lupa
Mouse

Empreendedorismo Feminino: As faces e os desafios do mercado de trabalho

Malu Brito - 04/03/2021 - 1 Comentário(s)

Não é nenhum segredo que as mulheres estão ganhando cada vez mais espaço no mundo dos negócios. Elas vem se mostrando entendedoras de gestão e de análise de resultados.

E a passos largos o empreendedorismo feminino vem tomando palco e adentrando em um mundo que era majoritariamente masculino.

Mas são diversos os desafios enfrentados por mulheres empresárias, por conta da muito comum “jornada dupla” onde além de cuidar de uma casa e de filhos elas também precisam alcançar bons resultados em sua área de atuação.

Mas muitas se sentem inseguras com suas habilidades e fragilizadas com os constantes julgamentos.

Os impactos positivos da liderança feminina são inegáveis. E por conta de sua escolaridade, que em média é 16% superior à dos homens e também por conta de sua empatia e sensibilidade, elas demonstram uma facilidade maior para a liderança.

Mas e na questão dos desafios? Então quais são desafios as mulheres enfrentam no mundo dos negócios? 

Desafios no empreendedorismo feminino

Um dos principais desafios para as mulheres é conseguir espaço no mercado de trabalho, já que o mesmo é formado majoritariamente por homens. 

E além disto, a diferença salarial é outro ponto muito comentado ultimamente. Infelizmente é real, pois mesmo ocupando o mesmo cargo as mulheres ainda recebem menos que os homens, e cumprindo as mesmas exigências e funções.

Outro desafio como já citado é a muito comum “jornada dupla”, que acaba prejudicando ambas as partes do dia a dia.

Algumas mulheres sentem dificuldade em conciliar a vida profissional e a vida pessoal, já que nos dois últimos anos, a proporção de mulheres empreendedoras que são “chefes de casa” passou de 38% para 45%, por exemplo.

E outro ponto é que a maior parte das mulheres hoje em dia ainda optam por dar mais atenção para seus filhos e seu casamento e deixando a vida profissional em segundo plano. Na maior parte dos casos por acreditar que não seria possível conciliar os dois.

Mas é muito bem merecido dar os parabéns para as mulheres que decidem enfrentar todos os dias a desigualdade e todos os desafios que encontram para se superar cada dia mais. O espaço que elas conquistam é muito representativo.

O mercado nunca esteve tão receptivo para as mulheres na história tanto quanto neste momento. E ainda bem.

Empreendedorismo feminino no Brasil

O crescimento do empreendedorismo feminino no Brasil fica bem claro se analisarmos estatísticas e pesquisas realizadas nos últimos anos. O tema nunca foi tão discutido antes.

De acordo com o Sebrae, uma pesquisa revelou que as mulheres estão à frente de 34% dos negócios de sucesso atuais, e cerca de 45% delas são empreendedoras e chefes de domicílio.

Então no total, são quase 25 milhões de mulheres à frente de seus próprios negócios no Brasil, levando em conta o número de 28 milhões de homens na mesma posição.

Foi constatado um crescimento de mais de 200% no total de empreendedoras no Brasil, considerando um número retirado de outra pesquisa de 2014.

E em sua maioria, elas assumem a missão de ter as rédeas da empresa: Cerca de 81% delas não tem sócios, enquanto 19% possuem um sócio ou mais.

Levando em conta a área de atuação das mulheres em micro e pequenas empresas, elas ganham destaque no comércio varejista de moda, serviços de beleza, negócios de alimentação, atividades jurídicas/contábeis e pequenas fábricas.

O perfil da mulher empreendedora

Tanto para homens quanto para mulheres, algumas características são essenciais para conquistar reconhecimento no mundo dos negócios. 

Autoconhecimento

Um dos principais passos é buscar o autoconhecimento. Reconhecer seus pontos positivos e buscar formas para melhorar os negativos. Então um bom empresário conhece seus pontos fortes e fracos e sabe como utilizá-los no dia a dia.

Inteligência emocional

A inteligência emocional é outro ponto essencial para um bom empreendedor. E várias pesquisas apontam o Funcionário do Futuro com competências voltadas à capacidade emocional. 

E neste ponto as mulheres se dão muito bem, tanto na facilidade para se relacionar com clientes e fornecedores quanto no processo de tomada de decisões na empresa, elas são especialistas. Em especial, em situações delicadas que necessitam de um bom julgamento e uma análise crítica.

