Descubra Como Fazer um Bom Marketing de Conteúdo

Alessandro Caun - 28/07/2020 - 0 Comentário(s)

O Marketing de Conteúdo é uma das muitas estratégias do Marketing Digital que auxilia os negócios a criarem relacionamento com o cliente e potencializarem os seus resultados.

Por meio da criação e veiculação de conteúdos de qualidade e que sejam capazes de criar interesse no público a empresa consegue se conectar com os mesmos.

Mas é preciso muito planejamento, estudo e construção de materiais que, além de educar, sejam capazes de cativar e prender o seu público. 

E aí fica a dúvida: Como fazer um Bom Marketing de Conteúdo? É justamente essa resposta que será encontrada aqui por meio de dicas valiosas, acompanhe!

Marketing de Conteúdo: o que é, e porque investir

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia que se popularizou com a sua utilização no Marketing Digital das empresas.

Ela consiste na criação de conteúdos informativos e educativos acerca da sua oferta e de acordo com os gosto do público alvo que deseja atingir.

O objetivo desse processo é criar um relacionamento com o público, oferecendo soluções e é claro tendo como objetivo final tornar essas pessoas seus clientes. 

Esses conteúdos podem ser distribuídos nos mais variados canais, como: blog, sites, redes sociais, email marketing, newsletter, etc.

marketing-digital

Sem contar que devem ser altamente relevantes para o público, assim como de qualidade para garantir a fidelização dos mesmos.

São vários os benefícios possíveis, entre eles: reconhecimento de marca, aumento do tráfego no site, relacionamento com o cliente, aumento de leads, etc. 

Além disso, a estratégia de Marketing de Conteúdo é uma das mais baratas de se investir e quando bem feito traz bons retornos para o negócio.

Como Fazer um Bom marketing de Conteúdo?

É essencial para se ter uma excelente estratégia de Marketing  de Conteúdo montar um Planejamento Completo e bem estruturado. 

Para isso, logo abaixo você encontrará 5 pontos essenciais para garantir que o planejamento faça da sua estratégia de conteúdo um sucesso.

1. Defina o objetivo e também os KPI’s

Toda e qualquer estratégia de Marketing Digital precisa ter um objetivo claro e definido para o desenvolvimento dos conteúdos.

Muitos utilizam modelos famosos para definir Metas e Objetivos, como o Modelo SMART, contudo, o que importa mesmo é possuir um norte para o trabalho.

Além de definir o objetivo a ser atingido, é preciso definir os KPI’s que nada mais são que as métricas/resultados que serão analisados

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Ou seja, de acordo com o objetivo definido é preciso ter uma forma de saber se o objetivo foi ou não atingido. 

Por exemplo, se o objetivo é coletar leads é preciso possuir uma forma de saber quantos leads foram captados com o conteúdo. 

Nesse caso o objetivo é: captura de leads, e o KPI é: número de leads obtidos.

2. Ter claro qual o seu Público-Alvo

Não adianta criar um estratégia de conteúdo tentando falar com todo mundo, isso com toda a certeza não dará certo.

“Ah, mas a internet me permite falar com todo mundo”. Ok, isso é real, mas existe um tipo de público com maior potencial de comprar aquilo que você vende.

E é justamente para essas pessoas, chamadas de Público Alvo, que o Marketing de Conteúdo deve ser direcionado. 

Para saber de forma clara qual é o público da sua empresa, é essencial realizar uma pesquisa minuciosa do perfil de seus clientes, assim como outros fatores.

3. Defina a Linguagem e Canais que serão Utilizados

A partir da descoberta do Público Alvo que a sua empresa pretende atingir e construir relações, é possível definir outros fatores como a linguagem utilizada.

Também é preciso escolher os canais e plataformas onde o seu público está mais presente, para garantir uma possibilidade maior de sucesso.

Portanto, estude bem o comportamento do seu público para definir a linguagem que irá dar “match” com ele.

