Dia Internacional da Mulher: saiba o protagonismo das mulheres no mundo empreendedor
Diogo Oliveira - 08/03/2019 - 0 Comentário(s)
O Dia Internacional da Mulher é um dia para se comemorar a figura feminina como um todo.
Contudo, a comemoração serve também como um impulso e agradecimento às mulheres batalhadoras da sociedade.
A luta por um dia de comemoração da Mulher tem sua origem no final do século XIX e início do século XX.
Tal exigência emergiu de dentro de lutas femininas por igualdade de direitos entre os gêneros, em especial das mulheres trabalhadoras.
Atualmente, o dia celebra a Mulher e toda a sua importância e protagonismo social, que só cresce a cada dia mais.
Acompanhe neste artigo, informações sobre o dia e a força da mulher no mercado de empreendedorismo brasileiro.
Um pouco de história do Dia Internacional da Mulher
A data do dia 08 de Março só foi definida pela ONU como Dia Internacional da Mulher, no ano de 1975.
Neste mesmo ano a organização estava celebrando o Ano Internacional da Mulher.
O dia foi criado com o objetivo de celebrar as conquistas políticas, sociais e econômicas das mulheres
Tudo isto independente da raça, língua falada, religião ou nacionalidade.
Contudo, tal luta começou bem antes, no final do século XIX e início do século XX.
Neste período as mulheres industriais começaram a lutar por igualdade e direitos dentro de seus trabalhos.
Contudo, somente muitos anos mais tarde e depois de muitas manifestações ao redor do mundo, que se estabeleceu uma data para o dia da mulher.
Quanto a data, muitas historiadores remetem-a a um incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist nos EUA em 1911.
O incêndio em questão matou centenas de pessoas, entre elas um grande número de mulheres imigrantes judias.
O Dia Internacional da Mulher é hoje celebrado mundialmente, e muitos grupos ainda lutam por diversos direitos como igualdade salarial.
E são graças a estas lutas que as mulheres já possuem uma série de conquistas, como o voto, e ser dona de seu próprio negócio.
Número de mulheres empreendedoras no Brasil
As mulheres tiveram de lutar por muito tempo para possuir direitos básicos como votar, e possuir seu próprio empreendimento.
E graças à isso, hoje o número de mulheres empreendedoras é expressivo no mercado.
Isto porque, a crise econômica que o país se recupera levou a altos índices de desemprego, o que fortaleceu o processo de formalização empresarial.
E neste processo, as mulheres se destacaram, em especial entre as micro e pequenas empresas.
O estudo Global Entrepreneurship Monitor 2016, apontou que as mulheres têm maior presença entre os negócios com mais de três anos.
O estudo é realizado nacionalmente pelo SEBRAE e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ).
Há ainda, um outro levantamento do SEBRAE Minas, com informações do Portal do Empreendedor.
Neste estudo é apresentado que o número de abertura de MEI por mulheres saltou 124% em cinco anos.
Ou seja, o que era 1,3 milhão, em 2013 tornou-se 3 milhões, em 2018 sendo um grande número dentro do regime.
Além disso, de acordo com a Receita Federal as mulheres representam cerca de 48% no MEI.
Organização para o crescimento
Ainda há muito caminho para ser trilhado pelas mulheres, contudo, já é de grande mérito o poder dentro do mundo empreendedor.
E é importantíssimo que essa presença se firme e aumente dentro do mercado.
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E tais funções facilitam o dia de gestão dos negócios para as mulheres, que muitas vezes desempenham jornada dupla de mãe/esposa e empresária.
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