Depoimentos de Clientes: Entenda sua importância nos negócios
Diogo Oliveira - 24/06/2019 - 0 Comentário(s)
Os depoimentos de clientes são uma excelente prova social da eficiência e credibilidade das empresas no mercado.
Ao divulgar as avaliações de seus clientes acerca dos serviços e/ou produtos da sua empresa, isso chama a atenção de possíveis novos clientes.
No entanto, é preciso realizar um processo bem estruturado para que os depoimentos sejam bem feitos e chamem a atenção.
Aprenda aqui então, tudo sobre o depoimentos de clientes e a importância para os negócios.

Depoimentos de clientes, o que é?
Toda empresa deseja, além de se destacar no mercado, mostrar ao seu público que o serviço ou produto que oferece é realmente bom.
Dessa forma, os negócios mostram ao mercado que o trabalho desenvolvido, produtos comercializados e/ou serviços prestados são eficientes.
Para isto, a prática de coletar e divulgar depoimentos de clientes é uma excelente ferramenta para mostrar ao público o quanto a sua empresa é confiável.
Os depoimentos são então, a formalização dos testemunhos que as pessoas que se relacionam com o seu negócio dão.
Por meio deles as empresas ganham credibilidade do mercado e também fortalecem a sua reputação, chamando a atenção do seu público-alvo.
Esta ferramenta é a formalização e atualização do chamado marketing boca a boca, que é tão essencial para qualquer tipo de empresa.
Além disso, a credibilidade da empresa frente ao mercado é um dos principais fatores para garantir clientes.
Como fazer e onde divulgar?
Entendendo então a importância dos depoimentos dos seus clientes para o seu negócio, chegou o momento de saber como fazer e onde divulgar os mesmos.
Para coletar os depoimentos, pode ser envolvida toda equipe de trabalho da empresa, que tem contato direto com os clientes.
Isso porque, para ganhar um depoimento é preciso se utilizar de momentos cruciais no contato com o cliente.
Ou seja, ao se entregar um produto e/ou serviço para os seus clientes é um excelente momento para se coletar um depoimento.
Alguns pontos essenciais de se perguntar:
- Conheça o que o cliente faz e um pouco da história dele;
- Peça para ele apresentar os motivos de buscar a sua solução;
- Qual problema o seu produto e/ou serviço solucionou?
- Solicite o apontamento dos benefícios ou transformações advindas da contratação dos serviços e/ou compra dos produtos;
- Por fim, mas não menos importante, pergunte se ele recomendaria a sua empresa e suas soluções.
Com estes dados, desenvolva um texto cativante e que envolva os leitores e assim divulgue-o.
No caso da divulgação, isto pode ser feito no blog, site, folhetos, e-mail marketing, comunicados à imprensa, entre outros.
O importante neste caso é tornar estes depoimentos o mais público possível para que todos tenham acesso.
Vantagens
Talvez até aqui já se tenha uma noção clara das vantagens de investir na coleta e divulgação dos depoimentos dos seus clientes.
Contudo, pode-se apontar algumas das muitas vantagens desta excelente ferramenta de marketing:
- Os depoimentos dos clientes são uma das Provas Sociais mais vivas e influentes para a empresa;
- Por meio dos depoimentos, sua empresa se posiciona como perito na área em que atua;
- É uma excelente forma de exaltar as habilidades do seu negócio;
- Também auxilia na superação de dúvidas e diminui medos daqueles que querem criar uma relação com a sua empresa;
- É uma excelente forma também de criar laços melhores e mais duradouros com os seus clientes.
Invista em gestão automatizada de qualidade
Lembre-se que a melhor forma de fazer com que os seus clientes construam uma boa relação no seu negócio, é garantir que todos os processos sejam eficientes.
Para isto é essencial que se invista na gestão de sua empresa de maneira automatizada e integrada.
Ou seja, adquirir um software de gestão ERP que controla as áreas fiscal, de estoque, vendas e financeiro em uma única plataforma.
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