Descubra como tornar eficaz a gestão de cupom fiscal da sua empresa​

Ronnie Birolim - 07/05/2018 - 0 Comentário(s)

A automatização do cupom fiscal é uma atitude que não pode fugir das práticas dentro do seu negócio, com foco na satisfação dos clientes, sem falar no cumprimento das obrigações fiscais junto à Receita Federal.

Quanto mais os processos operacionais de uma empresa estiverem sintonizados às novas tecnologias, maiores serão as chances de aumento da produtividade, otimização do tempo e redução dos erros.

Sabendo-se que a competitividade cresce exponencialmente a cada dia, nada melhor do que instalar a nota fiscal ao consumidor eletrônica (NFC-e), deixando o seu negócio sintonizado com o que há de mais moderno no varejo.

Para você conhecer melhor a gestão de cupom fiscal, elaboramos este post com várias vantagens que certamente farão a diferença no seu ramo de atuação.

Descubra o que é a gestão de cupom fiscal

A nota fiscal é a garantia do consumidor para fazer valer o seu direito no caso de uma troca ou determinada reclamação sobre uma promessa não cumprida.

Além disso, é o documento que assegura o recolhimento dos impostos ao governo, destinando uma segurança fiscal ao empresário, com informações precisas sobre os encargos que incidem nos produtos.

Com a automação por meio de um software de gestão, você poderá agilizar o processo, reduzindo gastos e ainda oferecendo maior satisfação aos clientes.

Ao substituir a impressão pela emissão eletrônica do cupom fiscal, a sua empresa economizará tanto com a compra de papel quanto com manutenções de impressoras, representando um ganho operacional bem considerável.

Fora isso, há muitos outros benefícios, como veremos a seguir.

Materiais Gratuitos Soften Sistemas

Tenha uma frente de caixa funcional

Quando um consumidor vai fazer uma compra, ele busca um produto que corresponda com suas expectativas, assim como um bom atendimento e, principalmente, agilidade para resolver a sua demanda.

Instalando um software de gestão, o seu negócio poderá enviar o cupom fiscal por e-mail, SMS ou com um QR Code para ser visualizado no smartphone.

Ou seja, o procedimento fica bem mais rápido e cômodo, melhorando o relacionamento com o consumidor.

Dessa maneira, os seus vendedores poderão agilizar os atendimentos, aumentando o índice de produtividade por meio da otimização do tempo. Dessa maneira, o investimento conta com um retorno garantido. 

Assim, tendo uma boa experiência em uma compra em sua loja, certamente haverá a fidelização do cliente, ponto preponderante na manutenção e expansão do seu negócio.

Obtenha um melhor gerenciamento financeiro

A nota fiscal eletrônica faz envio online e em tempo real do cupom fiscal para a Secretaria da Fazenda do seu Estado.

Ou seja, haverá mais agilidade e segurança no repasse dos dados, evitando não só erros como possíveis fraudes.

Dessa forma, a sua empresa terá uma garantia a mais para ficar longe de multas por atrasos no cumprimento dos prazos de recolhimento dos impostos.

Fato este que pega muitos empresários de surpresa, trazendo gastos que afetam o fluxo de caixa.

O sistema ainda contribui para um melhor gerenciamento das contas a pagar e receber, faz o cadastro dos clientes e fornecedores e integra todos os setores.

Assim, contribui imensamente com a eficiência da sua loja.

Diminua os erros

Como os empresários possuem vários encargos que incidem mensalmente em seus negócios, do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) ao aluguel do imóvel, passando pelas contas de luz, água e salários dos colaboradores, entre outros, é preciso contar com a tecnologia para não perder os prazos.

Com um software auxiliando os trabalhos, tanto o cálculo dos impostos quanto o que deve ser recolhido com a emissão das notas e cupons fiscais terá um índice de acerto bem maior comparado a uma mente humana atuando somente com um papel, calculadora e caneta.

A emissão de boletos e duplicatas também será mais ágil e correta, refletindo mais uma vez na otimização do tempo. São pontos que estão nitidamente ligados com uma melhora na qualidade dos serviços e maior rentabilidade do seu negócio.

Conte com relatórios bem apurados

Além da atualização tributária, da diminuição dos gastos, menor índice de erros e maior satisfação dos clientes, o cupom fiscal emitido por um sistema de gestão também poderá apresentar relatórios com informações precisas que auxiliarão nas tomadas de decisões.

Como possuem várias funcionalidades, os softwares ainda demonstram os números da realidade do seu negócio.

Como índice de lucro obtido pela venda de determinado produto, o que vem saindo mais e gastos realizados em setores variados da empresa. Enfim, as informações por meio de gráficos auxiliam nas análises mercadológicas.

Dessa forma, você poderá ser mais assertivo nas decisões, evitando erros corriqueiros que pegam muitos empresários de surpresa, afetando a finança do negócio.

Mantenha o estoque organizado

Muito além do gerenciamento moderno do cupom fiscal, um software de gestão contribuirá com a organização do estoque da sua empresa, pois haverá um controle das matérias-primas e dos produtos armazenados, auxiliando nas compras e vendas.

Com a devida baixa do que sai e entra, dificilmente haverá a falta de uma mercadoria quando um cliente solicitar ou até mesmo a perda em razão do vencimento de um prazo de validade.

Além disso, você poderá fazer compras mais ousadas quando a tendência demonstrar mais saídas de um determinado produto, obtendo valores mais atrativos junto aos fornecedores, o que está nitidamente ligado com o ganho de competitividade.

Ganhe mais com um cupom fiscal automatizado

Após as vantagens apresentadas no post, você certamente já sabe que a automatização não só do cupom fiscal como de todos os setores da sua empresa é imprescindível neste atual momento da economia brasileira.

Afinal, a exigência cada vez maior dos consumidores fez com que o comércio varejista melhorasse os procedimentos. Por isso, quem não acompanha as novas tendências fica para trás, perdendo mercado e até mesmo amargurando a tão temida falência.

Portanto, se você quer fazer a diferença diante da concorrência, oferecendo bons produtos, agilidade no atendimento, mais lucratividade e crescimento no mercado, nada melhor do que contar com a tecnologia como aliada em seu negócio.

Conheça Soften Sistemas

E aí, já instalou algum sistema em seu negócio para facilitar a gestão de cupom fiscal? Conheça a Soften Sistemas e seus sistemas de emissão fiscal e gestão administrativa.

Quer acompanhar as nossas novidades? Então acesse agora mesmo e siga as nossas redes sociais para ficar sempre bem informado. Estamos no Facebook, LinkedIn e YouTube.

Ronnie Birolim
Ronnie Birolim

Formado em Ciência da Computação e Marketing é hoje o CMO (Diretor de Marketing) da Soften Sistemas. Escreve para o blog e coordena o departamento de marketing. Está na Soften desde 2007 e nas horas vagas curte sua família, Rock anos 90 e video games.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Gestão Empresarial com Emissor NFe

           Experimentar grátis
Receba Grátis Materiais e Ebooks. Saiba como!