lupa
Mouse

Entenda como emitir o Documento Básico de Entrada – DBE

Malu Brito - 24/05/2021 - 1 Comentário(s)

Você tem um negócio ou pretende abrir um? Em ambos os casos você precisa conhecer o Documento Básico de Entrada (DBE). Essa é uma declaração muito importante que os empreendedores não devem ignorar.

Muitos donos de empresas acreditam que esse documento é só mais uma burocracia para complicar sua rotina, mas saiba que o DBE é fundamental para os profissionais liberais e seus contratantes.

Então, por meio desse artigo você vai entender melhor essa questão para emitir o DBE caso se encaixe nos critérios.

O que é DBE?

Antes de mais nada, você precisa saber o que é DBE. Trata-se de um documento exigido do profissional para que realize qualquer atividade como pessoa jurídica. Saiba que ele pode ser usado em várias situações.

Mas, principalmente para que haja a contratação de um CNPJ por outro CNPJ, em diferentes setores de serviços. Essa iniciativa foi mais um avanço para a modernização das empresas.

Qual a utilidade do Documento Básico de Entrada?

Você deve estar se perguntando: “qual a utilidade do DBE?” Na verdade, emitir o DBE é obrigatório para legalizar a contração de serviços de profissionais liberais com CNPJ. Do contrário, o funcionário permanece como pessoa física e assim se enquadra nas regras da CLT.

Você também precisa conhecer o Coletor Nacional, que é um aplicativo de coleta de dados das empresas que são abertas no Brasil. Nessa plataforma do Governo Federal, o empreendedor deve informar alguns dados como a cidade e o estado de origem da empresa que pretende abrir.

Como emitir o DBE?

O DBE deve ser emitido de forma online.

Passo 1: encaminhando a solicitação

Em primeiro lugar, você precisa fazer o download do Programa Gerador de Documentos no CNPJ. Em seguida, você deve abrir o programa e fazer o preenchimento de uma ficha de cadastro de pessoa jurídica, logo depois enviar.

Depois de enviar a solicitação de cadastro, será preciso solicitar o DBE através do site da Receita Federal, no Coletor Nacional. Selecione a opção “preencher nova solicitação”, adicione os dados exigidos e avance.

Agora, você deve selecionar a alternativa que se aplica a sua situação. Marque a opção correta e siga. Na outra página você verá o DBE com um número de identificação e outro de recibo.

Anote e guarde. Nessa mesma página você deve preencher uma Ficha de Cadastro de Pessoa Jurídica (FCPJ).

Passo 2: preencha os dados da sua empresa

Procure a opção “Inscrição de Primeiro Estabelecimento” na aba FCPJ > Eventos > Identificação, e preencha os dados da sua empresa.

Marque corretamente sua “Natureza Jurídica”, de acordo com o tipo do seu negócio. Outros dados solicitados serão os seguintes:

– Atividade Econômica

– Objeto Social

– Meios de contato

– Representante/Proposto

– Tamanho da Empresa

– Contabilista (número de registro)

– QSA (quadro de sócios)

Passo 3: encerre o procedimento

Depois de preenchidas todas as informações solicitadas, conclua o pedido. Por fim, você vai receber o número do recibo de entrega do DBE. Agora, aguarde a aprovação. Mas, caso você queira cancelar o DBE futuramente, também pode fazer tudo online.

Solicitar teste gratuito no sistema

E aí, gostou do artigo? Então compartilhe-o com sua rede de contatos.

Ainda te restam dúvidas sobre o tema? Então deixe um comentário e teremos prazer em te ajudar.

Continue nos companhando aqui no Blog e em nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Youtube, e Linkedin.

Até a próxima!

Malu Brito

Malu tem 20 anos. Aqui na Soften, atuou no setor comercial por um ano e meio e foi convocada para reforçar nosso time de Marketing. É responsável pelo produção de conteúdo e é uma das mais novas autoras do nosso blog. Nas horas vagas curte filmes, séries e adora um debate. Uma comunicadora completa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 Comentário(s)

Economize tempo e dinheiro.
Promova já o crescimento
da sua empresa.

Experimentar agora
Receba Grátis Materiais e Ebooks. Saiba como!