Top 10 dicas para trabalhar em casa

Flávia Scalon - 04/12/2018 - 2 Comentário(s)

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Trabalhar em casa pode parecer algo simples e rotineiro, porém, é mais complexo que imaginamos.

É preciso muita organização e foco, pois, em casa as distrações são bem maiores, e se as metas não forem prioridade, é possível que a pessoa se perca.

Por isso, caso você tenha interesse em trabalhar em casa, algumas dicas foram separadas, acompanhe este artigo.

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10 dicas para trabalhar em casa

Quer trabalhar em casa e não sabe como se organizar e priorizar suas atividades? Verifique essas 10 dicas a seguir:

1. Defina um horário de trabalho

Primeiro, é importante definir um horário de trabalho, ou seja, quantas horas irá trabalhar e em quantos dias da semana.

Claro que ao trabalhar em casa, uma das vantagens é não ter horários para cumprir e ter flexibilidade em suas atividades particulares.

Porém, com a falta de um horário estabelecido, pode não haver produtividade, interferindo em todo seu planejamento.

Por isso, é bom fixar um horário para trabalhar em casa, pois pode ajudar na organização e produtividade do dia a dia.

Verifique em qual momento do dia você é mais produtivo e distribua as atividades, mas, saiba também o momento de descansar e relaxar.

2. Se vista para trabalhar

Evite o pijama durante todo o dia, isto faz com que o subconsciente esteja focado sempre na cama.

Por isso, é importante tirar o pijama e se vestir para trabalhar, não precisando ser necessariamente terno ou salto, basta colocar uma roupa normal e confortável do dia a dia.

Pode parecer algo irrelevante, porém, ao acordar e colocar uma roupa para o trabalho, sua mente e corpo ficam estimulados.

3. Tenha um ambiente de trabalho

O ambiente de trabalho é um passo muito importante quando se trabalha em casa, pois, o aconchego e conforto do lar podem ser estimulantes do desânimo.

Para exercer o trabalho dentro de casa, é preciso ter um espaço elaborado, assim, tal processo é feito de forma produtiva.

Trabalhar no quarto ou na cama é um hábito que contribui com a falta de foco e organização.

Tenha um espaço bem iluminado, ventilado e livre de distrações, invista em um escritório confortável e em materiais necessários para a execução de seu trabalho.

4. Afaste qualquer distração tecnológica

Assistir TV, olhar o celular ou mexer nas redes sociais são atividades que devem ser evitadas no horário de trabalho.

Pois, são distrações que podem atrapalhar e afetar a produtividade e concentração no trabalho.

Portanto, procure evitar qualquer distração tecnológica, desligue a TV, silencie seu celular, feche as redes sociais e bloqueie tudo aquilo que pode ser tirar a atenção do trabalho.

5. Informe que você está trabalhando

Avise sua família e amigos sobre seu horário de trabalho, assim, você evita qualquer interrupção desnecessária.

Explique sua decisão de horário e que por isso, não pode ser incomodado, peça que resolvam assuntos particulares fora do seu horário de trabalho.

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6. Tenha uma lista de tarefas

Preparar uma lista de tarefas a serem feitas é um passo a ser executado em todo começo de semana, assim, você começa suas atividades de forma organizada.

Seja realista ao preparar essa lista, insira atividades que você irá realmente cumprir, adapte-se e priorize as tarefas de acordo com sua importância.

Alguns aplicativos de organização podem ajudar na priorização e otimização de sua rotina, e um deles é o Asana.

7. Mantenha o local organizado

Manter seu ambiente de trabalho organizado é uma necessidade em trabalhos home office.

Lugares desorganizados e bagunçados podem prejudicar seu desenvolvimento, por isso, no fim de seu expediente, limpe e organize o local para o início do próximo expediente.

8. Tenha um armazenamento em nuvem

Para que seus documentos, imagens, planilhas ou projetos fiquem seguros, armazene-os em sistemas seguros, como o armazenamento em nuvem.

Assim, caso seu computador tenha algum problema, seus arquivos estarão salvos em um lugar seguro.

Sistemas de armazenamento em nuvem são acessados por meio de login e senha, assim, só você saberá e conseguirá acessar o local.

Alguns dos sistemas de armazenamento em nuvem são: Dropbox e Google Drive – permite criar arquivos, planilhas e slides.

9. Tenha metas definidas

Ter metas definidas a curto e longo prazo, também ajuda em sua organização, tanto profissional quanto pessoal.

Anote-as em um local e esteja sempre atento a elas, refletindo se as mesmas já foram ou serão alcançadas.

E ao longo de todo o ano, defina novas metas e novos rumos a serem seguidos em sua vida.

10. Acredite no seu negócio

Por fim, acredite em seu negócio e em você, não desanime no primeiro problema, pois, eles ocorrem em qualquer trabalho.

O sucesso de seu trabalho pode demorar um pouco, mas irá acontecer, basta ter paciência e perseverança.

Busque sempre aprimorar seu conhecimento e se empenhe em suas tarefas principais.

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