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Contudo, muito cuidado! Não tente forçar uma linguagem que não diz respeito a imagem da empresa, seja o mais natural possível.

Quanto a questão da plataforma, certifique-se sempre de que a empresa terá a capacidade de criar conteúdos de acordo com os padrões e modelos de sucesso da mesma.

É essencial conseguir criar conteúdos que sejam atraentes e relevantes para o público e assim garantir o sucesso da estratégia.

4. Benchmarking é um Poderoso Aliado

Benchmarking é uma ferramenta onde a empresa estuda e acompanha as estratégias adotadas pelos concorrentes.

A partir disso, entende-se o que dá e o que não dá certo no mercado, possibilitando desenvolver uma estratégia certeira.

Mas não se engane! Esse processo não é para copiar o que o concorrente faz, mas sim entender o comportamento do mercado.

5. Trabalhe em Conjunto com a Estratégia de Inbound

O Inbound Marketing ou Marketing de Atração é a área que abarca e potencializa o Marketing de Conteúdo.

Nesse panorama é essencial trabalhar o Conteúdo em conjunto com o Inbound, garantindo que os estágios do Funil de Marketing sejam eficientes para a empresa.

Lembre-se: é preciso atrair o público para assim transformá-lo em cliente, e se possível, em divulgador da sua marca. 

Utilizando essa e as outras dicas com toda a certeza a estratégia de conteúdo da sua empresa será um sucesso.

Alie suas Estratégias de Marketing de Conteúdo a uma Gestão eficiente

Neste post você conheceu mais a respeito do marketing de conteúdo, boas práticas em sua execução e como ele pode ser uma estratégia importante para sua empresa, principalmente quando trabalha em conjunto com uma boa estratégia de Inbound Marketing.

O objetivo principal de sua utilização é o de aumentar a atração de público e transformá-los em clientes, aumentando assim suas vendas no decorrer de sua jornada pelo funil de vendas.

Todavia, expandir seu campo de atuação e, consequentemente, incrementar suas vendas pelo aumento de exposição de seu negócio pode gerar custos inesperados, que merecem uma atenção especial.

Toda essa nova situação pode fazer você pensar um momento: quanto é destinado dentro de seu negócio, em termos de investimento em mão de obra qualificada, para controlar seu estoque, produzir relatórios e organizar seus fluxos operacionais?

Se a resposta deixar você reflexivo por um instante, então chegou a hora de investir em um bom Sistema de Gestão.

Uma das principais vantagens que um bom sistema de gestão pode trazer para o seu negócio é a redução de custos.

Um Sistema de Gestão tem um excelente Custo x Benefício para o seu Negócio!

Através dele é possível integrar todos os processos da empresa, compartilhando informações relevantes e precisas para o negócio, aumentando a eficiência organizacional como um todo.

Além disso, o Sistema de Gestão é capaz de automatizar diversas tarefas e facilitar o atendimento aos seus clientes, o que aumenta a produtividade e acaba reduzindo o custo total do trabalho empregado em cada etapa do seu negócio.

Ou seja, utilizar um Sistemas de Gestão Fiscal e Administrativo gera uma economia real em mão de obra em diversas áreas da suas empresa.

Conheça a Soften Sistemas

Por isso, é bom possuir ferramentas de controle total do seu negócio que trabalhe com eficiência, assim como os aplicativos da Soften Sistemas.

A empresa especializada possui dois modelos de softwares ERP: o Soften SIEM, aplicativo desktop; e o GerencieAqui, sistema online.

O cliente tem também, somado à eficiência dos softwares, implantação e treinamento gratuitos e auxílio do suporte técnico ilimitado.

Simplifique a gestão de sua empresa entrando em contato com a Soften.

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Alessandro Caun
Alessandro Caun

Mais conhecido como "Professor" é formado em Engenharia Elétrica, com mestrado na área. Nos últimos anos, tem se dedicado à docência e é responsável aqui na Soften pela produção de conteúdo técnico. Curte rock e games retrô, um "nintendista" raiz.

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