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Experiência do cliente o que é? E como implantar em seu negócio

Malu Brito - 04/08/2021 - 0 Comentário(s)

Uma experiência positiva do cliente é crucial para o sucesso do seu negócio, porque um cliente feliz é aquele que provavelmente se tornará um cliente fiel. Por isso muito se fala na experiência do cliente.

Sem dúvida, é um fator importante no processo de vendas. Afinal, é provável que um cliente satisfeito volte a comprar de você e ainda indique seus produtos ou serviços para familiares e amigos. Estamos falando do famoso marketing boca a boca que sempre dá certo.

Esse é apenas um dos motivos pelos quais proporcionar o melhor para o cliente é tão importante. Então, se você pretende implantar uma boa experiência do cliente em seu negócio ou melhorar suas práticas atuais, confira este artigo!

O que é a experiência do cliente?

A experiência do cliente é a impressão que seus clientes têm da sua empresa em geral, em todos os aspectos da jornada do comprador. Isso reflete na reputação do seu negócio e em seus resultados financeiros.

Os dois principais pontos de contato que criam a experiência do cliente são pessoas e produtos.

Por exemplo, o cliente se surpreende com a qualidade do seu produto ou serviço prestado? Ele está satisfeito com a atenção recebida do vendedor da loja ou do canal de atendimento ao cliente?

Estes são alguns exemplos gerais de quais fatores estão em jogo na criação de uma ótima experiência para o cliente.

Importância da experiência do cliente

A satisfação do cliente é fundamental para o crescimento de qualquer negócio. Uma experiência positiva promove a lealdade e ajuda a retê-los. Os consumidores têm uma infinidade de opções à sua disposição quando decidem fazer uma compra.

É por isso que é tão importante proporcionar uma experiência marcante e fazer com que ele queira continuar fazendo negócios com você. Definitivamente, os clientes são seu melhor recurso para aumentar o reconhecimento de sua marca.

Portanto, como você pode medir a experiência do cliente para determinar o que está fazendo certo e onde é preciso fazer melhorias? A seguir, algumas dicas.

– Analise os resultados da pesquisa de satisfação do cliente. Além disso, você pode optar por acompanhar o feedback do cliente, seja ele positivo ou negativo.

– Supervisione sua equipe de vendas para garantir que tenham um bom desempenho. 

– Identifique os motivos da rotatividade de clientes.

– Verifique quais são as principais reclamações dos clientes e como você pode fornecer soluções.

Como implantar da forma certa

Para proporcionar uma ótima experiência do cliente, faça um mapa da jornada do comprador, crie personas, estabeleça uma conexão positiva com eles, peça feedback e crie conteúdo útil.

A parte mais importante para criar uma ótima experiência para o cliente é entender toda a jornada que ele percorre. A partir daí, você pode se concentrar em como tornar cada ponto de contato uma experiência positiva.

Por exemplo, se um cliente deseja devolver um produto, torne mais fácil para ele fazer isso. Depois de se concentrar em criar experiências positivas para seus clientes, você precisa avaliar seu sucesso. Então, peça feedback e fortaleça a conexão da sua empresa com seu público-alvo.

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Até a próxima!

Malu Brito

Malu tem 20 anos. Aqui na Soften, atuou no setor comercial por um ano e meio e foi convocada para reforçar nosso time de Marketing. É responsável pelo produção de conteúdo e é uma das mais novas autoras do nosso blog. Nas horas vagas curte filmes, séries e adora um debate. Uma comunicadora completa.

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