Conheça o sistema de gestão mais completo para seu negócio

Como aderir ao e-commerce para o seu empreendimento?

Diogo Oliveira - 19/04/2019 - 0 Comentário(s)

Com as inovações tecnológicas, diversos processos ganharam praticidade e não é diferente ao se tratar de compras, em especial, devido ao e-commerce, que consiste em comércio eletrônico.

Dessa maneira, hoje em dia com poucos cliques as pessoas conseguem adquirir o que almejam, enquanto os empreendedores possuem os mais diversos caminhos para explorar como forma de negócio.

O comércio pela internet pode ser uma extensão da loja física ou uma migração, independentemente do modelo selecionado, uma série de etapas devem ser seguidas para potencializar as chances de alcançar o sucesso.

Por exemplo, um usuário que deseja contratar um escritório de contabilidade de SP, sem dúvidas, espera que o processo realizado pela internet para encontrar a empresa e contactá-la seja seguro e prático, principalmente ao colocar determinados dados em um site.

Além disso, de forma geral é importante que a empresa, de acordo com o setor, atenda questões relacionadas com a logística, em especial, no transporte e entrega de mercadorias, visibilidade da plataforma, segurança, maneiras de pagamento e informações dispostas.

Sendo assim, a empresa deve ter a preocupação com cada processo necessário para a construção do e-commerce e para a efetivação da venda.

Atualmente, é possível encontrar suporte de diversas maneiras, tanto para as estratégias para um maior alcance de usuários, quanto para um melhor design da plataforma.

De qualquer forma, é importante que exista o olhar profissional, pois até mesmo serviços como o de consultoria em vendas acabam sendo decisivos para evitar medidas inadequadas e o comprometimento do negócio.

Por meio da consultoria, é possível analisar o mercado de atuação, aprimorar o atendimento, cadastrar os produtos ou serviços de forma apropriada, entre outras possibilidades.

Materiais Gratuitos Soften Sistemas

A importância de definir o público-alvo

De acordo com as informações apresentadas, é importante que uma série de passos sejam tomados para a estruturação adequada de um e-commerce, mas há etapas que são cruciais para a empresa de forma geral, que é o caso de definir o público-alvo, pois se trata de um fator decisivo para qualquer empresa.

Dessa maneira, a marca pode ter um melhor posicionamento em suas plataformas de atuação, em especial, para determinar estratégias de marketing digital.

Isso se deve ao fato de que muitos pontos, nesse contexto, estão relacionados com: conteúdos, a forma de apresentação dos serviços ou produtos, informações sobre a empresa, entre outros.

Por exemplo, uma empresa de comunicação visual pode atender tanto pessoas físicas quanto jurídicas, logo, a apresentação de seus produtos, como de um banner promocional, pode variar.

Por essa razão, é preciso que o público esteja bem definido para uma apresentação adequada, pois as transações comerciais contam com particularidades em cada caso.

Além disso, diferentes critérios são avaliados para a definição do público-alvo, como faixa etária, hábitos, gostos, plataformas comumente visitadas, entre outros.

Nesse caso, é interessante abordar que no marketing digital ocorre a criação da persona, que consiste na personificação do consumidor ideal, sendo um perfil semi fictício decisivo para alcançar o público de forma mais precisa.

Como escolher uma plataforma para e-commerce?

Hoje em dia, diversas plataformas atendem a finalidade de e-commerce e podem viabilizar índices variados de vendas.

Todavia, o momento da escolha é decisivo para os empreendedores, logo, diversos critérios devem ser analisados para atender seus objetivos a curto, médio e em longo prazo.

Entre alguns desses fatores, é possível citar:

  • Tipo de módulo de gerenciamento;
  • Flexibilidade para integrar com outras tecnologias;
  • Possibilidade de atualizações;
  • Viabilidade de otimização para buscadores;
  • Tipo de canal de suporte;
  • Compatibilidade com navegadores.

Esses pontos estão relacionados não apenas com os requisitos básicos que as plataformas devem apresentar, como também com as possibilidades de modificações a serem realizadas.

Afinal, em algum momento o empreendedor pode detectar a necessidade de repaginar o site ou integrar algum recurso diferenciado. Nessas horas, ter uma plataforma que favoreça o processo ao invés de torná-lo desgastante ou limitado, é indispensável.

Dessa maneira, se pode dizer que o e-commerce apresenta grande potencial para as empresas, principalmente devido à acessibilidade.

No entanto, é necessário observar que diferentes fatores são cruciais para o sucesso, desde a escolha da plataforma, identificação do público, até questões relacionadas ao desempenho da empresa e estratégias definidas.

Por esse motivo, é indispensável sempre contar com uma equipe de profissionais especializados.

Conheça Soften Sistemas

Plataforma de automação de vendas

A Soften Sistemas, empresa especializada em softwares de gestão empresarial possui uma ferramenta de automação de vendas, o GerencieAqui.

Além de uma plataforma eficiente, a Soften oferece implantação e treinamento gratuito e suporte técnico ilimitado.

Continue acompanhando o Blog da Soften e as Redes Sociais: FacebookInstagram,TwitterLinkedin e Youtube.

Deixe seu comentário caso tenha alguma dúvida!

Diogo Oliveira
Diogo Oliveira

É jornalista e especialista em textos informativos. Atualmente escreve os textos da Soften para a mídia, redige e-books e auxilia no blog. Nas horas vagas, gosta de ouvir música, ler sobre atualidades e política e assistir séries.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Gestão Empresarial com Emissor NFe

           Experimentar grátis
Receba Grátis Materiais e Ebooks. Saiba como!