Endomarketing na Contabilidade: Saiba como aplicar em seu escritório

Flávia Scalon - 03/05/2018 - 0 Comentário(s)

O Endomarketing na contabilidade é tão importante quanto em qualquer outra empresa no mercado dos negócios.

A forma como os funcionários enxergam a empresa – e se relacionam com as pessoas –, é tão importante quanto como os clientes e consumidores a enxergam.

Isto, acaba se tornando um diferencial para a empresa, e o Endomarketing pode ajudar nessa tarefa com a equipe.

Acompanhe este artigo e saiba como aplicá-lo em seu escritório de contabilidade.

O que é o Endomarketing?

O Endomarketing, nada mais é que o conjunto de ações focadas no público interno de uma empresa.

Ou seja, ele é uma forma de divulgar e propagar valores e ideais da empresa para o público interno, e assim melhorar o ambiente de trabalho.

Além de, integrar os funcionários e seus setores, gerando uma motivação e produtividade maiores no dia a dia do trabalho.

Portanto, o Endomarketing, em uma empresa contábil, pode vir a ser uma solução, seja para reduzir a saída de funcionários quanto as faltas dos mesmos.

Materiais Gratuitos Soften Sistemas

Por que aplicar o Endomarketing na contabilidade?

Toda empresa deve ter um bom relacionamento com seus funcionários, e o Endomarketing integrará essa relação funcionário – empresa.

Um funcionário satisfeito com o ambiente em que trabalha, valoriza a empresa e tudo o que envolve seu trabalho.

Assim, ele irá divulgar a corporação de forma positiva e além de valorizar o local de trabalho, também aumentará a produtividade.

Portanto, o Endormarketing em um escritório de contabilidade, pode ajudar nesse relacionamento, aumentando a credibilidade, segurança e satisfação no empreendimento.

Entenda também sobre a ‘Importância da Tecnologia na Contabilidade’, o artigo foi pensado exclusivamente para o profissional contábil.

Como aplicar o Endomarketing no escritório contábil

Mesmo que seu empreendimento tenha uma equipe qualificada e estável, é possível que haja alguns funcionários que não estejam satisfeitos com o ambiente de trabalho.

Para aplicar o Endomarketing no escritório de contabilidade, primeiro, é necessário planejar algum tipo de ação para os público interno do escritório.

Geralmente, são profissionais do RH (Recursos Humanos) ou do Marketing que planejam as ações de Endomarketing.

Porém, caso o escritório seja pequeno e tenha a necessidade de implantar esse processo, o próprio dono pode fazer um planejamento e aplicá-lo.

O funcionário gosta de ter atenção e ser ouvido, assim, ele se sente parte do time e terá mais engajamento com a empresa.

Mas, é importante ter abertura tanto para criticas construtivas, quanto para criticas negativas, somente assim o escritório saberá como está seu ambiente interno.

É possível inserir o processo em forma de uma entrevista individual amistosa, com perguntas que levem a uma resolução desse ambiente.

Ou, é possível fazer um questionário para que os funcionários deem sua opiniões e ideias.

Após ter todas as informações e opiniões reunidas e saber como está o cenário interno do escritório, é hora de agir.

Verifique o que pode ser melhorado junto de sua equipe e desenvolva soluções para os problemas apontados.

Abaixo há alguns exemplos de possíveis problemas e como podem ser resolvidos.

Exemplos de problemas e resoluções:

Problema: Ambiente distante com pessoas fechadas e pouco comunicativas.
Resolução: Promover interação entre os funcionários, como por exemplo, um happy hour.

Problema: O funcionário não sabe como compartilhar ideias com os colegas de trabalho e/ou chefes.
Resolução:Ter algum meio de comunicação em que o funcionário possa inserir a ideia e compartilhá-la.

Problema: Rotina muito pesada e mecânica.
Resolução: Realizar dinâmicas em grupo para maior descontração.

Problema: Problemas com colegas de trabalho.
Resolução: Realizar reuniões em grupo com as pessoas que estão com problemas entre si ou dinâmicas para maior interação.

Esses são apenas alguns exemplos do que pode estar ocorrendo na empresa e soluções que podem ser tomadas.

O Endomarketing pode ajudar com esse tipo de situação, porém, é importante ter um planejamento para iniciá-lo.

Reúna-se com sua equipe de Marketing e/ou RH e verifique a melhor maneira de abordar o Endomarketing no escritório.

Leve o Endomarketing ao seu escritório contábil

O Endomarketing na Contabilidade irá melhorar o ambiente de trabalho dos funcionários, fazendo com que os mesmos fiquem mais a vontade.

E mesmo que não garanta uma satisfação eterna, esse tipo de processo permite que o ambiente externo não seja afetado pelas insatisfações do público interno.

Portanto, é interessante investir em um planejamento de Endomarketing para seu escritório de contabilidade e manter sua equipe unida.

Assim, a satisfação dos funcionários no ambiente de trabalho refletirá na satisfação dos clientes, pelo bom trabalho.

E caso tenha problema com clientes e seus documentos fiscais, conheça a empresa Soften Sistemas, que disponibiliza softwares de emissão completos e qualificados.

A empresa oferece uma parceria com contadores, com uma premiação por indicação de clientes.

Caso tenha interesse em conhecer e ser um contador parceiro da Soften, entre em contato com a empresa e faça suas indicações.

Conheça Soften Sistemas

Gostou desse artigo? Compartilhe-o com amigos e parceiros e continue acompanhando o Blog da Soften.

Assine também a Newsletter para receber materiais gratuitos e exclusivos.

Caso tenha alguma dúvida, comente abaixo que a Soften lhe responderá!

Flávia Scalon
Flávia Scalon

É formada em publicidade e propaganda, pós graduada em gestão de comunicação integrada e uma das principais autoras do blog. Especialista em assuntos fiscais. Nas horas vagas, gosta de ler sobre romance, comédia, drama, entre outros assuntos, também curte vários estilos musicais e aprecia múltiplas culinárias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Gestão Empresarial com Emissor NFe

Experimentar agora
Receba Grátis Materiais e Ebooks. Saiba como!