Empowerment: Entenda este conceito e suas vantagens

Flávia Scalon - 28/03/2019 - 0 Comentário(s)

As tomadas de decisão nas empresas são corriqueiras e necessárias, e para agilizar estes processos, é possível adotar a estratégia Empowerment.

Ela está ligada diretamente com a técnica de liderança, porém, o exercício é aplicado diretamente nos funcionários, dentro da empresa.

É uma forma dos gestores delegarem aos colaboradores uma maior responsabilidade nas decisões.

E a partir disso, permitir uma participação maior dos mesmos nas atividades da empresa.

Para entender melhor sobre o Empowerment e suas vantagens, continue lendo este artigo.

Empowerment: Significado

(Empowerment = tradução ‘Empoderamento’)

Empowerment é uma estratégia utilizada nas empresas, pelos líderes e gestores, para um melhor aproveitamento de pessoal.

A estratégia consiste em capacitar os funcionários e assim dar autonomia na tomada de decisões de suas funções e tarefas.

Ou seja, é uma delegação de poderes e integração do profissional nos processos diários da empresa.

Ao adotar esse modelo de gestão e delegar responsabilidades, é preciso que os colaboradores sejam capacitados e instruídos.

Dessa forma, o funcionário assume responsabilidades de um líder, tendo autonomia de decisão.

E isso tudo sem ter a necessidade de recorrer ao seus superiores a todo momento de decisão.

Portanto, a empresa enriquece o cargo de alguns funcionários com mais conhecimento, tarefas e atribuições.

Assim, os profissionais desenvolvem maturidade profissional, e crescem junto da empresa.

Bases do Empowerment

Para que a implantação da estratégia seja eficiente e bem feita, é preciso seguir quatro bases principais. São elas:

Poder

No caso do Empowerment, o poder é distribuído entre líderes e colaboradores, ou seja, delega responsabilidade e autoridade às pessoas, em vários níveis hierárquicos.

Dar poder às pessoas, significa oferecer confiança e importância a função de cada um, além de liberdade e maior autonomia nas ações.

A partir desta ação o negócio dá base para a construção de novos líderes.

Desenvolvimento

Para que os colaboradores possam tomar decisões estratégicas e rápidas, é preciso que estejam capacitados.

Por isso, é importante que a empresa ajude no desenvolvimento pessoal e profissional do colaborador.

Isto pode ser feito oferecendo treinamentos especializados e focados no desenvolvimento de liderança e poder decisivo.

Liderança

Proporcione, às pessoas certas, liderança e responsabilidade na organização, ou seja, uma maior participação em decisões importantes e que não devem tomar muito tempo.

Isso porque, um verdadeiro líder sabe que sozinho não se faz a empresa crescer, que é necessário ter outras pessoas que liderem junto de si.

Por isso, a prática do empowerment abre novos horizontes, tanto ao colaborador quanto à empresa, além de ajudar na definição de objetivos e metas.

Motivação

A motivação é um fator muito importante, em qualquer empresa, principalmente quando a rotina de trabalho oferece desafios difíceis.

Incentivar os colaboradores diariamente é uma prática que se faz necessária, e quando o Empowerment é aplicado corretamente, pode se tornar um impulso para o desenvolvimento em equipe.

Portanto, permita que participem das decisões, reconheça o desempenho dos profissionais, recompense pelo bom resultado e comemore as metas alcançadas em conjunto.

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Quais as vantagens?

Devido ao medo de perder autoridade junto dos colaboradores, muitos gestores colocam empecilhos na aplicação do Empowerment na empresa.

Este medo é infundado, pois, o empoderamento é uma forma de evolução e crescimento da empresa, junto à equipe.

Por isso, é importante saber das diversas vantagens que o Empowerment leva às empresas. Confira abaixo:

  • Redução da burocracia
  • Satisfação dos colaboradores
  • Potencial competitivo
  • Fidelização de clientes
  • Fluxo de comunicação interna
  • Clima / Cultura Organizacional
  • Reconhecimento
  • Otimização de processos diários
  • Proatividade
  • Desenvolvimento profissional
  • Satisfação dos colaboradores

Aplicação do Empowerment nas empresas

Primeiro é importante entender que para aplicar o Empowerment em um negócio, é preciso oferecer os recursos e o conhecimento necessário ao colaborador.

Os passos mais importantes para a implantação da estratégia, serão listados abaixo. Veja e siga as dicas:

1. Faça uma escolha de pessoal correta

Para começar a aplicar o Empowerment dentro do negócio, é importante escolher profissionais capacitados, que saibam conduzir uma equipe e resolver problemas.

Por isso, no momento de escolher a(s) pessoa(s), proatividade, autonomia, bom relacionamento, iniciativa e perfil de liderança, são peças-chave para uma escolha correta.

2. Compartilhe as informações

Para que os colaboradores escolhidos para a liderança de processos possam fazer um bom trabalho, é preciso que informações sobre o negócio sejam compartilhadas com os mesmos.

Filtrar as informações de acordo com o setor em que atua, principalmente se as informações e dados ajudarão e facilitarão na tomada de decisões do profissional, é o fator principal.

3. Reduza os níveis de hierarquia e burocracia

O Empowerment não funciona em empresas com estrutura hierárquica e burocrática, pois, o conceito da estratégia é empoderar a equipe e capacitá-la para o autogerenciamento.

Por isso, o método deve ser aplicado em empresas que estejam dispostas a reduzir a hierarquia e investir em autogestão da equipe, portanto, evite rigidez.

4. Tenha confiança nos profissionais

É preciso confiar no potencial da equipe, pois, ter preocupações com as decisões que ela toma, não faz parte do conceito do Empowerment.

Ficar em cima da equipe e se preocupar com os resultados e decisões tomadas, fará com que não haja rendimento qualificado.

5. Dê feedback

Sempre dê feedback para a equipe, isso ajuda na evolução do trabalho e da autonomia das pessoas envolvidas.

Forneça os feedbacks necessários, faça alterações quando preciso e sugira maneiras de superar desafios, dessa forma, o time vai ganhando cada vez mais autonomia.

Portanto, trabalhe junto da equipe, dando retorno e informações construtivas sempre que preciso.

Assim, a equipe terá mais confiança e gerará conhecimento ao longo do tempo.

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Flávia Scalon
Flávia Scalon

É formada em publicidade e propaganda, pós graduada em gestão de comunicação integrada e uma das principais autoras do blog. Especialista em assuntos fiscais. Nas horas vagas, gosta de ler sobre romance, comédia, drama, entre outros assuntos, também curte vários estilos musicais e aprecia múltiplas culinárias.

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