Aprenda como ajustar as Situações de Crédito no Soften SIEM
Alessandro Caun - 21/12/2018 - 0 Comentário(s)
Dica rápida para ajustar as configurações das Situações de Crédito para Clientes no Soften SIEM.
Nessa série apresentaremos dicas rápidas sobre diversas configurações disponíveis em nosso software ERP, o Soften SIEM.
Qual a importância dessa configuração?
A necessidade de rentabilizar o negócio impulsiona as organizações a facilitarem cada vez mais o fechamento de vendas. O problema é que essa estratégia, se não for seguida de uma análise criteriosa do histórico de crédito dos clientes, pode gerar um movimento descontrolado de inadimplência.
Manter o controle das situações de crédito para cada cliente é essencial e deve ser configurada adequadamente.
Como ajustar as configurações das Situações de Crédito para Clientes no Soften SIEM
Clique na guia CADASTROS e no menu que surgir aponte a opção COMERCIAL. No submenu selecione TABELAS e clique na opção SITUAÇÃO DE CREDITO.
Uma janela surgirá permitindo a criação de um novo cadastro de Situação de crédito ou edição das configurações das situações pré-cadastradas no Soften SIEM.
Obs 1: A seleção das opções apresentadas pelas imagens a seguir é apenas uma sugestão. É possível alterar livremente, de acordo com suas necessidades.
A guia inicial vem configurada com os dados da situação RESTRIÇÕES.
Nesse caso, a opção Restrições compra permite emitir uma mensagem para o usuário no momento em que o cliente restrito é indicado em uma operação comercial, permitindo que a mesma seja concluída com pagamento A Vista, por Boleto ou Rotativo.
Clique nas setas na região superior direita dessa janela para navegar pelos registros dos cadastros das situações de crédito.
O próximo registro vem configurado com os dados da situação BLOQUEADO.
Aqui, a opção Bloqueia compra possibilita impedir o prosseguimento da operação comercial quando o cliente bloqueado é indicado. Apenas o administrador pode autorizar que a mesma seja concluída com pagamento A Vista, por Boleto ou Rotativo.
Na sequência temos o registro configurado com os dados da situação NORMAL.
Clientes com essa classificação podem ser indicados em todas as operações comerciais, sem restrições.
O último registro vem configurado com os dados da situação INATIVO/CANCELADO.
Nesse caso, a opção Inativo/Cancelado permite emitir uma mensagem para o usuário no momento em que o cliente inativo é indicado em uma operação comercial.
A seleção das demais opções (Bloqueia compra e Restrições compra) impede que a operação comercial seja concluída.
Obs 2: Caso seja necessário cadastrar uma nova situação de crédito, clique no ícone da FOLHA na barra superior da janela e proceda com o preenchimento do nome, optando pelas configurações que julgar convenientes.
Como indicar uma Situação de Crédito para o Cliente no Soften SIEM
Clique no botão CLIENTE e na janela de Cadastro de Clientes, com a opção “Localizar por” direcionada para a opção Nome, digite o nome de seu cliente no campo de pesquisa e clique em LOCALIZAR.
Dois cliques no nome de seu cliente e você terá acesso à tela de edição dos dados.
Clique no campo Situação crd. e selecione corretamente a situação de crédito para este cliente.
Clique no botão do DISQUETE para concluir a indicação.
Ainda precisa de Ajuda?
Veja nosso vídeo explicando passo a passo como ajustar as configurações das Situações de Crédito para Clientes no Soften SIEM.
Caso as dúvidas permaneçam, entre em contato com nosso suporte técnico, o melhor da América Latina!
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