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Como criar uma cultura organizacional.

Malu Brito - 18/02/2021 - 0 Comentário(s)

A cultura organizacional é muito importante para o bom desenvolvimento dos funcionários e para alinhar a estratégia da empresa.

Uma cultura bem organizada proporciona vários benefícios. Ela faz com que os clientes e funcionários entendam a missão da empresa, gerando identificação e gerando valor.

Então basicamente, a cultura organizacional reúne um sistema de valores compartilhados que orientam as ações de toda a sua equipe.

Por isso se a cultura não estiver bem estabelecida o ambiente de trabalho e a produtividade de sua equipe serão prejudicados. Afetando assim os resultados da empresa também.

Mas afinal, como você pode implementá-la em seu negócio?

Se organize e documente

Tudo começa com organização. Coloque em um documento todas as suas ideias que podem ajudar.

Faça um diagnóstico inicial de sua empresa e tente localizar o que falta e o que seria bem aproveitado por seus colaboradores.

Defina a visão, missão e valores de sua empresa deixando bem claro onde deseja chegar no futuro e como pretende fazer para alcançar essa meta.

Decida também os princípios que ajudarão na tomada de decisões dentro da organização.

E como fazer para que tudo que foi decidido chegue até os seus funcionários? Isso é simples: documente tudo.

Assim todos os colaboradores podem ter acesso a cultura organizacional sempre que quiserem, basta você compartilhar o documento com eles.

Esse documento deve conter toda a missão da empresa e as diretrizes dela. Também é bacana o documento conter os códigos de ética e os objetivos que pretendem atingir.

Alinhar os objetivos

O alinhamento dos objetivos devem ser feitos logo no começo da jornada dos funcionários em sua empresa. Então é importante que todos tenham ciência dos valores da empresa.

Certifique-se de que eles compartilhem das mesmas ideias que a organização apresentando sempre que possível o documento que você desenvolveu em murais ou disponibilizando versões online para que seja acessada sempre que possível.

Manter uma comunicação clara e transparente é sempre a melhor opção.

Estabelecer as regras do dia a dia 

Algumas empresas têm regras bem rígidas em relação à vestimenta e comportamento de seus funcionários. Então é importante deixar muito claro a todos sobre essas regras. Até as mais simples possíveis, sendo assim evitando problemas.

Se cada funcionário agir de uma forma diferente a cultura poderá se perder. Faça questão de dar um toque quando as regras não forem seguidas.

Dê o exemplo

O líder sempre é observado. Então é importante que ele seja exemplo de atitude o tempo todo. E por que não começar compartilhando e ajudando a desenvolver mais a cultura organizacional?

Cada líder deve entender a forma que melhor funciona em seu setor para multiplicar a cultura da empresa. É necessário também que eles tenham pulso firme para impor as regras.

Contratações e demissões

Tanto na contratação quanto na demissão de um dos funcionários o setor de RH deve seguir uma pauta da cultura organizacional.

Isso significa que no processo seletivo, por exemplo, toda a cultura de sua empresa deve ser exposta em todas as questões. Isso evita que você contrate pessoas que não tem nada haver com o perfil de sua empresa ou que a prejudicam de alguma forma.

Esse processo também beneficia o candidato. Pois se ele se identificar com os princípios da empresa vai se sentir bem trabalhando lá, se tornando um bom reflexo dela.

Da mesma forma acaba se tornando difícil alguém que não concorda com os valores da empresa se manter lá. Seria impossível essa pessoa não prejudicar a empresa de alguma forma.

Por isso é importante identificar bem o perfil dos colaboradores e desliga-los caso não combinem com a empresa.

Promova ações de aproximação

Um reforço à cultura organizacional que funciona muito bem são os eventos de aproximação com seus funcionários.

Seja uma palestra, eventos sociais, criar rituais ou comemorações especiais, tudo pode ajudar. Esses eventos geram comunicação interna que é muito importante no processo todo. Dar feedbacks regulares também é uma ótima opção.

Esses eventos também são os momentos de ouvi-los e entender suas necessidades.

De olho nos resultados

Por fim então, resta só se certificar se o processo está dando resultados. Para isso você deve analisar todos os pontos possíveis como por exemplo o rendimento de seus funcionários.

Faça uma pesquisa de satisfação com eles para entender o que se passa em seu dia a dia.

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Se algo precisar mudar, se organize novamente para efetuar as mudanças e continue promovendo o melhor para sua empresa e seus colaboradores que agora se tornam uma grande família dentro da organização com a mesma visão e valores.

Organização na hora do pagamento

Outra grande dúvida na hora de gerir os funcionários é o pagamento. 

Alguns recebem comissões, outros apenas o pagamento e o vale. Mas como você pode cuidar disso de um jeito simples para ter tempo de organizar a rotina de sua empresa?

Isso é simples, e a Soften pode te ajudar.

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Até a próxima!

Malu Brito

Malu tem 20 anos. Aqui na Soften, atuou no setor comercial por um ano e meio e foi convocada para reforçar nosso time de Marketing. É responsável pelo produção de conteúdo e é uma das mais novas autoras do nosso blog. Nas horas vagas curte filmes, séries e adora um debate. Uma comunicadora completa.

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