Trabalhar em casa pode parecer algo simples e rotineiro, porém, é mais complexo que imaginamos.
É preciso muita organização e foco, pois, em casa as distrações são bem maiores, e se as metas não forem prioridade, é possível que a pessoa se perca.
Por isso, caso você tenha interesse em trabalhar em casa, algumas dicas foram separadas, acompanhe este artigo.
10 dicas para trabalhar em casa
Quer trabalhar em casa e não sabe como se organizar e priorizar suas atividades? Verifique essas 10 dicas a seguir:
1. Defina um horário de trabalho
Primeiro, é importante definir um horário de trabalho, ou seja, quantas horas irá trabalhar e em quantos dias da semana.
Claro que ao trabalhar em casa, uma das vantagens é não ter horários para cumprir e ter flexibilidade em suas atividades particulares.
Porém, com a falta de um horário estabelecido, pode não haver produtividade, interferindo em todo seu planejamento.
Por isso, é bom fixar um horário para trabalhar em casa, pois pode ajudar na organização e produtividade do dia a dia.
Verifique em qual momento do dia você é mais produtivo e distribua as atividades, mas, saiba também o momento de descansar e relaxar.
2. Se vista para trabalhar
Evite o pijama durante todo o dia, isto faz com que o subconsciente esteja focado sempre na cama.
Por isso, é importante tirar o pijama e se vestir para trabalhar, não precisando ser necessariamente terno ou salto, basta colocar uma roupa normal e confortável do dia a dia.
Pode parecer algo irrelevante, porém, ao acordar e colocar uma roupa para o trabalho, sua mente e corpo ficam estimulados.
3. Tenha um ambiente de trabalho
O ambiente de trabalho é um passo muito importante quando se trabalha em casa, pois, o aconchego e conforto do lar podem ser estimulantes do desânimo.
Para exercer o trabalho dentro de casa, é preciso ter um espaço elaborado, assim, tal processo é feito de forma produtiva.
Trabalhar no quarto ou na cama é um hábito que contribui com a falta de foco e organização.
Tenha um espaço bem iluminado, ventilado e livre de distrações, invista em um escritório confortável e em materiais necessários para a execução de seu trabalho.
4. Afaste qualquer distração tecnológica
Assistir TV, olhar o celular ou mexer nas redes sociais são atividades que devem ser evitadas no horário de trabalho.
Pois, são distrações que podem atrapalhar e afetar a produtividade e concentração no trabalho.
Portanto, procure evitar qualquer distração tecnológica, desligue a TV, silencie seu celular, feche as redes sociais e bloqueie tudo aquilo que pode ser tirar a atenção do trabalho.
5. Informe que você está trabalhando
Avise sua família e amigos sobre seu horário de trabalho, assim, você evita qualquer interrupção desnecessária.
Explique sua decisão de horário e que por isso, não pode ser incomodado, peça que resolvam assuntos particulares fora do seu horário de trabalho.
6. Tenha uma lista de tarefas
Preparar uma lista de tarefas a serem feitas é um passo a ser executado em todo começo de semana, assim, você começa suas atividades de forma organizada.
Seja realista ao preparar essa lista, insira atividades que você irá realmente cumprir, adapte-se e priorize as tarefas de acordo com sua importância.
Alguns aplicativos de organização podem ajudar na priorização e otimização de sua rotina, e um deles é o Asana.
7. Mantenha o local organizado
Manter seu ambiente de trabalho organizado é uma necessidade em trabalhos home office.
Lugares desorganizados e bagunçados podem prejudicar seu desenvolvimento, por isso, no fim de seu expediente, limpe e organize o local para o início do próximo expediente.
8. Tenha um armazenamento em nuvem
Para que seus documentos, imagens, planilhas ou projetos fiquem seguros, armazene-os em sistemas seguros, como o armazenamento em nuvem.
Assim, caso seu computador tenha algum problema, seus arquivos estarão salvos em um lugar seguro.
Sistemas de armazenamento em nuvem são acessados por meio de login e senha, assim, só você saberá e conseguirá acessar o local.
Alguns dos sistemas de armazenamento em nuvem são: Dropbox e Google Drive – permite criar arquivos, planilhas e slides.
9. Tenha metas definidas
Ter metas definidas a curto e longo prazo, também ajuda em sua organização, tanto profissional quanto pessoal.
Anote-as em um local e esteja sempre atento a elas, refletindo se as mesmas já foram ou serão alcançadas.
E ao longo de todo o ano, defina novas metas e novos rumos a serem seguidos em sua vida.
10. Acredite no seu negócio
Por fim, acredite em seu negócio e em você, não desanime no primeiro problema, pois, eles ocorrem em qualquer trabalho.
O sucesso de seu trabalho pode demorar um pouco, mas irá acontecer, basta ter paciência e perseverança.
Busque sempre aprimorar seu conhecimento e se empenhe em suas tarefas principais.
Gostou dessas dicas? Então, verifique neste post, ideias de negócios para trabalhar em casa e ter renda extra.
Conheça a Soften e seus aplicativos
A Soften Sistemas é uma empresa que oferece aplicativos de gestão fiscal e empresarial para ajudar o empresário brasileiro em sua rotina.
Esses aplicativos disponibilizam diversos módulos, sendo eles para controle financeiro, comercial e de estoque, além da emissão de documentos fiscais.
São oferecidos aplicativos em desktop – Soften Siem – e online, com armazenamento em nuvem – GerencieAqui.
Qualquer um dos aplicativos tem treinamento e suporte técnico disponibilizados aos clientes.
Não perca tempo, entre em contato hoje mesmo com a Soften e tenha sua empresa organizada e automatizada.
Gostou do artigo? Compartilhe-o com amigos e continue acompanhando as atualizações do Blog e das Redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin e Youtube
Em caso de dúvidas, comente no campo disponibilizado abaixo!
Deixe um comentário
2 Comentário(s)
Como faço para ganhar dinheiro trabalhando com amor e ganhar muito dinheiro ok…
Olá João Pedro, tudo bem?
Atualmente, uma ótima forma de começar a ganhar dinheiro é vender online, através de marketplaces, como por exemplo Shopee, Mercado Livre e etc. Vou deixar para você um artigo nosso com dicas para começar a vender online. https://blog.softensistemas.com.br/5-dicas-para-comecar-a-vender-online/
Espero ter ajudado e desejo muito sucesso para você!