Emissor NFe Sebrae: Entenda tudo sobre o assunto [Download e E-Book Grátis]

Flávia Scalon - 10/10/2017 - 107 Comentário(s)

O Emissor NFe Sebrae é hoje o único emissor governamental gratuito do mercado.

Assim sendo, o Sebrae atualmente é o responsável por disponibilizar gratuitamente o software fiscal para emitir NFe e CTe.

Baixe no final do texto o E-Book Gratuito “Guia Completo Emissor NFe Sebrae”

A responsabilidade anterior era da Sefaz do estado de São Paulo e foi repassada para o Sebrae através de uma parceria entre as instituições.

Esta mudança encontra-se em vigor desde 2017.

O Sebrae, pensando sempre em ajudar o empresariado brasileiro assumiu a responsabilidade e passou a prestar o serviço a milhares de empresas brasileiras, sem custos.

Principalmente para micro e pequenas empresas que não querem ter que pagar por um Emissor de NFe e de Conhecimento de Transporte Eletrônico CTe.

Para as empresas pouca coisa muda em relação ao formato de emissão.

Porém é bom ficar por dentro das mudanças para não ter surpresas negativas.

Veja o link de Download do Emissor NFe logo abaixo do vídeo

Acompanhe agora nosso artigo e fique por dentro de tudo sobre o emissor gratuito de NFe do Sebrae.

Entenda sobre o Emissor NFe Sebrae Gratuito

Desde 2017, a Secretaria da Fazenda de São Paulo informou que não iria mais continuar com a responsabilidade dos emissores gratuitos de nota fiscal.

Devido a esta situação, a Sefaz SP firmou parceria com o Sebrae para atender a parcela de contribuintes que ainda utilizam o emissor gratuito de NFe e CTe.

Emissor Sebrae NFe Infográfico 2

Verifique o anúncio da parceria entre a SEFAZ e o Sebrae SP, lendo na íntegra a matéria publicada pela Sefaz nesse link.

Sendo assim, o governo transferiu ao Sebrae a solução gratuita, e desde Julho de 2017 a instituição passou a disponibilizar o aplicativo emissor de NFe para as empresas.

O software emissor de NFe do Sebrae segue o mesmo padrão do emissor de nota fiscal gratuito da Sefaz SP, é instalado no computador e permite a emissão de notas e conhecimento de transporte.

O emissor do Sebrae conta com todas as funcionalidades que o emissor de notas da Sefaz SP possuía, tais como:

  • Gerar arquivos da NFe;
  • Realizar a assinatura com o certificado digital;
  • Transmitir para a Sefaz de origem da Nota;
  • Gerenciar NFes basicamente;
  • Cancelar NFe;
  • Imprimir DANFE;
  • Cadastrar clientes, produtos e transportadoras.

Assista ao vídeo abaixo preparado pela equipe da Soften e entenda melhor o assunto:

Se tiver alguma dúvida sobre NFe acesse nosso blog e verifique o artigo completo: Tudo sobre nota fiscal eletrônica’.

O Sebrae garante que irá disponibilizar e atualizar as versões do aplicativo às empresas que tiveram que migrar do emissor gratuito da SEFAZ SP ou de qualquer outro emissor gratuito.

Figura Download Emissor NFe Sebrae

 

Atualizações que impactaram o Emissor NFe Sebrae

É importante ressaltar que em 2 de Agosto de 2018, a NFe sofreu uma atualizaçãoque alterou a versão 3.10 para 4.0, conforme definido pela Nota Técnica 2016.002 – v 1.42.

O Sebrae atualizou o seu emissor em Junho para a versão 4.0 da NFe, e 3.0 do CTe.

A versão se encontra disponível no site do SEBRAE, tanto para homologação quanto produção da NFe 4.0 para download.

[ATUALIZAÇÃO / AGOSTO DE 2018 ] Com a atualização da NFe 4.0 realizada no dia 02 de Agosto de 2018, o SEBRAE vêm sofrendo instabilidades para instalação e download do sistema no seu site oficial.

Conforme informações, de alguns usuários, são erros diversos como: não carregamento da aplicação, em outros casos o site não abre para a realização do download, além de erros para o processo de emissão.

A NFe 4.0 tem data para entrar em vigor definitivamente, sendo assim, os softwares terão que estar na versão 4.0, para assim ser possível a emissão de Nota Fiscal.

Saiba tudo sobre a NFe 4.0 e as suas alterações neste artigo preparado pela Soften.

Porque a Sefaz SP transferiu o emissor para o Sebrae?

O Governo paulista verificou que a maior parte dos contribuintes aderiram a outros sistemas e quase todos os documentos fiscais das empresas não estavam sendo mais gerados pelo emissor gratuito de NFe da Sefaz São Paulo.

Então, por conta de 93,3% dos contribuintes não utilizarem o emissor gratuito de NFe da Sefaz, e utilizarem sistemas próprios, foi definido que o emissor gratuito seria repassado para o Sebrae.

Veja a notícia da parceria da SEFAZ de SP com o SEBRAE na íntegra, AQUI.

A responsabilidade também foi assumida até meados do final de 2017 pela Sefaz do Maranhão. Porém pouco tempo depois o emissor foi descontinuado por conta da instabilidade dos servidores.

Figura Ebook Gratuito Emissor NFe Sebrae

Para obter maiores informações sobre esta notícia da descontinuação do emissor da SEFAZ do Maranhão, neste artigo especial que escrevemos abordando completamente o assunto.

Alternativas ao Emissor NFe Sebrae: Softwares pagos

A procura por outros emissores, muitos desses pagos, é por conta das funcionalidades mais completas, tais como gerenciamento mais eficaz de NFe, cálculos automáticos entre outras.

Por terem mais ferramentas para gerenciar uma empresa, muitos contribuintes o escolhem, pois muitos desses emissores, além de Nota Fiscal, oferecem também controle de estoque, controle de financeiro, fluxo de caixa, relatórios mensais, etc.

Uma empresa referência em atendimento ao cliente e sistema emissor completo com gestão de empresas é a Soften Sistemas.

A Soften Sistemas tem um emissor de NFe eficiente e com ótimo preço, com a vantagem de poder gerenciar sua empresa com ele, pois há no software todas as funções disponíveis para gerenciamento do seu negócio.

Caso tenha interesse em ter um emissor NFe com funções gerenciais completo, que vai deixar sua empresa em vantagem frente ao concorrente, entre em contato ou acesse o site www.softensistemas.com.br.

Agora que você está por dentro, viu também que existem várias opções disponíveis no mercado.

Lembre-se de compartilhar com seus amigos, pois esta notícia é muito importante à todos empresários brasileiros.

Deixe seu comentário ou dúvida que a Soften lhe responderá rapidinho.

Flávia Scalon
Flávia Scalon

É formada em publicidade e propaganda, pós graduada em gestão de comunicação integrada e uma das principais autoras do blog. Especialista em assuntos fiscais. Nas horas vagas, gosta de ler sobre romance, comédia, drama, entre outros assuntos, também curte vários estilos musicais e aprecia múltiplas culinárias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

107 Comentário(s)

Sistema de Gestão Empresarial com Emissor NFe

           Experimentar grátis
Receba Grátis Materiais e Ebooks. Saiba como!