Endomarketing na Contabilidade: Saiba como aplicar em seu escritório
Flávia Scalon - 03/05/2018 - 0 Comentário(s)
O Endomarketing na contabilidade é tão importante quanto em qualquer outra empresa no mercado dos negócios.
A forma como os funcionários enxergam a empresa – e se relacionam com as pessoas –, é tão importante quanto como os clientes e consumidores a enxergam.
Isto, acaba se tornando um diferencial para a empresa, e o Endomarketing pode ajudar nessa tarefa com a equipe.
Acompanhe este artigo e saiba como aplicá-lo em seu escritório de contabilidade.
O que é o Endomarketing?
O Endomarketing, nada mais é que o conjunto de ações focadas no público interno de uma empresa.
Ou seja, ele é uma forma de divulgar e propagar valores e ideais da empresa para o público interno, e assim melhorar o ambiente de trabalho.
Além de, integrar os funcionários e seus setores, gerando uma motivação e produtividade maiores no dia a dia do trabalho.
Portanto, o Endomarketing, em uma empresa contábil, pode vir a ser uma solução, seja para reduzir a saída de funcionários quanto as faltas dos mesmos.
Por que aplicar o Endomarketing na contabilidade?
Toda empresa deve ter um bom relacionamento com seus funcionários, e o Endomarketing integrará essa relação funcionário – empresa.
Um funcionário satisfeito com o ambiente em que trabalha, valoriza a empresa e tudo o que envolve seu trabalho.
Assim, ele irá divulgar a corporação de forma positiva e além de valorizar o local de trabalho, também aumentará a produtividade.
Portanto, o Endormarketing em um escritório de contabilidade, pode ajudar nesse relacionamento, aumentando a credibilidade, segurança e satisfação no empreendimento.
Como aplicar o Endomarketing no escritório contábil
Mesmo que seu empreendimento tenha uma equipe qualificada e estável, é possível que haja alguns funcionários que não estejam satisfeitos com o ambiente de trabalho.
Para aplicar o Endomarketing no escritório de contabilidade, primeiro, é necessário planejar algum tipo de ação para os público interno do escritório.
Geralmente, são profissionais do RH (Recursos Humanos) ou do Marketing que planejam as ações de Endomarketing.
Porém, caso o escritório seja pequeno e tenha a necessidade de implantar esse processo, o próprio dono pode fazer um planejamento e aplicá-lo.
O funcionário gosta de ter atenção e ser ouvido, assim, ele se sente parte do time e terá mais engajamento com a empresa.
Mas, é importante ter abertura tanto para criticas construtivas, quanto para criticas negativas, somente assim o escritório saberá como está seu ambiente interno.
É possível inserir o processo em forma de uma entrevista individual amistosa, com perguntas que levem a uma resolução desse ambiente.
Ou, é possível fazer um questionário para que os funcionários deem sua opiniões e ideias.
Após ter todas as informações e opiniões reunidas e saber como está o cenário interno do escritório, é hora de agir.
Verifique o que pode ser melhorado junto de sua equipe e desenvolva soluções para os problemas apontados.
Abaixo há alguns exemplos de possíveis problemas e como podem ser resolvidos.
Exemplos de problemas e resoluções:
Problema: Ambiente distante com pessoas fechadas e pouco comunicativas.
Resolução: Promover interação entre os funcionários, como por exemplo, um happy hour.
Problema: O funcionário não sabe como compartilhar ideias com os colegas de trabalho e/ou chefes.
Resolução:Ter algum meio de comunicação em que o funcionário possa inserir a ideia e compartilhá-la.
Problema: Rotina muito pesada e mecânica.
Resolução: Realizar dinâmicas em grupo para maior descontração.
Problema: Problemas com colegas de trabalho.
Resolução: Realizar reuniões em grupo com as pessoas que estão com problemas entre si ou dinâmicas para maior interação.
Esses são apenas alguns exemplos do que pode estar ocorrendo na empresa e soluções que podem ser tomadas.
O Endomarketing pode ajudar com esse tipo de situação, porém, é importante ter um planejamento para iniciá-lo.
Reúna-se com sua equipe de Marketing e/ou RH e verifique a melhor maneira de abordar o Endomarketing no escritório.
Leve o Endomarketing ao seu escritório contábil
O Endomarketing na Contabilidade irá melhorar o ambiente de trabalho dos funcionários, fazendo com que os mesmos fiquem mais a vontade.
E mesmo que não garanta uma satisfação eterna, esse tipo de processo permite que o ambiente externo não seja afetado pelas insatisfações do público interno.
Portanto, é interessante investir em um planejamento de Endomarketing para seu escritório de contabilidade e manter sua equipe unida.
Assim, a satisfação dos funcionários no ambiente de trabalho refletirá na satisfação dos clientes, pelo bom trabalho.
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