Descubra aqui a importância do software para gestão de vendas

Ivan Pereira - 11/05/2018 - 0 Comentário(s)

A adoção de um software para gestão de vendas é uma das práticas mais comum entre os varejistas que buscam a tecnologia para melhorar o desempenho de seus estabelecimentos.

Esses sistemas ajudam o varejista a aumentar suas vendas, melhorar a experiência dos consumidores e também otimizar suas ações de administração, como emissão de documentos fiscais e controle do estoque.

Mesmo com esses benefícios, é comum ficar na dúvida sobre como essa solução realmente funciona e contribui para melhorar os resultados do negócio, principalmente os pequenos, devido ao pouco uso da tecnologia nesses ambientes e os mitos sobre softwares para essas empresas.

Pensando nisso, colocamos abaixo as principais informações sobre o software para gestão de vendas, mostrando como essa solução é um investimento inteligente para qualquer tipo de varejo. Confira!

O que é um software para gestão de vendas?

Um software para gestão de vendas é um sistema tecnológico que auxilia os varejistas na execução e controle das vendas realizadas pelo negócio. Para isso, ele oferece uma série de funcionalidades que permitem a otimização dessa área da empresa.

Os softwares mais comuns entre os varejistas oferecem soluções de ponto de venda, ou seja, o sistema usado para realizar as vendas no checkout do estabelecimento.

Esse sistema é integrado a uma solução ainda maior, que permite o controle das operações realizadas, automatizando processos como cálculos de impostos na venda, consulta de preços e emissão de documentos fiscais.

Dessa forma, o sistema ajuda o gestor a melhorar o desempenho do negócio, melhorando suas decisões com base nas informações geradas. Além disso, sua adoção promove uma série de benefícios que vamos abordar mais para frente!

Quais as funcionalidades de um software para gestão de vendas?

Na prática, o software para gestão de vendas apresenta diversas funcionalidades para melhorar os processos e atividades que envolvem administrar um negócio, as quais apresentamos abaixo. Acompanhe!

Sistema de ponto de venda

Os softwares voltados para os varejistas oferecem sistemas de ponto de venda, ou seja, interfaces que automatizam as vendas e outras atividades no caixa do estabelecimento.

Dessa forma, os funcionários podem, além de realizar as vendas dos produtos, consultar preços e realizar orçamentos em alguns cliques, facilitando a vida dele e do cliente.

Controle de transações realizadas

Outra funcionalidade padrão é a visualização de todas as transações realizadas no estabelecimento. O acompanhamento pode ser filtrado por períodos do dia, datas, por produtos e até mesmo por clientes.

Alterações de estoque

Com o software para gestão de vendas também é possível fazer alterações no estoque do negócio de forma automática. O sistema dá baixa nos produtos vendidos, atualizando os números para o varejista.

Integração os demais sistemas da empresa

Com tantas opções tecnológicas no mercado, é muito comum encontrar varejistas que usam mais de um sistema para fazer a gestão do negócio. O problema é que as informações ficam separadas e não permitem uma análise completa para o varejista.

Com um software integrado, é possível analisar dados de outros sistemas e ter uma visão completa do desempenho da empresa. Além disso, é possível enviar as informações de vendas para outras soluções usadas.

Emissor de documentos fiscais

Uma das atividades mais importantes de um varejista é a emissão de documentos fiscais como a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), Nota Fiscal ao Consumidor (NFC-e) ou Cupom Fiscal (ECF).

Com um software para gestão de vendas é possível automatizar a emissão desses documentos por meio do pedido da venda, evitando retrabalhos para o contador da empresa, bem como erros que podem gerar problemas com fisco, como equívocos nos valores apresentados.

Relatórios operacionais

Por fim, um bom software oferece uma série de relatórios operacionais para que o gestor possa fazer melhores análises do desempenho de seu negócio. Esses documentos podem ser personalizados e consultados de forma digital, permitindo mais mobilidade para os varejistas.

Quais os benefícios para a empresa?

