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Aprenda o que é Curva ABC e como utilizar

Diogo Oliveira - 14/11/2018 - 0 Comentário(s)

A Curva ABC é um método de controle e acompanhamento de estoque que têm auxiliado negócios por todos os lugares.

A gestão de estoque é de extrema importância para garantir ao administrador melhor conhecimento e controle da empresa e de seus produtos.

Trabalhando com um método de classificação dos itens em estoque, melhora até mesmo a gestão financeira do negócio.

Acompanhe, neste artigo, tudo sobre a curva ABC e como utilizá-la em sua empresa para o controle de estoque.

Entendendo a Curva ABC

O método de Curva ABC é um dos métodos mais eficientes para acompanhamento de cada produto em estoque.

A técnica também é chamada de Análise de Pareto, em homenagem ao economista italiano Vilfredo Pareto.

Pareto identificou com seus estudos que, 80% da economia do país concentrava-se nas mãos de somente 20% da população.

O que segundo o mesmo, é o que gerava os principais problemas econômicos do país quando avaliado.

E foi justamente isto que, o ABC identifica que 80% do faturamento do negócio advém de 20% dos itens do estoque.

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Através dos dados oferecidos pela curva ABC, o empreendedor possui em suas mãos uma possibilidade de análise minuciosa da empresa.

E tais dados, apresentam visão plena dos produtos ou matérias primas de acordo com a sua rotatividade e lucratividade para o negócio.

Esta análise é realizada então, de acordo com o faturamento, margem de lucro, espaço ocupado, entre outros.

Como funciona a metodologia ABC?

É importante entender como é realizada a aplicação do método para que os dados oferecidos por ele sejam os mais eficientes possíveis.

Primeiro, entenda que a Curva ABC cria uma categorização do estoque de forma a apresentar os produtos com maior e menor importância.

A categorização é realizada dividindo o estoque respectivamente em grupo A, B e C.

Cada um especifica o tipo de estoque e a sua importância para a empresa, da seguinte forma:

  • Categoria/Grupo A – São os principais produtos para a empresa, ou seja, os de maior rendimento.

Normalmente, expressados pela fórmula 80 – 20, pois, representam 80% do faturamento total e 20% dos produtos em estoque.

  • Categoria/Grupo B – Neste caso são os produtos de média importância para o negócio.

Costumam representar 15% do faturamento e 30% dos itens em estoque da empresa.

  • Categoria/Grupo C – Aqui têm-se os produtos de menor giro e importância para a empresa.

Representam 50% do estoque e apenas 5% do total de faturamento.

Aplicação prática do método

Após entender o método ABC e o papel desempenhado, chegou o momento de aprender na prática a sua aplicação.

Primeiro, o método mais fácil e o mais utilizado é por meio de uma Planilha Excel, onde o primeiro passo é listar todos os produtos do estoque.

Além dos dados do estoque, é preciso também possuir, a quantidade vendida no período que será apurado e o valor unitário.

A partir destes dados é descoberto o valor total de vendas da mercadoria no período em apuração.

No modelo apresentado abaixo, a empresa trabalha com 9 produtos no seu estoque principal.

Curva ABC2

Ele dispôs os seus produtos em lista e já dividindo-os de acordo com o faturamento obtido por cada um deles.

Nos campos amarelos, temos o grupo A, que é o que representa 80% do faturamento.

Nos campos verdes, há o grupo B, que representa 15% do total de faturamento no mês.

E o grupo C, está disposto nos campos em azuis, representando 5% do faturamento como um todo.

O empresário que deseja um maior controle, pode dispor os produtos de acordo com o faturamento ou porcentagem de participação.

Além disso, tal método possibilita análises mais minuciosas, se inserir dados referentes ao valor de aquisição.

O que possibilitará já ter uma visão da margem de lucro dos produtos listados na curva ABC.

Analisando os dados obtidos

A curva ABC oferece ao administrador, dados assertivos e eficientes sobre o negócio, que o auxiliará entre outras coisas:

  • Controle e acompanhamento de estoque mais direcionado dando prioridade aos produtos com maior rotatividade e faturamento;
  • Além disso, a empresa pode melhorar na estratégia de oferta de produtos;
  • Melhor acompanhamento de estoque, que evita erros comuns, como não possuir um bom estoque de produtos com maior saída e muito estoque dos que saem pouco;
  • Eficiência no processo de reposição de produtos da empresa;
  • Auxilia e evita gastos desnecessários com produtos que possuem pouca porcentagem de vendas;
  • Melhoria no processo de planejamento de vendas, promoções e ofertas de produtos.

Como percebido, os dados obtidos por meio da curva ABC, auxilia e muito no controle e acompanhamento de estoque.

Contudo, pode ser um trabalho exaustivo e demorado, e para auxiliar e automatizar este processo é interessante investir em software de gestão.

Em especial, um software de controle ERP, que possibilita o acompanhamento de estoque integrado com as áreas fiscal, comercial e financeiro.

Curva ABC para clientes

Além da alta eficiência no controle e acompanhamento do estoque da empresa, o método ABC também pode ser utilizado na gestão de clientes.

Ou seja, é possível mapear os clientes que trazem maior rentabilidade para a empresa, gerando maior receita.

Tais clientes, são aqueles fiéis que sempre estão consumindo do seu negócio.

Além disso pode-se também ter conhecimento dos clientes esporádicos, para assim criar uma estratégia de retenção dos mesmos.

Numa visão geral então, o gráfico ABC é eficiente não somente na parte administrativa de controle de estoque.

Ele propicia também uma facilidade no gerenciamento de clientes e acompanhamento da relação dos mesmo com a sua empresa.

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Para um sistema de gestão empresarial e fiscal de qualidade com controle de estoque apurado, conheça os aplicativos da Soften Sistemas.

Os sistemas da Soften, além de possibilitar um melhor gerenciamento de estoque, oferece a extração de relatórios do mesmo.

Tais relatórios, listam os produtos com maior e menor faturamento para o negócio, de acordo com o período escolhido.

A mesma ação pode ser realizada com os clientes, conhecendo os que mais compram e menos compram do seu negócio.

Além destas funções a empresa oferece treinamento e suporte técnico ilimitado para o cliente.

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Diogo Oliveira
Diogo Oliveira

É jornalista e especialista em textos informativos. Atualmente escreve os textos da Soften para a mídia, redige e-books e auxilia no blog. Nas horas vagas, gosta de ouvir música, ler sobre atualidades e política e assistir séries.

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