lupa
Mouse

Entenda tudo sobre NF-e para E-Commerce

Bianca Fernandes - 23/12/2021 - 0 Comentário(s)

Se você tem uma loja virtual precisa saber que é uma obrigação legal emitir nota fiscal eletrônica. Ou seja, NF-e no e-commerce em todas as transações de venda. Esse documento pode protegê-lo em várias situações.

Além disso, a sua emissão e controle ajuda a manter em dia a contabilidade do seu negócio. Assim, na época de prestar contas ao fisco, tudo estará organizado, facilitando o processo de declaração à Receita Federal.

Atualmente, os sistemas que emitem NF-e para E-commerce são modernos e fáceis de preencher. Portanto, emitir nota fiscal não é opcional, já que é uma obrigação prevista na lei nº 8.846.

NF-e no E-commerce: O que é, e para que serve?

Para começar, é preciso destacar que a nota fiscal também tem a função de formalizar as transações financeiras realizadas pelo seu negócio perante a Receita Federal para o pagamento de tributos.

Outro propósito da NF-e no E-commerce é oferecer mais proteção ao lojista. Pois garante que a mercadoria vendida tenha procedência legal. Além disso, assegura reembolsos ao consumidor quando necessário.

Na nota fiscal deve constar os seguintes dados: valor da transação, informações sobre o produto, dados do emissor e do destinatário, bem como outras informações. Ao enviar uma mercadoria, a loja virtual deve fixar a nota fiscal no lado de fora da embalagem. Assim, esse documento é melhor verificado durante o deslocamento até o seu destino final.

Diferenças entre NF-e no E-commerce e declaração de conteúdo

Essa é uma dúvida comum, mas cada um desses documentos tem sua finalidade. Saiba que todas as empresas de transporte de mercadoria no Brasil exigem a nota fiscal ou uma declaração de conteúdo na encomenda.

A nota fiscal formaliza a transação comercial e garante a origem do produto enviado. Por outro lado, a declaração de conteúdo é preenchida pelo remetente para comprovar que a transação não tem fins comerciais.

Por exemplo, quando o lojista envia um brinde junto com o pedido, a declaração de conteúdo deve ser preenchida e anexada na embalagem. Isso deve ser feito para atestar que não há incidência de impostos sobre essa transação.

Micro-empreendedores individuais (MEIs) também devem usar a declaração de conteúdo quando efetuarem a venda de produtos ou prestarem serviços para pessoas físicas ou jurídicas. Em outros casos, será preciso emitir nota fiscal.

Lembrando que as informações fornecidas nesse documento devem ser verdadeiras. Pois, caso a Receita Federal verifique irregularidades na declaração, o responsável deverá responder legalmente.

Por que é importante emitir NF-e no E-commerce?

– Assegura a procedência da mercadoria e garante que as regras da Receita Federal sejam cumpridas;

– Viabiliza a solicitação do seguro quando ocorrer problemas no decorrer do transporte da mercadoria;

– Em caso de fiscalização durante as rotas de envio, o lojista poderá ter problemas caso não conste a nota fiscal nos produtos.

Conclusão

Por fim, para um negócio crescer no mercado é preciso ter atenção a diversos processos. Gerenciar de forma correta as operações é fundamental para evitar prejuízos. No que se refere à contabilidade da loja virtual, ter o controle dos registros das notas fiscais é essencial para que sua empresa prospere. 

Felizmente, há softwares que podem ajudar você a realizar essa tarefa. Então, não hesite em fazer uso de um sistema que além de emitir notas fiscais e outros documentos fiscais importantes, possa oferecer relatórios completos para o melhor controle das finanças do seu negócio.

A Melhor Plataforma para seu E-commerce

A Soften Sistemas quer facilitar a vida do empresário. Por isso, além de sistemas de gestão fiscal e empresarial, também oferece plataforma para E-commerce.

Por meio do GerencieAqui, é possível:

  • Realizar suas Vendas em uma Loja Virtual Própria;
  • Integrar todas as Vendas da Loja com o Sistema de Gestão;
  • Emitir e autorizar suas Notas Fiscais;
  • Categorizar todos os Produtos da sua Loja de forma Simples;
  • Organizar e Administrar os Produtos em diversas Páginas no E-commerce.

Viu como a ferramenta é completa? E ainda há diversas vantagens ao adquirir a loja virtual da Soften.

Converse com um especialista para saber tudo sobre o E-commerce do GerencieAqui.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner_blog01-1024x394.png

E aí? Gostou do artigo? Então compartilhe com sua rede de contatos.

Te restou alguma dúvida? Então comente aqui e teremos prazer em te ajudar.

Continue nos acompanhando aqui no Blog e nas nossas redes sociais: FacebookInstagramYoutube e Linkedin.

Até a próxima!

Bianca Fernandes

Bianca tem 20 anos. Aqui na Soften, atuou no setor comercial e foi convidada para reforçar o nosso time de Marketing. É uma das responsáveis pela produção de conteúdo e uma das mais novas autoras do nosso Blog. Nas horas vagas curte ler, ouvir música, ver filmes e viajar. Além de adorar conversar e debater sobre assuntos diversos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economize tempo e dinheiro.
Promova já o crescimento
da sua empresa.

Experimentar agora
Receba Grátis Materiais e Ebooks. Saiba como!