lupa
Mouse

Employee Lifetime Value: o que é e como usar

Alessandro Caun - 18/06/2020 - 0 Comentário(s)

O Employee Lifetime Value (ELTV)  indica o valor do funcionário de acordo com seu retorno trazido para a empresa enquanto trabalhou nela. Saber calculá-lo potencializa os resultados da empresa e pode representar um diferencial.

Significa Valor do Tempo de Vida do Funcionário. O trabalho da equipe de pessoas é conduzir a organização a maximizar o ELTV. 

Pode atingir esse objetivo desenvolvendo e executando programas que impactam as entradas que impulsionam o ELTV. 

O ponto zero é o momento da contratação, que a empresa tem custos como divulgação e execução do processo seletivo, taxas de contratação do funcionário entre outros. 

E, quando contrato, o funcionário passa a dar gastos a empresa – salário, entre outros, mas também contribui com a produção de renda. 

Assim, entende-se o ELTV como a métrica relacionada ao valor da contribuição do profissional, entre custos e lucros que ele traz.

No entanto, por lidar com produção humana, o ELTV se torna difícil de ser mensurado, bem como depende de diversos fatores que estão e não estão relacionados com o funcionário.

O Employee Lifetime Value é importante de ser medido devido o capital humano ser o mais importante de quaisquer empresas. 

Profissionais engajados são aqueles que levam o negócio ao seu crescimento, devido a eficiência na execução de suas atividades.

Como calcular o Employee Life Time Value (ELTV)

Medir o retorno que o colaborador traz a empresa pode ser polêmico, no entanto, realizar este cálculo já é a realidade de muitas empresas. 

Cada funcionário possui uma medição diferente devido ao tipo de contribuição que ele traz ao negócio. 

Assim, para calcular o ELTV, é necessário definir qual elemento é considerado o principal na análise de um cargo, e depois montar um gráfico cujo eixo X representa o tempo do colaborador da empresa, e o Y significa a sua contribuição.

Employee Lifetime Value: o que é e como usar

O tipo de contribuição do trabalhador bem como a forma com que ele trabalha podem ser medidos. 

É comum o trabalhador iniciar bem motivado na empresa, tendo alta produção, e depois de um tempo, a produtividade diminuir consideravelmente.

Por isso, a necessidade de manter a motivação e engajamento das equipes de trabalho. O papel do líder acaba por se tornar vital, pois ele cuidará da temperatura da equipe que é responsável, bem como procurará mantê-los produtivos.

Além disso, uma diminuição no ELTV traz um eventual desligamento do profissional na empresa, gerando mais gastos – tanto com a demissão quanto com a contratação de um novo funcionário.

Assim: ELTV = retorno por colaborador x tempo de permanência na empresa.

Por que o Employee Lifetime Value (ELTV) deve ser calculado?

O ELTV possibilita as empresas de estar em constante processo de otimização, pois tira da adivinhação ou de sentimentos pessoais a avaliação de um profissional na empresa.

A justificativa é deixar imparcial a avaliação de um funcionário, e verificar se ele está trazendo os retornos esperados ou satisfatórios dentro do valor investido neles.

Mas, se o Employee Life Time Value for positivo, as empresas podem premiar os funcionários e até mesmo propagar as práticas destes para outros funcionários a fim de que eles realizem as mesmas medidas que o outro fazia.

Assim, o ELTV é reconhecido como uma forma de monitoramento de produção da gestão de desempenho de uma empresa.

Vantagens do Employee Lifetime Value (ELTV)

O uso dessa estratégia pode abraçar, inclusivamente, o processo de seleção de profissionais para compor a equipe da empresa. 

Se uma empresa afirmar que usa esta métrica, os profissionais podem se sentir motivados e, até mesmo, apenas aqueles que se identificam com essa forma de avaliação serão trazidos para a empresa, pois se encaixa na cultura organizacional daquelas.

Inclusive, um outro tipo de competição pode se formar, que não leva em consideração apenas o salário ou remuneração, mas sim a contribuição na empresa e a importância que aquele funcionário possui para a organização.

Desta forma, uma empresa que valoriza a importância do Employee Lifetime Value é vista de maneira positiva no mercado e pelos candidatos também, pois estes saberão que se tiverem bom desempenho, seu trabalho será reconhecido pela empresa.

O ELTV também contribui para uma diminuição na taxa de rotatividade da empresa, a médio e longo prazo. 

Rotatividade é quando um funcionário é desligado para outro entrar em seu lugar – na maioria das vezes, as demissões ocorrem por baixa produção pelos funcionários.

Assim, um funcionário que produz constantemente e de maneira motivada, não será desligado e adquirirá estabilidade no emprego. Esta estabilidade é benéfica tanto para ele, quanto para a empresa.

Um trabalhador engajado se sente feliz por trabalhar na corporação, e também não pedirá desligamento em prol de outras oportunidades profissionais. 

Por isso há tantas empresas, hoje, que focam em uma boa liderança, em um ambiente organizacional positivo e situações que dão bem-estar ao funcionário. É um investimento que espera retorno de produção.

Além disso, é extremamente importante que os administradores tenham conhecimento e apliquem a gestão de forma assertiva.

Assim também, como contar com ferramentas que simplifique essa gestão do seu negócio.

Sistemas de Gestão Empresarial e Fiscal

Simplificar a gestão da empresa é uma das principais aspirações dos donos de negócios.

A Soften Sistemas, com ambos seus sistemas: Soften SIEM, software desktop e GerencieAqui, modelo em nuvem; garante a simplificação dos processos administrativos.

Tudo isto é feito por meio de sistemas eficientes, que possibilitam resultados positivos aos negócios.

Além disso, a empresa conta com implantação e treinamentos gratuitos e suporte ilimitado para o cliente.

Conheça Soften Sistemas

Entre em contato e garanta hoje mesmo uma excelente ferramenta de gestão para sua empresa.

Continue também acompanhando o Blog da Soften e as Redes Sociais: FacebookInstagram,TwitterLinkedin e Youtube.

E se caso tiver alguma dúvida, deixe seu comentário logo abaixo!

Alessandro Caun

Mais conhecido como "Professor" é formado em Engenharia Elétrica, com mestrado na área. Nos últimos anos, tem se dedicado ao Marketing Digital e aqui na Soften é responsável pela produção de conteúdo. Curte rock e games retrô, um "nintendista" raiz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economize tempo e dinheiro.
Promova já o crescimento
da sua empresa.

Experimentar agora
Receba Grátis Materiais e Ebooks. Saiba como!