Descubra a Diferença entre Margem e Markup
Flávia Scalon - 30/08/2019 - 0 Comentário(s)
Você, empreendedor, sabe a diferença entre margem e markup? Quando se fala em gestão administrativa, é comum perceber a falta de conhecimento com esses termos.
Com isso, podemos ver que a precificação de produtos e serviços tem sido feita de forma incorreta.
Markup e margem de lucro são questões de muita importância para qualquer empreendimento.
E a falta de conhecimento com eles pode fazer com que o gestor tenha sérios problemas, sendo desde o preço colocado em um produto até a escolha do seu regime tributário.
Para ajudar a clarear o seu entendimento sobre o assunto, vamos mostrar a você a diferença entre margem e markup.
Continue a leitura e veja como esses conceitos são essenciais para o funcionamento da sua empresa.
Saiba a diferença entre Margem e Markup
Muitos empresários não sabem a diferença entre margem e markup e cometem erros na hora de realizar seus cálculos, e essa falta de atenção pode trazer prejuízos no final do mês.
Para obter bons números e ter um saldo positivo, é preciso saber a diferença entre margem e markup.
Além de levar em conta uma série de fatores e colocar os números sempre na ponta do lápis.
Quando você adiciona um valor aos custos totais de um produto ou serviço, essa é a sua margem de lucro.
Assim, é formado o preço total de comercialização dele e você consegue definir quanto ganha em cima de cada item vendido.
Em outros termos, a margem de lucro é a formação do preço do seu produto/serviço e o que a empresa irá lucrar em cima de sua venda, isso em relação a um investimento realizado.
Por exemplo, se a sua mercadoria custou R$2 reais e o valor total de venda será de R$4 reais, sua margem de lucro será de 100% em cima da comercialização.

Já o markup é o índice que você usa para precificar o seu serviço/produto, ou seja, depois que você sabe quanto irá investir para ter tal item, soma-se a margem de lucro e tem o seu markup.
Vale lembrar que ao realizar esse cálculo é preciso incluir as suas despesas também como, por exemplo, os impostos.
O índice ideal de markup não é possível identificar, isso porque ele varia bastante no mercado, isto porque está relacionado de acordo com cada área da economia.
Para encontrar o markup para os seus negócios, liste todas as suas despesas fixas e variáveis, custos com impostos e operacionais e demais encargos. O resultado será o seu markup.
Conseguiu ver a diferença entre margem e markup? Basicamente um te ajuda a precificar o real lucro que a sua empresa terá.
Ou seja, por meio do markup é possível colocar um valor ao seu produto e ter o real lucro.
Como calcular a margem de lucro?
Suponhamos que você já tem o preço do seu produto ou serviço já definido e sabe também o quanto investiu nela.
Para calcular a sua margem de lucro é preciso usar a fórmula:
Margem de lucro = Preço – Custo = Preço real.
Dessa forma, você vai poder visualizar o valor real do seu item e também a sua margem de lucro.
Como calcular o markup?

Esse é o índice formado para te ajudar a formar o seu preço de venda. Sendo assim, ele é calculado da seguinte forma:
Markup:
1
————————————————————————-
1 – despesas variáveis (%) – margem de lucro
Para ter o preço ideal é preciso realizar a fórmula:
Preço: custo líquido x markup = preço ideal da mercadoria
Conseguiu entender a diferença entre margem e markup na hora de fazer os seus cálculos?
Você coloca uma margem de lucro em seu produto, mas o preço certo só conseguirá depois que achar o markup dele.
Ou seja, sua lucratividade depende do seu markup realizado corretamente.
Com isso, podemos perceber claramente a diferença entre margem e markup.
Sendo que o markup é usado para calcular preço de comercialização ideal para que você tenha a margem de lucro desejada em seus negócios.
Já a margem de lucro é o que representa o rendimento líquido da sua empresa.
Analise o seu mercado de trabalho
Para que você não saia no prejuízo e consiga ter um preço justo pelo seu produto, sem perder o lucro, é preciso ficar atento ao seu mercado de trabalho.
Atualmente, a concorrência tem sido acirrada em todas as áreas e o ideal é ter um valor competitivo, sem perder o seu ganho e nem a qualidade.
Só tome cuidado para não se igualar a um concorrente e acabar perdendo o lucro! Fique atento, mas estrategicamente para que seus negócios fluam corretamente!
Agora que você sabe a diferença entre margem e markup e como aplicá-los em sua organização, reveja todo o seu planejamento de vendas.
Você pode se surpreender com os resultados!
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