Competências e habilidades analíticas

A tendência hoje é desenvolver capacidades analíticas para tomar decisões com base em dados concretos e resultados. E ninguém melhor para fazer essa análise do que uma gestora hábil, detalhista e preocupada.

E sem contar na muito comum habilidade de desenvolver várias tarefas simultaneamente sem se prejudicar em nenhuma delas.

Empreendedorismo feminino: Exemplos de sucesso

Luiza Trajano

É quase impossível falar de empreendedorismo feminino sem citar Luiza Trajano, a mulher por trás do grande sucesso da rede de lojas Magazine Luiza. 

Começou a trabalhar com apenas 12 anos na loja de um de seus tios na cidade de Franca, Interior de São Paulo. E chegou ao posto de CEO da Magazine Luiza em 1991.

E Hoje, Luiza conta com uma fortuna que chega a R$2,5 bilhões. Ela é reconhecida pelo seu estilo único de gestão, marcado com muita empatia, defesa do empreendedorismo feminino e proximidade com os clientes.

Cristina Junqueira

Cristina Junqueira é a co-fundadora de uma grande fintech brasileira, a Nubank, que já conta com mais de 10 milhões de clientes. 

A empresa revolucionou os serviços financeiros, oferecendo um cartão de crédito sem banco.

E o grande diferencial da empresa é facilitar em obter serviços de forma 100% online. E com apenas 4 anos de existência, a Nubank é considerada uma das fintechs mais revolucionárias de nosso país.

Então o principal ponto da gestão de Cristina é que sua empresa promove diversidade e igualdade. Além disto ela foca muito no bem estar de seus funcionários e em seu desenvolvimento como equipe.

Rachel Maia

Rachel ficou conhecida no Brasil como a primeira mulher negra a ocupar o cargo de CEO de uma multinacional.

Ela esteve à frente da grife Lacoste até setembro de 2020, e hoje ela preside sua própria consultoria de negócios (RM Consulting).

Teve experiência em toda sua carreira em liderar empresas dos setores de moda e luxo como Tiffany e Pandora. Ela foi reconhecida por seu estilo de Gestão Humanizada, o que lhe rendeu cinco prêmios “Great Place to Work” de liderança.

Ana Fontes

A empresária Ana Fontes foi eleita em 2019 como uma das 20 mulheres mais poderosas do Brasil pela revista Forbes, tudo graças à sua dedicação em apoiar as empreendedoras de seu país.

Nordestina, de origem pobre, ela usou tudo que aprendeu em sua caminhada para fundar o site Rede Mulher Empreendedora (RME), que já apoiou e capacitou mais de 500 mil mulheres interessadas em empreender.

Os serviços prestados pelo Instituto RME são gratuitos e toda a renda de Ana vem de consultorias prestadas a empresas.

Então ela utilizou toda sua experiência profissional para mudar os rumos do empreendedorismo feminino aqui no Brasil, e fez a diferença.

Viu como o Empreendedorismo Feminino é promissor no país?

E está esperando o que para começar a empreender hoje mesmo?

Já tem empresa mas ainda se sente perdida?

E para você que já começou a empreender e tem dificuldade em manter a organização fiscal e gerencial de sua empresa, a Soften Sistemas pode te ajudar com isso.

Fornecemos um sistema completo para emissão de documentos fiscais e controle gerencial.

Você pode escolher por um sistema completamente online ou um que fique instalado em seu computador o tempo todo.

Entre em contato agora mesmo com um de nossos representantes e solicite 7 dias de teste grátis para conhecer as funções do sistema.

Resgatar 7 dias Gátis

Gostou do artigo? Então compartilhe-o com seus amigos.

Ficou com alguma dúvida? Então comente e teremos prazer em te ajudar.

Continue nos acompanhando aqui no Blog e em nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Youtube e Linkedin.

Até a próxima!

Malu Brito

Malu tem 20 anos. Aqui na Soften, atuou no setor comercial por um ano e meio e foi convocada para reforçar nosso time de Marketing. É responsável pelo produção de conteúdo e é uma das mais novas autoras do nosso blog. Nas horas vagas curte filmes, séries e adora um debate. Uma comunicadora completa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 Comentário(s)

Economize tempo e dinheiro.
Promova já o crescimento
da sua empresa.

           Experimentar agora
Receba Grátis Materiais e Ebooks. Saiba como!