lupa
Mouse

Dicas simples de Gestão Financeira para PMEs

Alessandro Caun - 27/08/2020 - 0 Comentário(s)

Diversos estudiosos e especialistas já apontaram que a Gestão Financeira é um fator crucial e determinante para a sobrevivência de empreendimentos.

Em especial, pequenos negócios precisam acompanhar essa área administrativa do negócio de perto para garantir que conseguirá manter-se de pé.

Por esse motivo, é importante que o empresário tenho o mínimo de noção de controle e administração das finanças do seu empreendimento.

Para isso, aqui nesse material você encontrará 5 dicas Infalíveis para garantir que a gestão financeira do seu pequeno negócio seja um sucesso.

gestão financeira

Entendendo Gestão Financeira

Você pode estar começando hoje nesse mercado e se perguntando neste momento: “Mas o que é Gestão Financeira?”.

Calma, vamos entender isso: Gestão ou Administração Financeira é o conjunto de procedimentos e ações para acompanhar e controlar o dinheiro que gira em uma empresa.

Ou seja, é a forma que o empresário tem para acompanhar o dinheiro que ganha da empresa e também o que é gasto.

A Gestão Financeira está contida como parte essencial dos pilares da Administração Empresarial, juntamente com a Gestão Comercial, de Estoque, Vendas e Fiscal.

Quando bem estruturadas essas gestões são capazes de manter um empreendimento nos trilhos e assim garantir crescimento e bons resultados.

Em especial, é através da Gestão Financeira que se saberá se o negócio está tendo lucro ou não, isso tudo registrando e analisando as movimentações diárias.

Por meio dela, é possível saber motivos de diminuição de lucro e perdas de dinheiro também.

5 Dicas Infalíveis para a Gestão Financeira de Sucesso

Para ajudar você empresário que tem um pequeno negócio, aqui você vai encontrar cinco dicas de ações para uma boa gestão financeira.

Lembre-se que o controle financeiro é essencial para o sucesso e sobrevivência de sua empresa, por isso, não deixe de dar atenção a cada um dos pontos.

1 – Tenha Planejamento Financeiro e de Gastos

Planejamento é a palavra chave para toda e qualquer ação dentro de uma empresa, seja ela qual for e tenha ela o tamanho que tiver.

E na área financeira não é diferente. É essencial realizar um planejamento de gastos, investimentos e tudo o que será feito com o dinheiro.

Isso porque, a partir disso é possível ter uma visão acerca dos caminhos que serão tomados pela empresa.

Com um bom planejamento o gestor tem também melhores condições de tomar decisões importantes para o crescimento da empresa.

2 – Defina KPI’s para a Gestão Financeira

KPI é a sigla para Key Performance Indicator, que em tradução livre significa indicadores-chave de performance.

KPIs então, são indicadores que mostram os resultados positivos ou negativos de uma determinada ação. 

No caso da Gestão Financeira, são pontos que você deve acompanhar, como aumento do Capital de Giro.

No entanto, é essencial definir esses KPIs para saber se as medidas e estratégias adotadas estão trazendo resultados positivos.

3 – Defina um Orçamento ou Limite de Gastos

Estabelecer um valor de teto de gastos ou orçamento fixo para os custos da empresa, é uma ação financeira muito eficiente.

Isso porque, têm-se controle do dinheiro que sai e garante segurança nas atividades essenciais.

Mas lembre-se, esse orçamento deve ser definido de forma a ser capaz de suprir as necessidades e sanar todos os custos da empresa sem lhe causar dívidas.

4 – Alimente e acompanhe sempre o Fluxo de Caixa

O Fluxo de Caixa é a ferramenta de gestão e controle financeiro mais poderosa dentro de uma empresa.

Isso porque, por meio dele o empresário tem controle e visão total de todo o dinheiro que entra e sai do seu negócio.

O Fluxo de Caixa registra de forma detalhada todas as entradas e saídas da empresa, podendo ser de forma diária, semanal, quinzenal ou semanal.

