Credenciamento de NFe: Entenda sobre o assunto e faça sua consulta

Flávia Scalon - 06/02/2018 - 2 Comentário(s)

O Credenciamento de NFe é algo fundamental aos empresários que emitem notas fiscais, pois, é um dos passos a seguir para poder emitir o documento.

Para começar a implementar um documento fiscal na empresa, é preciso seguir alguns passos e detalhes fiscais, sendo um deles o credenciamento.

Materiais-gratuitos

Confira a seguir muito mais sobre o assunto.

A Nota Fiscal Eletrônica (NFe)

Primeiro é preciso entender o que é a NFe e para que ela serve.

A Nota Fiscal Eletrônica (NFe) foi pensada para facilitar a vida dos empresários e a fiscalização do governo, evitando a sonegação de impostos.

Gera economia de diversas formas e moderniza o processo de emissão, tornando mais prático e eficaz para todos os envolvidos.

Todo empresário que tenha uma empresa ativa, precisa emitir nota fiscal para conseguir trabalhar dentro da lei.

Saiba em nosso artigo do blog os benefícios da Nota Fiscal Eletrônica para sua empresa.

Requisitos para emitir Nota Fiscal Eletrônica

Para emitir documentos fiscais, como a NFe, é necessário seguir alguns requisitos antes, sendo eles:

1) Verifique detalhes fiscais de sua empresa;

É necessário ter o auxílio de um contador para ajudar na abertura da empresa, guiando em todos os procedimentos fiscais – CNPJ, Iscrição Estadual, Regime Tributário, etc.

2) Adquirir um Certificado Digital, padrão ICP-Brasil;

O Certificado Digital é a assinatura eletrônica que fará com que a NFe tenha validade fiscal, tornando obrigatória sua aquisição. Você pode adquirir um na loja da Automatizei.

3) Ter acesso à internet;

Para conseguir emitir Notas Fiscais eletronicamente, é preciso ter acesso à internet, para que assim, seja possível a emissão em um software adaptado e o envio da NFe à Sefaz.

4) Programa emissor de NFe adaptado;

Para emitir qualquer documento fiscal eletrônico, é preciso adquirir um software emissor, é por ele que será possível a emissão da NFe ou qualquer outro documento fiscal.

Para adquirir um sistema emissor qualificado e eficaz, basta acessar o site da Soften Sistemas.

5) Solicitar credenciamento junto à Sefaz do estado de atuação.

Para fazer o credenciamento para emissão de NFe, é preciso procurar a Sefaz do estado em que sua empresa estará integrada.

A seguir explicamos o que é o credenciamento e como consultar se sua empresa já é credenciada ou não.

O que é Credenciamento?

O credenciamento é um procedimento que o contribuinte, interessado em emitir NFe ou outro documento fiscal, precisa solicitar para ter a autorização.

A solicitação precisa ser feita na unidade federada em que a empresa atua, e cada uma tem sua forma própria de credenciamento.

Será avaliado de acordo com a capacidade de emissão da empresa do contribuinte, por conta disso, é necessário informar corretamente os dados à Sefaz.

É importante saber que, se o contribuinte possuir mais que uma empresa e em estados distintos, é necessário credenciar junto a Sefaz de cada estado atuante.

Pois, a emissão de NFe se restringirá apenas à unidade federada em que foi credenciada, em outros estados, se não estiver credenciada, não será possível a emissão.

Ambiente de Homologação e Produção

Assim que a solicitação de credenciamento é feita junto à Sefaz, o contribuinte terá acesso ao ambiente de teste, chamado também como ambiente de homologação.

Nesse ambiente é possível emitir notas testes, inutilizar numeração, cancelar notas, entre outras coisas, porém, toda transação feita no ambiente de homologação não tem validade alguma.

Após a fase de testes no ambiente de homologação, vem o ambiente de produção, onde as notas já tem validade fiscal.

A partir dessa fase, o contribuinte não pode mais emitir notas em papel, nos modelos 1 e A1 – exceto exceções -, apenas Notas Fiscais Eletrônicas.

Para a emissão de NFe, é necessário um software emissor adaptado para tal fim, conheça o emissor de NFe da Soften Sistemas e todas suas vantagens.

Consulta de Credenciamento

Aos empresários que não sabem se estão credenciados ou não, é possível verificar no mapa de consulta de credenciamento NFe que a Soften disponibiliza.

No site é possível selecionar seu estado e após inserir seu CNPJ, verificar se o credenciamento está feito ou se ainda é preciso fazê-lo.

Caso sua empresa não esteja credenciada para a emissão de NFe, consulte seu contador e saiba como cadastrá-la.

Ou acesse nosso artigo ‘Tudo Sobre Nota Fiscal’ no blog, onde é possível verificar os sites de credenciamento de quase todos os estados.

Melhor Software Emissor e Gestor do mercado

Se sua empresa precisa de um software emissor e gestor de qualidade e eficaz, conheça o da Soften Sistemas.

É oferecido dois tipos de sistemas, o de desktop, que é denominado Soften Siem e o de nuvem, denominado GerencieAqui, os dois tem suas vantagens e variam de acordo com o trabalho e rotina da empresa contratante.

Além da emissão de documentos fiscais, é possível organizar toda a gestão de sua empresa com os softwares.

Banner-Conheça (1)

Gostou deste artigo? Então compartilhe com seu amigos e com seu contador. Se você é contador, informe seus clientes sobre este importante assunto.

Se tiver alguma dúvida, pergunte para a gente.

Flávia Scalon
Flávia Scalon

É formada em publicidade e propaganda, pós graduada em gestão de comunicação integrada e uma das principais autoras do blog. Especialista em assuntos fiscais. Nas horas vagas, gosta de ler sobre romance, comédia, drama, entre outros assuntos, também curte vários estilos musicais e aprecia múltiplas culinárias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentário(s)

Sistema de Gestão Empresarial com Emissor NFe

Experimentar agora
Receba Grátis Materiais e Ebooks. Saiba como!