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Curva de Valor: Construa a sua passo a passo

Diogo Oliveira - 25/01/2019 - 0 Comentário(s)

A Curva de Valor é uma excelente ferramenta para auxiliar no planejamento estratégico dos negócios.

Ela auxilia no posicionamento de mercado, de acordo com a concorrência e o panorama do mesmo.

Criado por W. Chan Kim e Renée Mauborgne, a estratégia se diferencia e se destaca por ser de simples compreensão e aplicação.

Este artigo vai apresentar as especificações da Curva de Valor e o passo a passo para construir a de sua empresa.

O que é Curva de Valor?

Como dito, a estratégia de Curva de Valor foi idealizada por W. Chan Kim e Renée Mauborgne no livro “A estratégia do Oceano Azul”.

E a estratégia da Curva serve justamente para isto, auxiliar os empreendedores a se destacarem da concorrência.

Ou seja, ela trabalha analisando a concorrência e o mercado, colocando em comparação o produto ou serviço e seus substitutos.

Tudo isso, com o único objetivo de encontrar um valor que auxilie o seu negócio a fazer a diferença.

O Oceano Azul é composto justamente por isto, pelas empresas que conseguiram sair dos oceanos vermelhos e se destacaram.

Desta forma, geram valores diferentes de seus concorrentes e dos apresentados no mercado.

Isto porque, após o levantamento completo do negócio, seus produtos e propostas, o empresário tem uma análise minuciosa do mercado.

Dessa forma, se tem o que é preciso para criar atributos de valor diferente ou até mesmo um modelo de negócio completamente novo.

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Importância da Curva de Valor

A ideia de Curva de Valor, por mais que tenha sido criada no livro A estratégia do Oceano Azul, tem suas bases nas ideias de Michael Porter.

Porter, acreditava que o concorrente deve ser visto como ponto de referência para o seu negócio.

O foco no oponente é inclusive um dos pontos principais de seu livro, Competição.

Tal ideia diz muito da importância da Curva de Valor, a medida que os consumidores têm se tornado mais exigentes.

Além disso, a comunicação com o consumidor é uma grande dificuldade, visto a velocidade das informações.

Isto, exalta um padrão de que no momento que esse consumidor entra em contato com seu negócio ele já sabe o que ele quer.

E é aí que entra o diferencial esperado do seu negócio e de sua oferta, você precisa oferecer uma verdadeira solução.

Isto se comprova no fato de que nas pesquisas do Google, a primeira coisa que o consumidor busca é como resolver ou fazer alguma coisa.

Dessa maneira, a Curva de Valor trabalha para oferecer uma diferenciação de valor ao consumidor, o que é nomeado de inovações de valor.

A curva de valor permite então que se crie produtos novos e únicos no mercado, que sejam exatamente aquilo que o seu público espera.

Caso de sucesso de aplicação da Curva de Valor

Um dos casos mais famosos e utilizados como exemplo no livro “A Estratégia do Oceano Azul” é o do Cirque du Soleil.

A empresa de espetáculos circenses inovou o mercado ao apresentar para o público um show extremamente diferente do já visto.

Uma das principais diferenciações do circo foi não seguir o padrão de espetáculos circenses com animais, mágicos e afins.

O Cirque du Soleil trouxe a inovação dos espetáculos circenses, oferecendo um novo produto ao mercado.

Ao criar um novo mercado, a empresa apresentou uma nova oferta de valor, que fez ela se tornar o que é hoje.

Veja abaixo a Curva de Valor do Cirque du Soleil e os seus diferenciais em relação aos outros circos.

Passo a Passo de montagem da Curva

A partir de agora será ensinado como criar a Curva de Valor para a sua empresa, produto ou mercado.

Primeiro Passo:

Realize uma análise do segmento em que atua, identificando os produtos e a atuação de seus concorrentes.

Não deixe também de inserir na análise os fornecedores e possíveis produtos de substituição no mercado.

Segundo Passo:

Descubra os elementos de valor de acordo com as avaliações dos consumidores.

Ou seja, podem ser elementos como valor, rapidez na entrega de produtos ou serviços, disponibilidade, entre outras coisas.

Terceiro Passo:

Defina pontos para cada um dos concorrentes que você irá comparar na curva de valor.

Este passo é importantíssimo, pois é o que vai deixar claro na matriz a posição de cada um de seus envolvidos e os seus produtos.

Lembrando que, esses dados são colocados em um gráfico de linha que vai apontando os valores especificados.

Passo Final:

Todos os dados apresentados e adquiridos na Curva de Valor devem ser colocados em 4 ações.

curva de valor 2
  • ELIMINAR: Aqui será realizada uma análise do que é indispensável para o setor e que não está entregando valor, sendo assim eliminado.
  • REDUZIR: Neste ponto serão analisados os fatores que devem ser reduzidos dentro do negócio, por somente trazer gastos.
  • ELEVAR: Com os dados em mãos, você deve pegar os atributos que podem trazem mais valor ao setor e elevá-los acima do padrão do setor.
  • CRIAR: Já tem em mãos os produtos existentes, os que devem ser eliminados, reduzidos e elevados. Neste ponto a empresa deve criar um novo produto a fim de atingir um novo público-alvo, expandindo assim o seu negócio.

Lembrando que: Todos os dados obtidos são apresentados em um gráfico de curva.

Você vai montar um gráfico comparativo com os seus concorrentes.

Cada curva simbolizará um dos envolvidos, na linha abaixo são apresentados os fatores, produtos e valores analisados.

Na coluna da direita os índices que darão os valores para as curvas e propiciará a análise.

Benefícios de utilização da Curva de Valor

Neste momento, é possível que já esteja clara a importância de utilização da Curva de Valor nos negócios de hoje em dia.

Contudo, é necessário conhecer também os benefícios de tal ferramenta para os negócios.

O principal e que mais salta aos olhos é a geração de valor para a sua marca e setor, a partir da análise da concorrência.

A Curva de Valor propicia redução de custos, à medida que ela analisa os pontos fortes e fracos do seu negócio em contrapartida ao mercado.

Sem contar que, o seu empreendimento consegue se destacar e sobressair da concorrência criando um valor diferenciado.

De uma forma geral, a Curva de Valor facilita o empreendimento a se introduzir no mercado, além de novos produtos.

Sem contar que a possibilidade de você criar um novo produto, com inovações de valor para o público alvo, é grande.

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Diogo Oliveira
Diogo Oliveira

É jornalista e especialista em textos informativos. Atualmente escreve os textos da Soften para a mídia, redige e-books e auxilia no blog. Nas horas vagas, gosta de ouvir música, ler sobre atualidades e política e assistir séries.

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