lupa
Mouse

Descubra como calcular a comissão de seus vendedores

Bianca Fernandes - 01/09/2021 - 0 Comentário(s)

As empresas que desejam garantir a motivação e produtividade de seus vendedores geralmente oferecem comissões atrativas. Mas, saber calcular o valor a ser pago de comissão pode ser um desafio.

O processo de pagamento das comissões precisa funcionar perfeitamente, sem erros. Quando os vendedores conhecem as metas que devem cumprir e o valor a ser pago se alcançá-las, eles se sentem mais confiantes. 

Portanto, calcular da forma certa a comissão de cada vendedor é essencial para o bom andamento do negócio. O cálculo da comissão também é importante para os gerentes de vendas estabelecerem uma estrutura de comissão eficiente que recompense o esforço e o sucesso das equipes de trabalho.

O que é comissão de vendas?

A comissão de vendas é uma maneira de recompensar os vendedores por seus resultados. O valor da comissão depende dos produtos em questão e a duração do ciclo de vendas, entre outros fatores.

Entender como calcular a comissão é importante para garantir a satisfação de todos. Sem dúvida, os vendedores querem saber as regras que precisam seguir para ganhar suas recompensas. 

Eles não querem perder tempo se concentrando em negócios que não proporcionem boas comissões. Eles também precisam ter certeza de que o pagamento será feito corretamente, sem a necessidade de discutir as devidas porcentagens referentes ao seu desempenho. 

Como calcular a comissão de vendas

Siga estas etapas simples para calcular de forma rápida e precisa a comissão dos seus vendedores.

1 – Determine o período de comissão para as transações. As taxas de comissão podem mudar a cada mês ou trimestre.

2 – Confirme quanto de receita o negócio pagará em comissão de vendas de acordo com um plano previamente estabelecido. Em seguida, verifique qual é a taxa de comissão básica para os diferentes componentes de um negócio. A receita de produtos ou serviços de alta margem provavelmente pagará uma taxa mais alta, e os produtos de margem baixa pagarão uma taxa menor.

3 – Para calcular a comissão a pagar, multiplique a receita de vendas pela taxa de comissão. Por exemplo, um produto no valor de R$ 200 com taxa de comissão de 10% pagaria R$ 20 de comissão.

Aplicar variáveis ​​na comissão

Depois de definir a comissão a pagar, você pode aplicar porcentagens variáveis. Por exemplo, o vendedor que fechar um novo negócio com o cliente pode obter um aumento de 20%, ou, se preferir, mantenha a comissão padrão. 

Calcule todas as substituições que visam recompensar grandes realizações. Em nosso exemplo, a comissão de 10% poderia valer 12% se um vendedor atingir 75% de sua cota no ano.

A comissão normalmente é paga na assinatura do contrato. Mas, se após 90 dias o cliente ainda não tiver pago, por qualquer motivo, é normal recuperar a comissão paga ao vendedor. 

Dividir as comissões

Se um negócio envolver mais de um vendedor, você pode dividir a comissão final da forma que a empresa considerar mais adequado.

Sem dúvida, essas variáveis citadas são importantes no cálculo da comissão de vendas. Portanto, seja transparente com seus vendedores sobre como esses fatores funcionam. Dessa forma será possível gerenciar melhor as expectativas de todos.

Melhor administração e controle das suas vendas

E para facilitar e otimizar o gerenciamento do seu negócio, a Soften Sistemas oferece a melhor solução!

Pois, através de um sistema completo e intuitivo, você consegue fazer todo o controle comercial e financeiro da sua empresa. Além de poder fazer suas emissões fiscais, controlar as comissões de seus vendedores e muito mais.

Gostou do artigo? Então compartilhe com sua rede de contatos.

Te restou alguma dúvida? Então comente aqui e teremos prazer em te ajudar.

Continue nos acompanhando aqui no Blog e nas nossas redes sociais: FacebookInstagramYoutube e Linkedin.

Até a próxima!

Bianca Fernandes

Bianca tem 20 anos. Aqui na Soften, atuou no setor comercial e foi convidada para reforçar o nosso time de Marketing. É uma das responsáveis pela produção de conteúdo e uma das mais novas autoras do nosso Blog. Nas horas vagas curte ler, ouvir música, ver filmes e viajar. Além de adorar conversar e debater sobre assuntos diversos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economize tempo e dinheiro.
Promova já o crescimento
da sua empresa.

Experimentar agora
Receba Grátis Materiais e Ebooks. Saiba como!