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Copywriting: saiba o que é e como se tornar um Copywriter de Sucesso

Alessandro Caun - 01/09/2020 - 0 Comentário(s)

Copywriting é, sem sobra de dúvidas, uma das estratégias fundamentais para o sucesso de um negócio online.

Tais modelos de negócio se baseiam em comunicação e relacionamento com potenciais clientes. Quanto melhor for a sua copy, maior o potencial de vendas nas suas comunicações.

Quer entender na prática? Então, vejamos uma situação muito comum no cotidiano de empresas que possuem seu modelo de negócios fundamentado no mundo virtual.

copywriting

O poder do Copywriting

Ricardo trabalha no setor de vendas da empresa XYZ. Seu trabalho é escrever e-mails e enviá-los todos os dias para pessoas e incentivá-las a comprar os produtos que sua empresa comercializa.

O problema de Ricardo é que, a cada 10 pessoas que recebem os e-mails, praticamente nenhuma responde.

e-mails rejeitados

Este é o exemplo de e-mail que ele costuma enviar:

modelo e-mail rejeitado

Percebeu como este e-mail é desprovido de argumentos? Não é de se estranhar que o Senhor Bolso Cheio de Dinheiro o considera totalmente inútil, fica irritado e, por isso, não o responde.

No entanto, Ricardo começa a analisar o porque de seus e-mails não surtirem o efeito desejado. Até que um dia ele descobre uma ferramenta de marketing chamada Copywriting.

Ele começa a entender que escrever uma boa copy trata-se de:

  • não enviar ofertas, mas fazer os clientes interagirem com você;
  • não pedir descaradamente por coisas, mas oferecer algo de valor para a pessoa;
  • fazer com que todos QUEIRAM comprar de você, não por se sentirem pressionados, mas porque as pessoas realmente gostam do seu conteúdo e querem retribuir.

Agora que Ricardo compreendeu isso, ele voltou e reformulou o e-mail para o Senhor Bolso Cheio de Dinheiro:

modelo e-mail com copywriting

Agora que Ricardo começou a enviar informações incríveis para o Senhor Bolso Cheio de Dinheiro a chance de ele se envolver com a empresa é muito maior!

Ricardo traça uma nova estratégia, agora para atingir os demais clientes e… BOOOM! A mágica acontece e muitas pessoas respondem!

e-mails aprovados

As vendas aumentaram muito, e a única coisa que Ricardo mudou foi sua copy.

Eis aí o poder do Copywriting!

Portanto…

Como visto em nosso exemplo, o Copywriting é uma técnica que está sendo muito utilizada no marketing digital, isto porque, seus fundamentos de escrita são focadas na persuasão.

Não se trata apenas de falar sobre produtos, mas passar valor e vender uma ideia sob uma forma diferenciada de educar seu público.

Porém, para conseguir aplicar as técnicas de Copywriting é preciso entender como funciona este modelo de escrita.

Quer ver como? Então continue a leitura e entenda como o Copywriting ajuda na vendas com seus anúncios persuasivos.

Mas afinal, o que é Copywriting?

Antes de mais nada, é preciso entender que no processo de escrita persuasiva, encontramos 3 agentes diretamente relacionados a esse fim: a copywriting, o copywriter e a copy.

O copywriting é a técnica para criação de textos informativos e persuasivos, que devem ser aplicados na composição dos mais diversos conteúdos visando o convencimento de seu público-alvo.

copywriter

Quem domina a técnica e a executa é chamado de copywriter, um profissional que produz conteúdos que direcionam a audiência a executar uma determinada ação focada em conversão, que pode ser a compra de um produto ou requisição de um serviço, por exemplo.

Esse texto persuasivo, fruto da aplicação das técnicas pelo profissional é chamado de copy, o qual pode ser empregado nas inúmeras mídias e formatos trabalhados pelo negócio.

Assim, a produção de copys não envolve apenas a escrita, mas também todo um processo de pesquisa e estudo, para que os conteúdos ajudem o consumidor na jornada de compra.

Diferenças entre Copywriting, Marketing de Conteúdo e Redação Publicitária

Existem diversas técnicas de escrita e cada uma delas tem uma forma de atingir o público.