A partir desses dados o gestor faz um comparativo dos valores e verifica se a empresa tem mais dinheiro entrando do que saindo. 

É indispensável alimentar e manter o fluxo de caixa sempre atualizado, para que se tenha sempre a visão real da saúde financeira de sua empresa.

5 – Utilize a tecnologia ao seu favor

Por último, mas não menos importante: invista em um software de gestão financeira para o seu negócio.

Essas ferramentas utilizam-se do modelo de Gestão ERP trabalhando o controle financeiro integrado com outros setores do negócio, como: vendas, fiscal e estoque.

Além disso, essas ferramentas conta com um controle e alimentação de fluxo de caixa acontecendo quase que de forma automática de acordo com as movimentações diárias.

Com um software de gestão financeira o empresário tem mais tempo para analisar os dados obtidos através dos relatórios, do que ficar lançando e anotando dados.

Portanto, esqueça de uma vez por todas os cadernos de anotações de contas e as imensas planilhas de Excel.

Invista na sobrevivência do seu negócio com um software de Gestão Financeira Completo para o seu negócio.

Invista hoje mesmo na Gestão Empresarial!

Como vimos no decorrer deste artigo, a saúde financeira da empresa é um dos pilares para seu crescimento.

Além disso, o investimento em boas práticas financeiras deve sempre estar alinhado com o desenvolvimento de ações e estratégias nas demais áreas de seu negócio.

Contudo, já parou um momento e pensou: quanto é destinado dentro de seu negócio, em termos de investimento em mão de obra qualificada, para controlar seu estoque, produzir relatórios e organizar seus fluxos operacionais?

Se a resposta deixar você reflexivo por um instante, então chegou a hora de investir em um bom Sistema de Gestão.

Uma das principais vantagens que um bom sistema de gestão pode trazer para o seu negócio é a redução de custos.

Um Sistema de Gestão tem um excelente Custo x Benefício para o seu Negócio!

Através dele é possível integrar todos os processos da empresa, compartilhando informações relevantes e precisas para o negócio, aumentando a eficiência organizacional como um todo.

Acima de tudo, um sistema de Gestão é capaz de automatizar diversas tarefas e facilitar o atendimento aos seus clientes, o que aumenta a produtividade e acaba reduzindo o custo total do trabalho empregado em cada etapa do seu negócio.

Ou seja, utilizar um Sistemas de Gestão Fiscal e Administrativo gera uma economia real em mão de obra em diversas áreas da suas empresa.

A Soften Sistemas conta com os Melhores Sistemas de Gestão do mercado

Por isso, é bom possuir ferramentas de controle total do seu negócio que trabalhe com eficiência, assim como os aplicativos da Soften Sistemas.

A empresa especializada possui dois modelos de softwares ERP: o Soften SIEM, aplicativo desktop; e o GerencieAqui, sistema online.

O cliente tem também, somado à eficiência dos softwares, implantação e treinamento gratuitos e auxílio do suporte técnico ilimitado.

Dessa forma, simplifique a gestão de sua empresa entrando em contato com a Soften.

Se você gostou desse conteúdo, compartilhe-o com seus amigos e acompanhe sempre o Blog da Soften.

Siga também as Redes Sociais da empresa: FacebookInstagramTwitterLinkedin e Youtube.

Em conclusão, comente abaixo, caso tenha alguma dúvida ou sugestão!

Alessandro Caun
Alessandro Caun

Mais conhecido como "Professor" é formado em Engenharia Elétrica, com mestrado na área. Nos últimos anos, tem se dedicado ao Marketing Digital e aqui na Soften é responsável pela produção de conteúdo. Curte rock e games retrô, um "nintendista" raiz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economize tempo e dinheiro.
Promova já o crescimento
da sua empresa.

           Experimentar grátis
Receba Grátis Materiais e Ebooks. Saiba como!