Saiba como escolher contador para a sua empresa

Vinícius Braga - 15/01/2018 - 0 Comentário(s)

Toda companhia, independentemente do seu porte e de seu ramo de atuação, é composta por diversas tarefas que demandam conhecimento, dedicação e tempo de seus administradores.

Alguns desafios do cotidiano empresarial, como a coordenação e o controle da contabilidade, requerem profissionais especializados em determinados conteúdos, a fim de buscar melhores resultados no mercado e aperfeiçoar a rotina da empresa.

Exatamente por essa razão é que a figura do contador é tão relevante na estrutura de um empreendimento. Pensando nisso, reunimos diversas dicas, neste post, que o ajudarão a escolher contador ideal para a sua empresa. Acompanhe!

Materiais Gratuitos Soften Sistemas

Desapegue-se da vaidade

Construir um negócio a partir do zero e vivenciar seu crescimento é realmente uma maravilha. E o edificador, certamente, hesitará em delegar a responsabilidade de cuidar das suas atividades contábeis, um dos departamentos mais importantes de sua pequena empresa.

No entanto, assim como os seus negócios obtiveram sucesso até agora, eles podem evoluir ainda mais. Nesse sentido, caso você não tenha formação na área, não existem motivos sólidos para fomentar a vaidade de continuar administrando essas burocracias.

Por mais que um empreendedor, não graduado em contabilidade, tenha capacidade para gerir seu negócio, em algum instante ele pode se confundir diante do aumento de sua demanda contábil.

Sendo assim, a decisão mais correta é passar essa responsabilidade para as mãos de um contador de confiança, crendo no êxito dessa importante decisão.

Procure um contador com referências relevantes

Escolha um profissional que já tenha realizado serviços contábeis em negócios de segmentos semelhantes ao seu. Cheque também se ele tem alguns clientes maiores, pois isso demonstra a competência de lidar com as suas demandas crescentes ao longo do tempo.

Além disso, você também pode solicitar a ele uma lista de clientes que mostre o número de empregados e a receita bruta de cada empresa. Descubra como eles têm crescido com o passar do tempo para ter uma ideia da eficiência do contador em dar suporte à evolução das necessidades de sua companhia.

Não considere somente a localização ao escolher um contador

No passado, era fundamental contar com um contador que estivesse perto da corporação. No entanto, hoje, cada vez mais escritórios cooperam on-line, utilizando a computação na nuvem para gerenciar seus negócios, o que quer dizer que a localização não é mais um problema.

Afinal, com esse tipo de contabilidade, você e seu contador podem contemplar as mesmas informações em tempo real, simultaneamente. Portanto, não importa onde vocês estejam. Assim, no momento de decidir pelo profissional, seus critérios se resumem à capacidade de ele se adaptar ao seu negócio.

Teste os canais de comunicação

Ao fechar negócio com um serviço contábil, você terá que contar com a agilidade da equipe de atendimento para que seus problemas ou dúvidas sejam solucionados com rapidez.

Para isso, teste os canais de contato do escritório e certifique-se de que a resposta costuma ser dada em tempo hábil. Bons contadores investem bastante em atendimento para garantir diversas opções — via e-mail, sites, telefone, entre outras.

Marque uma conversa via telefone, envie um e-mail para confirmar o compromisso e utilize outras alternativas, como redes sociais, para constatar se realmente há um foco na qualidade de atendimento.

Na realidade, a depender de como você pretende lidar com as finanças, seu contador pode estar em qualquer região do mundo.

Se você gosta de ocupar-se via telefonemas, e-mail, videochats ou sistemas de contabilidade seguros, nada impede que você esteja no norte do país, e seu contador, no Rio de Janeiro, por exemplo.

Conheça os diferenciais de atuação

Além de suas funções básicas, um profissional contábil é capaz de fazer o controle efetivo dos tributos que estão sendo pagos, bem como de utilizar os melhores trâmites a fim de proporcionar uma economia fiscal efetiva para o negócio.

O planejamento fiscal de uma empresa pode parecer uma atividade simples para alguns empreendedores, porém envolve uma série de normas específicas do direito e da contabilidade, além das decisões dos tribunais que afetam as finanças do empreendimento.

Um contador que tem uma vasta vivência em planejamento tributário e uma expertise em direito tributário apresenta grandes potenciais que podem fazer a diferença nesse ramo.

Escolha um profissional associado

Ao montar a sua lista de opções, acesse a página do Sescon da região (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis) para verificar se cada contador ou escritório listado é associado a ele. Isso é extremamente importante para garantir que, entre as suas alternativas, todas elas estejam operando dentro da lei.

Além disso, você pode também realizar uma consulta no CRC (Conselho Regional de Contabilidade) para checar a inscrição dos profissionais para ter certeza de que eles são devidamente registrados.

Esse é um critério legal para qualquer indivíduo que trabalhe nesse ramo. Sem esse documento, ele não poderá, por exemplo, rubricar os relatórios contábeis do seu negócio.

Leve em conta a intimidade do profissional com a tecnologia

Sabemos que a tecnologia vem se integrando cada vez nas operações contábeis, o que demanda do contador maior capacidade para lidar com programas de contabilidade.

Diante disso, se a sua companhia usa algum sistema baseado em nuvem para a maioria de suas atividades, você terá que escolher alguém que consiga lidar com esse tipo de inovação.

Somado a isso, você também necessitará de um profissional com experiência para elaborar documentos financeiros, declarações de impostos e suas receitas — e isso não se faz somente por preenchimento de papelada.

Conheça bem os honorários antes de contratar

Os valores-base das remunerações contábeis são estabelecidos e apresentados no SIEC (Sindicatos dos Escritórios de Contabilidade) de cada região, porém, no momento de fechar o contrato, cada um dos serviços precisa ser corretamente especificado e os valores de honorários para cada um deles devem ser mostrados.

Vale citar que serviços mais específicos e com mais detalhes terão preços mais elevados de acordo com o nível de complexidade de sua execução. Por isso, procure entender o que está sendo ofertado e cobrado.

Zele pela transparência e confiança

Qualquer relação persevera com confiança e clareza de comunicação. E isso não pode ser diferente no seu convívio com o contador.

Tenha em mente que esse profissional estará ao alcance da realidade econômica da sua empresa e, portanto, deve ser extremamente ético e respeitar o compartilhamento de dados confidenciais.

Esperamos que as dicas sobre como escolher contador abordadas neste post possam ajudá-lo nessa empreitada. Para comprovar sua efetividade, basta colocá-las em prática!

Conheça Soften Sistemas

E então, gostou deste conteúdo? Aproveite o gancho da leitura e aprenda a fazer o controle de notas fiscais de maneira mais eficaz!

Vinícius Braga
Vinícius Braga

É hoje responsável contábil pelo grupo Soften. Assessora também o suporte técnico da empresa quando necessário. Nas horas vagas faz judô e joga futebol. É também professor e pós graduado em Ciências Contábeis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Gestão Empresarial com Emissor NFe

Experimentar agora
Receba Grátis Materiais e Ebooks. Saiba como!