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Dica Rápida: Como definir Limite de crédito para Cliente no Soften SIEM

Alessandro Caun - 31/12/2018 - 0 Comentário(s)

Dica rápida para definir Limite de crédito para Cliente no Soften SIEM.

Nessa série apresentaremos dicas rápidas sobre diversas configurações disponíveis em nosso software ERP, o Soften SIEM.

Como definir Limite de crédito para Cliente no Soften SIEM

Clique no botão CLIENTE e na janela de Cadastro de Clientes, com a opção “Localizar por” direcionada para a opção Nome, digite o nome de seu cliente no campo de pesquisa e clique em LOCALIZAR.

Dois cliques no nome de seu cliente e você terá acesso à tela de edição dos dados.

Nessa tela de edição, na parte inferior, a aba FINANCEIRA estará destacada.

No campo Limite de crédito, digite o valor máximo permitido para as operações comerciais com esse cliente, em ocasião de indicação do mesmo na composição de um novo pedido de venda.

Clique no botão SALVAR para concluir a ação e confirme o botão OK na mensagem que surgir.

Como verificar o bloqueio da operação quando o limite de crédito do Cliente é superado em um Pedido de Venda no Soften SIEM

Clique diretamente no botão VENDA ou acesse o menu lateral e clique em PEDIDO.

A janela de criação de um novo Pedido de Venda surgirá.

Ao clicar com o mouse no campo Data, a informação referente a este campo vai ser preenchida automaticamente com a data do momento de criação do documento.

Os campos Pedido n., Cliente, Forma de pagamento, Tabela preço e Vendedor também são preenchidos automaticamente com informações padrão do sistema.

É possível editar todos os campos, exceto o número do pedido, pois este segue a sequência gerada automaticamente pelo sistema.

O campo Data pode ser alterado de acordo com a necessidade, com uma data retroativa ou uma data futura.

O cliente padrão (AO CONSUMIDOR) pode ser alterado de duas formas.

A primeira forma é inserindo o código respectivo no campo Cliente para quem de fato será emitido este pedido.

A segunda forma é acessando o link Procurar cliente (F7)… localizado acima do campo que apresenta o nome do cliente.

Na janela Cadastro de Clientes, com a opção “Localizar por” direcionada para a opção Nome, digite o nome do cliente (o qual foi definido o limite de crédito) no campo de pesquisa e clique em LOCALIZAR.

Dois cliques no cadastro de seu cliente e surgirá uma janela para que você possa conferir seus dados antes de inserir no Pedido.

Clique em OK para confirmar.

A Forma de pagamento pode ser selecionada de acordo com uma das opções disponíveis.

A Tabela de preço deve ser selecionada de acordo com as opções de preços cadastradas para o produto.

Dica: Você pode saber mais sobre como cadastrar uma tabela de preço para um produto acessando este post.

O Vendedor também pode ser alterado, caso haja cadastros dos mesmos na base de dados.

O Item que vai compor o Pedido pode ser inserido a partir do seu Código, Código de barra ou pela opção Procurar produto…, que dá acesso a janela de Cadastro de Produtos.

Nessa janela, no campo de pesquisa Cód. Barra/Nome do produto digite * e clique em LOCALIZAR.

Selecione o item desejado clicando duas vezes sobre seu nome.

Insira a quantidade, verifique se o valor unitário está correto de acordo com a tabela de preço à vista cadastrada para o produto e finalize a inserção desse produto no pedido pressionando ENTER.

Se não houver saldo do item em estoque, o sistema informará se você deseja continuar com a emissão do Pedido.

Como o Pedido executa a baixa de estoque, clique em SIM para a mensagem somente se você NÃO CONTROLA ESTOQUE.

Caso contrário, proceda a inserção de mais itens em estoque antes dessa etapa.

O item vai ser finalmente inserido no campo de descrição logo abaixo.

Finalize o Pedido clicando no botão Finalizar (F2).

Como podemos observar nesse caso, o valor total do pedido de venda (R$106,40) ultrapassa o limite de crédito definido para esse cliente (R$100,00).

O Soften SIEM mostrará uma mensagem indicando essa condição. Confirme a ciência dessa informação clicando no botão OK.

A partir desse momento é possível LIBERAR a conclusão dessa operação (mediante autorização do administrador do sistema), ou NÃO LIBERAR.

Caso necessite verificar os demais passos para a conclusão do pedido de venda acesse esse post.

Ainda precisa de Ajuda?

Veja nosso vídeo explicando passo a passo como definir Limite de crédito para Cliente no Soften SIEM.

Caso as dúvidas permaneçam, entre em contato com nosso suporte técnico, o melhor da América Latina!

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Alessandro Caun
Alessandro Caun

Mais conhecido como "Professor" é formado em Engenharia Elétrica, com mestrado na área. Nos últimos anos, tem se dedicado à docência e é responsável aqui na Soften pela produção de conteúdo técnico. Curte rock e games retrô, um "nintendista" raiz.

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