Como resultado da adoção de um software para gestão de vendas, o negócio ganha diversos benefícios. A seguir, listamos os principais. Confira!

Maior controle na gestão

Com um sistema automatizado nas vendas e acesso às informações importantes do desempenho do negócio, o varejista controla melhor seu estabelecimento, tomando decisões mais corretas.

Entre essas decisões, estão a escolha dos produtos que devem ser mantidos do mix de produtos, alterações de preços, busca por novos itens para os clientes e movimentações na equipe.

Aumento da satisfação dos clientes

Os clientes também ganham com o uso de um software para gestão de vendas, uma vez que seu atendimento é feito de forma mais rápida e eficiente.

Além disso, eles têm acesso a documentos fiscais que garantem mais segurança em suas transações, permitindo que eles controlem seus gastos com mais precisão.

Aumento das vendas

Esse novo cenário no ponto de venda, com mais inteligência na gestão e mais benefícios para o consumidor resulta no aumento das vendas do negócio.

Com a satisfação dos clientes, a tendência é que eles voltem ao estabelecimento e o indiquem para outras pessoas, gerando marketing boca a boca positivo para o varejista, algo fundamental em segmentos com muitos concorrentes.

Aumento da segurança nas operações

Um dos maiores ganhos para a empresa ao adotar um software para gestão de vendas é o aumento da segurança nas operações. Sistemas digitais evitam erros que comprometem a validade dos dados, além de garantirem o maior controle dos documentos fiscais da empresa, algo essencial para manter a empresa regularizada.

Redução de custos

Como os processos estão mais eficientes na empresa, os custos são reduzidos. Gastos causados por erros dos funcionários e frustrações dos clientes são eliminados, bem como o custo de ter produtos parados no estoque.

Além disso, com a automatização, o varejista garante que a gestão fiscal será feita de maneira correta, seguindo as exigências feitas pela Secretaria da Fazenda (SEFaz), evitando quaisquer problemas com o fisco e as multas e cobranças que eles trazem.

Maior vantagem competitiva

Ao aproveitar todos as vantagens listadas acima, o varejista melhora seu negócio, garantindo maior vantagem competitiva para seu estabelecimento, quando comparado com seus concorrentes.

Com todos esses benefícios, fica evidente que um software para gestão de vendas é uma ótima escolha para varejistas que querem aumentar suas vendas, melhorar seu atendimento e otimizar os processos de gestão da empresa.

Além disso, com um bom software, é possível ainda garantir a segurança na emissão e controle de documentos fiscais. Dessa forma, o varejista evita problemas com o fisco que causam danos ao negócio.

Os resultados são ainda mais importantes para os pequenos negócios, uma vez que eles não têm tanto orçamento disponível quanto os grandes. Dessa forma, usar soluções que otimizam seus resultados é uma estratégia muito inteligente.

Invista em um software para gestão de vendas que otimize o seu negócio

E aí, acha que um software para gestão de vendas pode lhe ajudar no seu negócio? Então conheça a Soften, especializada na área fiscal e gerencial de pequenos e médios negócios, e comece seu projeto!

Além de sistemas eficientes com a função de gerenciamento de vendas integrado com o gerenciamento fiscal, financeiro e de estoque, a Soften dispõe de suporte especializado e ilimitado para auxiliar os empresários.

Conheça Soften Sistemas

Entre em contato ainda hoje e entre para o time de empresários que utilizam a tecnologia para melhorar seus empreendimentos.

Gostou deste texto? Continue acessando o Blog da Soften ele é atualizado diariamente com os mais variados assuntos da gestão empresarial.

E se ficou alguma dúvida, deixe seu comentário que a Soften lhe responderá.

Ivan Pereira
Ivan Pereira

Ivan é gerente de vendas na Soften Sistemas. É pro-gamer de diversos jogos na internet. Adora comida japonesa e filmes de comédia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Gestão Empresarial com Emissor NFe

Experimentar agora
Receba Grátis Materiais e Ebooks. Saiba como!