Emissor NFe DF – Saiba tudo sobre a Nota Fiscal Eletrônica em Brasília

Emissor NFe DF

Tanto em Brasília quanto em qualquer localidade, emitir nota fiscal eletrônica de forma correta garante que sua empresa está dentro das normas do governo, cumprindo as obrigações fiscais que a maior parte das empresas precisam cumprir.

Para isso, todo contribuinte precisa ter um Emissor NFe DF, que é um aplicativo emissor de notas fiscais eletrônicas.

A seguir iremos abordar sobre os emissores de NF-e no DF, suas particularidades e como emitir nota fiscal em Brasília. Confira!

Materiais Gratuitos Soften Sistemas

O que é o Emissor NFe DF?

Para fazer uma nota fiscal eletrônica, todo contribuinte precisa ter um software emissor de NFe.

O Emissor de Nota Fiscal Eletrônica, é então um aplicativo para computador que permite fazer a Nota Fiscal que antigamente era feita em papel, agora sendo feita de forma informatizada.

Em Brasília existe uma particularidade que é de não existir uma prefeitura. Sendo assim, o software emissor de nota fiscal eletrônica (Emissor NFe DF) pode tanto emitir a NFe de produtos quanto a NFe de serviços em uma mesma nota, sendo chamada assim de Nota Conjugada.

A nota fiscal eletrônica tem como objetivo substituir a emissão do documento em papel, pois a validade jurídica é garantida com a assinatura digital, como em todo lugar.

Para isso há várias opções de emissores no mercado, desde gratuitos a pagos, entre os gratuitos, está o emissor que a Sefaz disponibiliza, porém, está sendo descontinuado desde o ano passado e não atende mais a várias demandas.

Por isso é importante ter um emissor de NF-e no DF que seja eficaz para sua empresa .

Como emito NFe no DF?

No DF, a NFe para serviços passou a vigorar em 1 de Abril de 2014, e para emitir NFS-e, se faz o mesmo procedimento para emitir nota fiscal de produto, seja pela Sefaz – que está tendo seu emissor descontinuado – ou por algum emissor de NFe pago.

É de grande importância saber que o credenciamento, certificado digital e um emissor de nf-e de qualidade são as principais necessidades para a emissão de notas fiscais eletrônicas, sejam elas de serviço ou não.

Qual Emissor de NFe no DF devo utilizar?

Existem algumas alternativas para emissão de NFe em Brasília. Todo contribuinte terá disponibilizado um software gratuito que pode ser acessado aqui (Emissor NFe DF), porém é um software que pode apresentar problemas ou dúvidas que raramente são sanadas pelo governo local.

Outra alternativa é o Software Pago, porém com qualidade maior e ajuda ao contribuinte.

Também há a possibilidade de deixar sua empresa mais competitiva tendo módulos gerenciais, aumentando a organização de sua empresa.

Outras alternativas existem, tais como o emissor de NF-e gratuito da Sefaz, que está sendo descontinuado pelo governo, por isso é recomendável adquirir um emissor de NF-e que não te deixará na mão e supra as necessidades da empresa.

A Soften Sistemas possui o melhor software do mercado, tanto para emitir NFSe de Serviços, quanto para emitir NFe de Produtos. Acesse os links e confira.

Como inicio o uso da NF-e DF em minha empresa?

Primeiramente é necessário verificar todas as burocracias, sejam elas tributação, credenciamento, enquadramento da empresa, certificado digital, etc.

Verifique o passo a passo a seguir:

1- Adquirir um certificado digital, para que seja possível assinar digitalmente as notas fiscais e assim elas terão validade fiscal. Existem os certificados A1 e A3, sendo que o A1 é um arquivo de computador e o A3, pen-drive ou cartão. Na loja Automatizei é possível encontrar qualquer um desses certificados com ótimo preço, acesse e confira.

2 – Fazer o credenciamento para emitir NF-e. É só acessar Credenciamento NFe DF e fazer o credenciamento.
Para verificar se sua empresa está credenciada, acesse: Consulta credenciamento DF

3- Agora é hora de escolher um emissor NFe DF eficaz e que atenda as necessidades na emissão de Notas Fiscais.

Agora que já está por dentro de tudo sobre a NF-e DF saiba que é possível utilizar qualquer tipo de sistema para emiti-la, seja gratuito ou pago, porém é importante que seja um sistema que integre totalmente sua empresa.

Conheça Soften Sistemas

A Soften Sistemas tem um software de fácil manuseio e otimizado, cheio de vantagens para sua empresa emitir notas fiscais. Agora, não fique atrás da concorrência, entre em contato com a Soften ou acesse o site para saber mais sobre o emissor de NF-e.

Flávia Scalon
Flávia Scalon

É formada em publicidade e propaganda, pós graduada em gestão de comunicação integrada e uma das principais autoras do blog. Especialista em assuntos fiscais. Nas horas vagas, gosta de ler sobre romance, comédia, drama, entre outros assuntos, também curte vários estilos musicais e aprecia múltiplas culinárias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

  • Elpidio Jorge disse:

    Bom dia! Qual o convênio que fala de nota fiscal conjugada no DF?

    • Diogo Oliveira Diogo Oliveira disse:

      Olá Elpídio,

      A SEFAZ do DF disponibiliza a Portaria SEF nº 403 de 20/10/2009 para esclarecer dúvidas que dispõe sobre a Nota Fiscal Eletrônica.
      Por conta do DF não possuir prefeitura para regular a emissão de Nota Fiscal de Serviço, a emissão de nota conjugada é realizada junto com a emissão de Nota Fiscal Eletrônica de produtos, sendo que no momento da emissão o CFOP deve ser especificado na inserção do produto/serviço, discriminando assim cada item da nota.

      Por exemplo, se é um produto deverá ser usado um CFOP de produto e se for um serviço deverá ser usado um CFOP de serviço.

      É de extrema importância averiguar as devidas informações com sua contabilidade, pois cada estado tem sua forma de tributação em base da legislação.

      Esperamos ter lhe ajudado. Qualquer dúvida, contate-nos novamente.

Posts de interesse