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Dica Rápida: Como definir Limite de crédito para Cliente no Soften SIEM

Alessandro Caun - 05/01/2022 - 0 Comentário(s)

Dica rápida para definir Limite de crédito para Cliente no Soften SIEM.

Nessa série apresentaremos dicas rápidas sobre diversas configurações disponíveis em nosso software ERP, o Soften SIEM.

Como definir Limite de crédito para Cliente no Soften SIEM?

Primeiro, clique no botão CLIENTE.

Então, na janela de Cadastro de Clientes, na opção “Localizar por” selecione Nome e digite o nome de seu cliente no campo de pesquisa. Em seguida, clique em LOCALIZAR.

Dê então dois cliques no nome de seu cliente e você terá acesso à tela de edição dos dados.

Nessa tela de edição, na parte de baixo, a aba FINANCEIRA estará aberta.

No campo Limite de crédito, digite o valor máximo permitido para as operações comerciais com esse cliente e em ocasião de indicação do mesmo na criação de um novo pedido de venda.

Clique no botão SALVAR para concluir a ação e confirme a mensagem clicando em OK.

Como verificar o bloqueio da operação quando o limite de crédito do Cliente é superado em um Pedido de Venda?

Vá até a aba Comercial e clique no botão Pedido.

Então a janela de criação de um novo Pedido de Venda surgirá.

Ao clicar com o mouse no campo Data, a informação referente a este campo se preencherá automaticamente com a data de criação do documento.

Em seguida, os campos Pedido n., Cliente, Forma de pagamento, Tabela preço e Vendedor também se preenchem automaticamente com informações padrão do sistema.

Além disso, é possível editar todos os campos, exceto o número do pedido, pois este segue a sequência automática do sistema.

O campo Data pode ser alterado de acordo com a necessidade, com uma data retroativa ou uma data futura.

O cliente padrão (AO CONSUMIDOR) pode ser alterado de duas formas:

A primeira forma é inserindo o código respectivo no campo Cliente para quem será emitido este pedido;

A segunda forma é clicando no botão “Consulta Cliente” ao lado do código, e que está simbolizado com o ícone de uma lupa.

Na janela Cadastro de Clientes, com a opção “Localizar por” direcionada para a opção Nome, digite o nome de seu cliente no campo de pesquisa e clique em LOCALIZAR.

Dê dois cliques no cadastro de seu cliente e surgirá uma janela para que você possa conferir seus dados antes de inserir no Pedido.

Clique em OK para confirmar.

Além disso, a Forma de pagamento pode ser selecionada de acordo com uma das opções disponíveis, lembrando que você pode cadastrar novas opções se necessário.

Deve-se selecionar a Tabela de preço de acordo com as opções de preços cadastradas para o produto.

Dica: Você pode saber mais sobre como cadastrar uma tabela de preço para um produto acessando este post.

O Vendedor também pode ser alterado, caso haja cadastros dos mesmos na base de dados.

O Item que vai compor o Pedido pode ser inserido a partir do seu Código, Código de barra pelo botão “Consulta Produto”. Este dará acesso a janela de Cadastro de Produtos.

Então, nessa janela, no campo de pesquisa Cód. Barra/Nome do produto digite * para pesquisar todos os itens cadastrados, ou digite o nome do produto, e clique então em LOCALIZAR.

Selecione o item desejado clicando duas vezes sobre seu nome.

Clique no campo quantidade e insira o valor, após isso tecle “Enter”. Verifique então se o valor unitário está correto de acordo com a tabela de preço à vista cadastrada para o produto. Em seguida, finalize a inserção desse produto no pedido pressionando ENTER.

Se não houver saldo do item em estoque, o sistema informará se você deseja continuar com a emissão do Pedido.

Como o Pedido executa a baixa de estoque, clique em SIM para a mensagem somente se você NÃO CONTROLA ESTOQUE.

Caso contrário, proceda a inserção de mais itens em estoque antes dessa etapa.

O item vai ser finalmente inserido no campo de descrição logo abaixo.

Finalize o Pedido clicando no botão Finalizar (F2).

Como podemos observar nesse caso, o valor total do pedido de venda (R$106,40) ultrapassa o limite de crédito definido para esse cliente (R$100,00).

O Soften SIEM mostrará uma mensagem indicando essa condição. Confirme a ciência dessa informação clicando no botão OK.

A partir desse momento é possível LIBERAR a conclusão dessa operação (mediante autorização do administrador do sistema), ou NÃO LIBERAR.

Caso necessite verificar os demais passos para a conclusão do pedido de venda acesse esse post.

Te restou alguma dúvida?

Então entre em contato com nosso suporte técnico pelo chat.

Além disso, também estamos disponíveis pelo telefone, Whatsapp (17) 98146-1273 e e-mail suporte@softensistemas.com.br.

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Até a próxima!

Alessandro Caun

Mais conhecido como "Professor" é formado em Engenharia Elétrica, com mestrado na área. Nos últimos anos, tem se dedicado ao Marketing Digital e aqui na Soften é responsável pela produção de conteúdo. Curte rock e games retrô, um "nintendista" raiz.

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