Encerrar MDFe: Saiba tudo sobre o assunto

Flávia Scalon - 23/03/2018 - 0 Comentário(s)

O Manifesto é um documento que simplifica e automatiza as operações de transporte, e encerrar MDFe é uma ação obrigatória no fim da sua vigência.

O evento consolida o processo completo de um MDFe, pois, é a partir dele que será possível a emissão de outro documento.

Para entender mais sobre o assunto, foi elaborado este artigo explicando sobre o encerramento de MDFe. Confira.

O que é MDFe?

O MDFe é o Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônico, emitido para operações de transporte, onde são resumidas e registradas todas as principais informações do documento.

Ele é um documento digital que substitui arquivos impressos como Manifesto de Carga modelo 25 e a CL-e (Capa de Lote Eletrônico).

E existe apenas eletronicamente, porém, é preciso que seja impresso o DACTE (Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico), que é uma representação simplificada do CTe.

O principal objetivo do MDFe é acelerar a burocracia que envolve o transporte de cargas, padronizando assim os processos com um documento único.

No MDFe ficam listados todos os documentos fiscais contidos em um veículo, seja NFe ou CTe.

Além disso, a emissão de um MDFe reduz atrasos por conta da automatização do documento, além da economia com papel e tempo de execução.

Para saber mais sobre MDFe, acesse o Blog e sane todas as dúvidas.

O que é encerramento de MDFe?

O encerramento do MDFe serve para informar ao fisco que o fato gerador do documento teve o fim de sua vigência, ou seja, que as mercadorias e veículo chegaram ao fim da rota.

No caso do transporte não ter sido finalizado, porém haja necessidade de mudar alguma informação do MDFe que está acompanhando a carga, é preciso encerrar o documento.

Assim, em seguida do encerramento, é possível realizar uma nova emissão para o restante do trecho de percurso.

Por exemplo, o descarregamento da carga é feito em dois estados (UF), e há a necessidade de emissão de dois MDFes durante o percurso, portanto, para a emissão do segundo documento é preciso encerrar o primeiro.

O encerramento é um evento que, por si só consolida todo o processo de um Manifesto de Carga.

Atente-se que para encerrar MDFe, o documento fiscal não pode ter sido cancelado anteriormente, caso tenha ocorrido, é preciso emitir outro MDFe.

Prazos para encerrar MDFe

Para o encerramento de um MDFe, é disponibilizado o prazo de 30 dias, caso o documento não seja encerrado dentro desses 30 dias, pode acontecer o bloqueio na emissão de um novo MDFe.

Dessa forma, para não ocorrer o bloqueio e prosseguir com a emissão de um novo Manifesto de Carga é preciso encerrar o MDFe anterior.

Porém, é importante consultar um contador de confiança para que o mesmo auxilie nesse processo e informe, de acordo com o estado, o prazo vigente.

Consulta de MDFe não encerrado

Para consultar se um MDFe foi encerrado, é preciso:

– Acessar o portal MDFe no site da Sefaz e clicar em ‘Consulta não Encerrados’;

tela-mdfe1

– Após isso abrirá uma tela, onde será necessário inserir o CNPJ do Emitente;

tela-mdfe2

– Quando inserido o CNPJ do Emitente, abrirá uma tela com todos os MDFes não encerrados da empresa.

Observação: Para acessar a página de ‘Consulta não Encerrados’, é preciso selecionar um Certificado Digital, pois sem um, não é possível acessar a página e consultar os documentos.

Como encerrar MDFe

O encerramento de um MDFe é diferente em cada sistema, dependendo do sistema emissor da empresa será de uma forma, já o sistema emissor de outra empresa pode ser de forma diferente.

Como exemplo, será explicado a forma de encerramento do MDFe no sistema emissor da Soften Sistemas:

1) Acesse o software Soften SIEM, clique na seta ao lado de ‘Venda’ e selecione ‘Manifesto de Carga’;

encerramento MDFe 1

2) Clique em ‘Gerenciador MDFe’, selecione o Certificado Digital da empresa e clique em ‘OK’;

encerramento MDFe 2

3) No gerenciador de MDFe, insira a data do MDFe a ser encerrado, o selecione e clique em ‘Encerrar/Cancelar’;

encerramento MDFe 3

4) Na janela ‘Eventos da MDFe’ selecione ‘Encerramento’ e clique em ‘Novo Evento’;

encerramento MDFe 4

5) Na janela ‘Novo Evento de Encerramento’, caso haja alguma observação basta inserir no campo ‘Observação’, se não é só clicar em ‘Enviar e Autorizar’.

encerramento MDFe 5

6) Após enviar e autorizar o evento, o MDFe estará encerrado.

Assim é o encerramento de MDFe no software emissor Soften SIEM da Soften Sistemas.

Caso não seja o software utilizado pela sua empresa, contate o suporte da empresa que disponibiliza o sistema para a sua e verifique como é feito o encerramento pelo seu sistema.

Adquira um software emissor de qualidade para sua empresa

Para não ter problemas com assuntos como o encerramento de MDFe ou emissão do documento fiscal, adquira um software de qualidade.

Um emissor qualificado implicará em bons resultados e maior automatização, além de ajudar em toda a gestão da empresa.

A Soften Sistemas oferece sistemas de qualidade e fácil manuseio, além de disponibilizar suporte técnico ilimitado e treinamento especializado.

E é possível adquirir tanto o sistema instalado em desktop (Soften SIEM), quanto o sistema Online em nuvem (GerencieAqui).

Para saber mais sobre os produtos da Soften, acesse o site e entre em contato com a empresa para fazer parte do time de clientes satisfeitos.

Conheça Soften Sistemas

Gostou desse artigo? Compartilhe-o com amigos e continue acessando o Blog da Soften para acompanhar todos os artigos.

Qualquer dúvida, basta comentar abaixo que a Soften lhe responderá!

Flávia Scalon
Flávia Scalon

É formada em publicidade e propaganda, pós graduada em gestão de comunicação integrada e uma das principais autoras do blog. Especialista em assuntos fiscais. Nas horas vagas, gosta de ler sobre romance, comédia, drama, entre outros assuntos, também curte vários estilos musicais e aprecia múltiplas culinárias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Gestão Empresarial com Emissor NFe

           Experimentar grátis
Receba Grátis Materiais e Ebooks. Saiba como!