Dia do Consumidor: saiba porque investir nesta importante data

Diogo Oliveira - 13/03/2019 - 0 Comentário(s)

O Dia do Consumidor é uma data que vem se consolidando no calendário varejista e comercial brasileiro

Criada com o intuito de se concretizar e defender os direitos do consumidor é hoje uma excelente oportunidade para se fazer negócios.

Além disso, a data é uma das principais do primeiro trimestre do ano para se conseguir bons resultados comerciais.

Acompanhe este artigo e veja tudo sobre a data e o porque investir no dia do consumidor.

Dia do consumidor, entenda a data

A data em questão surgiu em 1962, quando o então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy a instituiu com a finalidade de dar proteção e segurança aos consumidores.

Na data em questão, foi colocado quatro direitos básicos do consumidor, são eles: direito à segurança, à informação, à escolha e direito de ser ouvido.

Contudo, em 1985 a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) tomou o dia 15 de Março como o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor.

Ou seja, é um dia em que se deve valorizar os direitos dos consumidores de forma a valorizar a sua persona.

No Brasil a data vem se firmando a cada dia mais e para fins de proteção do consumidor existe a Lei nº 8.078 de setembro de 1990.

Tal legislação é conhecido atualmente como Código de Defesa do Consumidor e define pontos de proteção e defesa de clientes.

Aqui, o dia do consumidor é comemorado no mesmo dia do americano e se estende como uma semana do consumidor.

Com essas definições, o comércio utiliza a data para criar promoções e ofertas específicas.

Por que então, você deve investir na data?

A Data comercial criada em 2014 no Brasil já se tornou o principal evento do calendário no primeiro trimestre do ano.

Segundo o Google as buscas relacionadas ao Dia do Consumidor, dobrou de 2017 para 2018.

Além disso, a grande maioria das lojas virtuais tiveram uma média de 13 milhões de visitas a mais na semana e dias próximos.

Isto também acontece, por que ficou definido por muitos comércios tanto físicos quanto online de estabelecer uma semana de ofertas.

A intenção de compra referente ao local de compras revelou que apenas 38% dos consumidores pretendem realizar compras em lojas físicas.

E seguindo os fatores que influenciam diretamente na decisão de compra, 46% das pessoas dizem que o valor é o fator decisivo.

Quando o assunto é o que as pessoas desejam comprar, a lista é encabeçada por produtos de vestuário, ou seja, roupas e calçados.

Logo em seguida vem os Smartphones, computadores e videogames, móveis, eletrodomésticos e eletroportáteis e TV’s.

Todos estes dados, só reforçam a data que vêm se tornando um fôlego para os comerciantes no primeiro semestre do ano.

Por este motivo é de extrema importância que as empresas estejam por dentro destes importantes momentos comerciais do calendário.

Dicas para obter bons resultados

Com as informações fornecidas acima já se pode ter uma noção de como agir e as melhores estratégias.

Contudo, para ajudar neste desenvolvimento, seguem algumas dicas para o sucesso de vendas na data:

  • Busque junto aos fornecedores melhores condições e preços mais acessíveis;
  • Tenha claro as capacidades de entrega e atendimento do seu negócio;
  • Invista em publicidade Online, pois, é hoje um dos principais caminhos de impacto do seu público;
  • Aproveite para fazer um saldão dos produtos que possam estar encalhando seu estoque;
  • Lembre-se de oferecer descontos e preços que além de chamar a atenção do público, cubra as despesas de seu negócio;
  • Disponibilize aos seus clientes mais fiéis, ofertas específicas.

Estas são algumas dicas para que você consiga aumentar suas vendas neste dia especial do comércio.

No entanto, não se esqueça de que antes de ser uma data comercial o Dia do Consumidor é para conscientizar o direito dos clientes.

Por este motivo, garanta segurança aos seus clientes de forma que eles tenham em mente que é bom investir nas suas ofertas.

Busque a organização do seu negócio

Não se esqueça que toda e qualquer estratégia comercial só terá sucesso se o seu negócio possuir uma gestão bem estruturada.

Ou seja, é preciso possuir tudo bem organizado, desde a área fiscal, passando pelo estoque, comercial e financeiro.

Pois desta forma o gestor possui uma visão completa das capacidades de sua empresa para se investir em tal data comercial.

Para isso, conheça os softwares comercializados pela Soften Sistemas que é especializada no assunto.

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E caso tenha alguma dúvida acerca do assunto apresentado, deixe seu comentário logo abaixo.

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Diogo Oliveira
Diogo Oliveira

É jornalista e especialista em textos informativos. Atualmente escreve os textos da Soften para a mídia, redige e-books e auxilia no blog. Nas horas vagas, gosta de ouvir música, ler sobre atualidades e política e assistir séries.

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