Entenda porque é tão importante investir na segurança de dados

Entenda porque é tão importante investir na segurança de dados!

Recentemente, uma notícia pegou muitos brasileiros de surpresa: a venda de dados confidenciais de pessoas que estão aptas a se aposentar pelo Instituto Nacional do Serviço Social (INSS) para empresas ou bancos que oferecem empréstimos consignados.

Trata-se de um exemplo em que a segurança de dados foi violada, ou seja, a credibilidade cai por terra, fazendo com que muitos cidadãos desconfiem do sigilo assegurado pela Previdência Social. A situação é delicada e pode atingir inúmeras empresas que não tomam as devidas precauções.

Sabendo-se que os ataques cibernéticos acontecem com frequência no Brasil, as corporações precisam investir cada vez mais para se manterem seguras em relação aos seus sistemas, dados dos clientes, fornecedores, movimentações financeiras, investimentos etc. Enfim, a proteção é importantíssima em todas essas áreas.

Para você não sofrer com esse tipo de problema, elaboramos este post com alguns motivos que mostrarão a importância de se investir em segurança de dados. Mas, antes, vamos inseri-lo com mais profundidade ao assunto. Venha conosco e fique antenado!

Materiais-gratuitos

Saiba o que é a segurança de dados

A contratação de seguranças, instalação de câmeras de monitoramento e sistemas de identificação nas portarias das empresas tem como objetivo manter a integridade dos colaboradores, fornecedores e clientes, além de evitar furtos e roubos.

No entanto, com o crescimento da tecnologia da informação, a segurança deve ser uma prioridade também dentro dos computadores, nas redes, provedores, sistemas, tudo de olho na proteção dos dados confidenciais.

Por isso, para que uma corporação não pare de uma hora para outra, nada melhor do que a existência de uma equipe especializada na segurança de dados, monitorando possíveis invasores e sempre mantendo alertas para combater vírus ou invasões de hackers.

Ou seja, os criminosos modernos estão cada vez mais audaciosos, agindo com inteligência e sempre focados em roubar dados que poderão comprometer as estruturas e imagem das empresas.

Para evitar que esse problema aconteça em seu negócio, nada melhor do que conhecer os benefícios de se investir na segurança de dados. Vamos a eles!

1. Evita o vazamento de dados

Empresas que atuam com e-commerce ou atendimento online, por exemplo, contam com um extenso cadastro de clientes. Caso não destinem a confidencialidade das informações, dificilmente conseguirão realizar muitas vendas, afetando a rentabilidade.

Por meio do investimento em segurança de dados é possível evitar o vazamento de informações, criando mais credibilidade em relação aos consumidores.

Afinal, se houver uma invasão, dificilmente um cliente voltará a consumir em seu negócio, prejudicando na fidelização e também na prospecção de novas transações financeiras.

2. Mantém a imagem da empresa

Credibilidade não só com a qualidade dos produtos e serviços como também com a boa imagem da sua marca são premissas no mercado.

Agora, imagine se o seu site ou sistemas internos ficarem sempre fora do ar por conta de invasões. Podem acontecer perdas de contratos? Queda na produtividade dos colaboradores? Danificações em máquinas? Certamente, a resposta será sim para todos esses questionamentos.

Portanto, a manutenção da imagem da sua empresa passa, inevitavelmente, pelo investimento em uma estruturada equipe de Tecnologia da Informação (TI), seja interna ou por meio de uma empresa terceirizada.

3. Previne o sequestro de dados

Lembra do exemplo que apresentamos no começo deste post? Pois é uma situação que revela o sequestro de dados. Imagine o transtorno se isso acontecer com a sua empresa.

Arquivos criptografados podem ser copiados e, na sequência, os bandidos cibernéticos cobram valores altíssimos para devolverem os dados que estavam no sistema, como no ERP, por exemplo.

Caso não paguem, os empresários possivelmente ficarão sem as informações, ou seja, o momento é crítico e altamente prejudicial, seja em pequenas, médias ou grandes empresas.

Inclusive, a moeda de troca nesse momento de sequestro de dados vem crescendo assustadoramente, a chamada bitcoin, o que dificulta o rastreamento para identificar os ladrões virtuais.

4. Evita prejuízos

Ao desenvolver códigos encriptados, os hackers copiam e desviam os dados das máquinas para outros computadores. Dessa forma, conseguem até mesmo transferir quantias em dinheiro da conta de uma empresa para outros locais.

Eles ainda podem conseguir informações privilegiadas sobre investimentos ou tomadas de decisões, como o lançamento de um novo produto, vendendo os dados para uma concorrente, afetando a linha produtiva e a presença de mercado.

Ou seja, o prejuízo é imensurável e pode até mesmo levar uma corporação à falência. Afinal, o custo de reparos emergenciais é altíssimo e o ajuste ainda pode levar dias para ser finalizado, atingindo todos os setores da empresa.

Mais uma vez, o investimento preventivo é a melhor alternativa para o seu negócio.

5. Combate ameaças internas

A ausência de uma política de segurança de dados influencia, ainda, em problemas internos, como envio incorreto de e-mails, falta de critérios no uso de senhas dos usuários em plataformas, entre outros.

São fatores que podem contribuir tanto com a perda de dados quanto no relacionamento com os clientes. Afinal, muita gente fica descontente quando recebe uma mensagem não autorizada, ou seja, nada melhor do que privar sua empresa deste tipo de equívoco.

Veja dicas para priorizar a segurança de dados

Diante dos riscos apresentados neste post, vale a pena adotar algumas medidas para manter a sua empresa afastada dos ataques cibernéticos.

A primeira dica é conscientizar os colaboradores para que sejam cautelosos com o uso dos computadores e máquinas, evitando exposições nas redes sociais, mantendo sempre em sigilo as informações dos clientes. Invista em treinamentos e capacitações.

Vale a pena restringir o acesso aos dados mais importantes da companhia, com foco na manutenção da credibilidade.

Faça backups constantes das informações sigilosas, utilizando um pen-drive, HD externo ou arquivos em nuvem, enfim, faça sempre cópias de segurança.

Utilize ainda software e hardware originais, antivírus, firewall e antispam para manter protegidas as informações referentes aos clientes e também internas da empresa.

Conte com uma equipe de TI especializada, com um suporte bem estruturado para investigar possíveis invasores e riscos, elaborando estratégias de combate aos possíveis invasores.

No mais, não hesite em investir na segurança de dados, pois trata-se de uma maneira inteligente para manter a sua empresa blindada deste tipo de crime que cresce a cada dia no meio empresarial brasileiro.

Conheça Soften Sistemas

E aí gostou do nosso post? Quer receber sempre informações interessantes? Então assine agora mesmo a nossa newsletter e não perca uma novidade!

Guilherme Volpi
Guilherme Volpi

Guilherme Volpi é CEO da empresa Soften Sistemas. Formado em Administração de Empresas, programava softwares nas horas vagas. Hoje coordena todo grupo Soften e quando sobra um tempinho escreve para o blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

Posts de interesse