao suporte técnico.

É recomendável buscar uma alternativa viável e que seja boa para sua empresa, a Soften Sistemas tem dois tipos de softwares para emissão de notas fiscais e outras funções, acesse nosso site www.softensistemas.com.br e www.gerencieaqui.com.br saiba mais sobre a empresa.

O Fim do Emissor NFe Gratuito afeta a quem?

As empresas que vendem produtos e utilizam o emissor gratuito de NFe são afetadas diretamente pela descontinuidade do aplicativo.

Já as empresas que prestam serviço e utilizam sistemas privados ou pela prefeitura para retirar a nota fiscal de serviço, não serão afetadas.

O importante é estar atento sobre todas as mudanças que irão acontecer e aproveitar o momento para adquirir um sistema integrado e de qualidade para que a empresa caminhe para o crescimento e se mantenha organizada e dentro das leis.

Saiba mais sobre nota fiscal e legislações com o artigo do blog.

Figura Ebook Gratuito Emissor NFe Sebrae

Quais as opções de Emissor de NFe que tenho?

No mercado há diversas alternativas de emissores de NFe, e caso você tenha o aplicativo do emissor gratuito de NFe instalado, a Sefaz SP recomenda a migrar para um outro emissor, para que dessa forma problemas sejam evitados, quando o mesmo parar de funcionar. Saiba mais onde localizar tais softwares gratuitos aqui.

Felizmente, há várias opções no mercado para substituir o emissor da Sefaz, sejam sistemas mais básicos a complexos, pagos ou gratuitos. Porém, é necessário verificar se o sistema é de qualidade e preenche as necessidades de sua empresa.

Com o fim do Emissor NFe gratuito da Sefaz SP, a Soften Sistemas oferece como alternativa, um software fácil, otimizado, com implantação e aproveitamento de dados do emissor gratuito de NFe, suporte técnico eficaz, entre outras vantagens.

Conheça Soften Sistemas

Entre em contato agora mesmo conosco ou acesse nosso site www.softensistemas.com.br e confira tudo o que proporcionamos para sua empresa com nosso software.

 

Ronnie Birolim
Ronnie Birolim

Formado em Ciência da Computação, COO (Diretor de Operações) e CMO (Diretor de Marketing) na Soften Sistemas. Escreve para o blog e coordena todo o setor de marketing da empresa. Está na Soften desde 2007 e nas horas vagas curte sua família, Rock anos 90 e video games.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts de interesse