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Email de Cobrança: Saiba como fazer de forma amigável

Flávia Scalon - 31/07/2018 - 8 Comentário(s)

Cobrar um cliente devedor nem sempre é algo agradável de fazer, por conta disto, há vários meios para tais processos, e um deles é o Email de Cobrança.

Esta ferramenta de contato tem crescido constantemente por seu baixo custo para a empresa e facilidade de contato com devedores.

A Soften elaborou este artigo com exemplos de email de cobrança e algumas dicas para ajudar sua empresa a cobrar inadimplentes. Confira!

email de cobrança 2

5 Exemplos de Email de Cobrança

Como dito, cobrar inadimplentes não é uma tarefa fácil e agradável, porém, é algo com que toda empresa precisa lidar.

Por isso, é fundamental ter ideias para que o sistema de cobrança da empresa seja padrão e eficiente.

No vídeo abaixo temos maiores informações sobre Email de cobrança:

Veja a seguir alguns exemplos de email de cobrança que podem ser eficientes para você e sua empresa.

1. Aviso: Prestação vencida

(Cidade, dia/mês/ano)

Prezado(a) Senhor(a),

Em nosso sistema consta, em sua conta, uma prestação vencida há mais de 10 dias, por conta disso, pedimos sua regularização imediata.

Caso o pagamento já tenha sido efetuado, por favor, desconsidere este aviso.

Atenciosamente,

(Nome)
(Cargo)

2. Aviso de vencimento

(Cidade, dia/mês/ano)

Prezado(a) Senhor(a),

Por meio deste, vimos lembrar o vencimento de sua conta com documento de nº_____, no valor de R$_____ (valor por extenso) na data __/__/____.

Caso o pagamento já tenha sido efetuado, por favor, desconsidere este aviso.

Atenciosamente,

(Nome)
(Cargo)

3. Pagamento em aberto

(Cidade, dia/mês/ano)

Prezado(a) Senhor(a),

Em nosso sistema não consta o registro de pagamento dos seguintes valores:

(lista de valores)

Solicitamos que o(a) Senhor(a) entre em contato o quanto antes para regularizar a pendência.

Caso o pagamento já tenha sido efetuado, por favor, desconsidere este aviso.

Atenciosamente,

(Nome)
(Cargo)

Materiais Gratuitos Soften Sistemas

4. Cobrança: Atraso de pagamento

(Cidade, dia/mês/ano)

Prezado(a) Senhor(a),

Continua em aberto em nosso sistema, aguardando pagamento, o documento de nº_______, no valor de R$_______ (valor por extenso), com vencimento na data __/__/____.
Como não recebemos nenhum tipo de notificação de V.S.ª. com a razão do atraso, solicitamos que entre em contato para maiores informações ou regularização de pagamento.

Estamos certos de que o atraso deve-se a problemas circunstanciais e que irá honrar com seus compromissos.

Atenciosamente,

(Nome)
(Cargo)

5. Controle de pagamento

(Cidade, dia/mês/ano)

Prezado(a) Senhor(a),

Nosso controle de pagamento está acusando prestações vencidas, em sua conta, há mais de 30 dias.

Pedimos que regularize esta pendência com urgência, caso contrário, seremos obrigados a encaminhar o problema para nosso Departamento Jurídico.

Atenciosamente,

(Nome)
(Cargo)

Estes são alguns exemplos de email de cobrança que podem ser utilizados pelas empresas.

Porém, é importante ter sempre modelos padrões de cobrança para sua corporação.

Verifique neste post 5 modelos de carta de cobrança disponibilizados pela Soften.

Dicas para fazer uma boa cobrança

Confira abaixo algumas dicas para que a cobrança seja feita de forma correta e respeitosa:

  • Tenha certeza que a conta não foi paga;
  • Seja educado e claro no email de cobrança;
  • Não faça ameaças ao cliente, apenas informe que segundo os dados, a conta não foi paga;
  • Envie a cobrança em um email que o próprio cliente forneceu;
  • Detalhe no email todas as informações com os valores corretos, juros e correções;
  • Dê um prazo para que a dívida seja quitada;
  • Entenda o lado do cliente e dê opções para parcelamento da dívida;
  • Não demore a cobrá-lo;
  • Utilize diversos canais para fazer uma cobrança;
  • Inclua na mensagem “Caso o pagamento tenha sido efetuado, desconsidere esta mensagem”.

O ideal, é que o departamento jurídico de sua empresa – caso haja um -, formule o comunicado de cobrança para que não haja nenhum problema jurídico.

Porém, ao seguir as dicas acima já é um grande passo para o sucesso da cobrança.

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Além disso, é possível controlar todos os clientes pagantes e inadimplentes, facilitando e organizando assim todo o processo de cobrança da empresa.

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Flávia Scalon
Flávia Scalon

É formada em publicidade e propaganda, pós graduada em gestão de comunicação integrada e uma das principais autoras do blog. Especialista em assuntos fiscais. Nas horas vagas, gosta de ler sobre romance, comédia, drama, entre outros assuntos, também curte vários estilos musicais e aprecia múltiplas culinárias.

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8 Comentário(s)

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