Emissor NFe: Guia Rápido sobre o assunto

Diogo Oliveira - 24/06/2018 - 0 Comentário(s)

Mouse

Diante das obrigações fiscais das empresas, possuir um Emissor NFe é uma das principais, por conta da importância da Nota Fiscal para o negócio.

Por mais que a NFe seja uma realidade desde 2010 no Brasil, muitos empreendedores ainda têm dificuldade quanto à adequação.

Conhecer as opções disponíveis no mercado e a sua funcionalidade para os negócios pode ser um diferencial no processo de gestão fiscal.

A Soften, pensando em auxiliar os empresários, montou este Guia Rápido para que você fique por dentro de tudo sobre um Emissor NFe.

Materiais Gratuitos Soften Sistemas

Sobre a Nota Fiscal Eletrônica (NFe)

A Nota Fiscal Eletrônica (NFe) é um documento fiscal para todas as empresas que realizam comercialização, seja de produtos ou serviços.

O projeto surgiu com o intuito de facilitar a fiscalização por parte do governo, assim como rápida comunicação com a Secretaria da Fazenda e segurança de dados.

Todo este procedimento pode ser realizado por meio de um sistema preparado para esta emissão de acordo com as definições governamentais

A NFe é então um documento muito importante para o comércio brasileiro, garantindo não só segurança como credibilidade para as empresas que dela se utilizam.

Além disto, o Governo sempre está preocupado em garantir maior segurança para os empresários, prova disto são as atualizações que eles fazem no documento de tempos em tempos.

Em Julho de 2018 vêm a mais nova atualização que é o modelo 4.0 da NFe, que além de várias mudanças técnicas, garantirá maior segurança na comunicação de dados.

Veja no infográfico abaixo a trajetória da Nota Fiscal Eletrônica (NFe):

Emissor-Sebrae-NFe-Infográfico-21

Entenda o que é um sistema emissor de NFe

Um sistema emissor de NFe é um software desenvolvido para realizar as emissões de NFe de acordo com a legislação vigente.

Ou seja, é a única maneira encontrada para emitir o documento eletrônico, e pode ser tanto nos modelos básicos de desktop, quanto no modelo online em nuvem.

Tais sistemas reúnem uma série de dados da empresa para facilitar o processo de emissão fiscal.

São dados de cliente, fornecedor, produtos/serviços, impostos, todos de acordo com a legislação vigente.

Tais sistemas possibilitam também a emissão de NFe nos seus mais variados eventos, como: devolução, de remessa, importação, etc.

Além, é claro, de possibilitar cancelamento, ajuste ou cartas de correções nas notas emitidas.

O gerenciamento junto aos sistemas governamentais é feito rapidamente tendo um Certificado Digital vinculado ao sistema.

Perceba que na sua totalidade é a ação da tecnologia em favor da gestão empresarial, além do processo de obrigações fiscais.

Pré Requisitos para a emissão de NFe

Como dito, todas as empresas são obrigadas a emitir NFe quando ocorre um processo de comércio de produto ou serviço.

Com exceção do MEI que está isento de tal obrigação, quando a venda é realizada ao consumidor final, ou caso o cliente emita uma nota de entrada.

E para o processo de emissão alguns pré requisitos são necessários, são eles:

  • Realizar o credenciamento junto à SEFAZ do estado;
  • Adquirir um Certificado Digital;
  • Adquirir um sistema emissor.

Para todos estes processos é importante que sempre busque uma consultoria contábil, para que todos os procedimentos sejam realizados de acordo com a legislação vigente.

Qual a melhor opção de emissor NFe para a minha empresa?

Hoje, no mercado há somente uma opção gratuita de sistema emissor de notas que é o do SEBRAE SP, disponível em todo o território nacional.

No entanto, o emissor têm funções reduzidas e o suporte praticado pela empresa pode não ser satisfatório para algum possível problema no processo de emissão.

E lembrando que no segundo semestre de 2018, entra em vigor a atualização da NFe 4.0, podendo trazer algumas complicações nas emissões.

E por mais que o SEBRAE já tenha disponibilizado a atualização é de extrema importância que se tenha segurança no processo de emissão fiscal.

Veja este vídeo preparado pela equipe da Soften e entenda tudo sobre o emissor NFe do SEBRAE:

Neste ponto a melhor opção é investir num sistema emissor pago, que lhe ofereça suporte e esteja sempre pronto para lhe auxiliar.

Mas atenção, opte por uma empresa que possa realmente lhe ajudar, como a Soften Sistemas.

A Soften é especialista em sistemas de gestão fiscal e administrativa, além de contar com um suporte especializado e eficiente.

Hoje, a empresa conta com dois modelos de sistemas, ambos com emissão fiscal e integração com o gerenciamento ERP, são eles:

SoftenSIEM: modelo clássico desktop, com implantação no computador, além disto, independe de internet para funcionamento, com exceção do gerenciamento da NFe, que só pode ser realizado conectado à rede.

Além disto o SIEM possibilita relatórios específicos, além de emissão de outros documentos fiscais, como: NFCe, MDFe, CTe, etc.

GerencieAqui: modelo online que se utiliza da tecnologia de cloud computing, sistema simples e intuitivo que preza pela mobilidade, podendo ser acessado de qualquer dispositivo conectado à internet.

Além disto, com um Certificado Digital A1, o gerenciamento da NFe também pode ser realizado de qualquer lugar.

Ambos os sistemas possibilitam integração com o modelo ERP de gerenciamento administrativo empresarial.

Além é claro de serem de fáceis utilização e garantirem segurança de dados fiscais e tributários da empresa.

Veja na tabela abaixo um comparativo dos benefícios dos emissores pagos e do gratuito.

Emissor Nfe gratuito x pago

Não perca tempo, invista em um Emissor NFe hoje mesmo

A Soften Sistemas, com mais de 15 anos de mercado, hoje é referência em sistemas de gestão fiscal e administrativa.

Isto tudo, com preços acessíveis e benefícios como Certificado Digital gratuito no Plano Anual e programa de parcerias com contadores.

Não fique de fora, entre em contato com a Soften e invista hoje mesmo na gestão fiscal de sua empresa.

Conheça Soften Sistemas

Não se esqueça de acompanhar as atualizações diárias do Blog da Soften e assinar a Newsletter para receber conteúdos exclusivos.

Nos acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook, Instagram,Twitter, Linkedin e Youtube e se ficou alguma dúvida deixe seu comentário que a Soften lhe auxiliará.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economize tempo e dinheiro

Oferecemos soluções para Gestão Fiscal, Financeira, Comercial e Gestão de Estoque

Adquira o melhor sistema de gestão empresarial e promova o crescimento da sua empresa.

Receba Grátis Materiais e Ebooks. Saiba como!