As técnicas utilizadas em textos geralmente são: Copywriting, Marketing de Conteúdo e Redação Publicitária.

É possível utilizar todas as técnicas descritas acima, basta saber como e quando.

Por isso, será explanada a diferença entre cada técnica, para que seja mais fácil de entender como cada uma funciona. Confira:

Copywriting

Como visto anteriormente, o Copywriting é uma técnica voltada para anúncios persuasivos capazes de gerar vendas imediatas.

Esse conceito é trabalhado com pesquisa e análise dos compradores, ou seja, suas necessidades.

Dessa forma, se foca em textos muito mais persuasivos, objetivando um resultado a curto prazo.

Marketing de Conteúdo

marketing de conteúdo

Já o Marketing de Conteúdo tem uma preocupação maior com toda a jornada do consumidor.

Com essa técnica se atrai novos clientes por meio de materiais de blog, ebooks, infográficos, materiais gratuitos e etc.

Os resultados do marketing de conteúdo aparecem, geralmente, a médio e longo prazo.

Redação Publicitária

Por último e não menos importante, a Redação Publicitária tem um envolvimento maior com ações de reconhecimento.

Isto é, a escrita é como uma construção da imagem da marca, fazendo com que o público a reconheça.

Por fim, vale ressaltar que o copwriting é utilizado em estratégias de marketing de conteúdo e redação publicitária, mesmo tendo papéis distintos.

Isto porque, ele ajuda a atrair atenção e visibilidade ao texto ou site em questão, basta saber fazer e direcionar.

Anúncios persuasivos e que vendem com ajuda do Copywriting

A elaboração de todo texto precisa de algumas técnicas e conceitos, e o Copywriting é um dos mais utilizados ultimamente.

E para aplicá-lo, é preciso entender seu funcionamento, além de saber as palavras e formas exatas de escrita.

Seja claro em seu texto: Com toda a saturação de informações nas redes sociais e sites em geral, é preciso que a mensagem passada seja clara, ou seja, é preciso que o anúncio diga o que será entregue ao usuário, quando ele for acessado.

Insira emoção nos anúncios: Insira emoção no texto, algo que acerte na dor ou desejo do cliente, isto é, mostre que seu produto ou serviço podem resolver o problema dele.

resolver problema

Simplicidade é tudo: Simples e direto, é dessa forma que tem que ser um texto de copy persuasivo.

Conte histórias: Contar uma história é uma forma de aumentar as conversões e as vendas. Isso é o que chamamos de storytelling. As pessoas se interessam mais por histórias e as guarda na cabeça mais facilmente.

Invista em gatilhos mentais: Gatilhos mentais são ferramentas que ajudam o cliente a adquirir um produto. Os mais utilizados são: autoridade, escassez, reciprocidade, crenças e prova social.

Além disso, veja algumas outras dicas:

  • Fale com as pessoas certas;
  • Passe autoridade ao público;
  • Defina um objetivo;
  • Utilize “Chamadas para a Ação”, mais conhecidas como “Call to Action” (CTA), como “Clique Aqui”.

Copywriter de sucesso. Qual o segredo?

Antes de mais nada é preciso frisar que não existe um curso superior focado em formar uma pessoa na profissão de copywriter.

No entanto, existem muitos livros no mercado, treinamentos e outras formas de orientação para que o profissional possa criar textos que vendem.

copywriter

Assim, como vimos no decorrer do texto, o copywriter é responsável por criar conteúdos para diversos canais de marketing visando uma resposta direta e voltada para venda.

Apesar de sua tarefa básica estar relacionada com a escrita, é preciso ficar atento a diversos aspectos que envolvem a correta comunicação com o cliente em potencial.

Tenha em mente que não basta apenas criar um anúncio, mas entregar algo de valor para seu público.

Para ser um bom copywriter é preciso ter boa comunicação e entender de fato todas as características de contato com os clientes.

A profissão ainda conta com uma flexibilidade de atuação, que se expande para vários segmentos e diversas funções dentro do marketing. Vejamos abaixo alguns exemplos.

1. Publicidade convencional

O marketing offline, como folders e outdoors, ainda tem seu espaço, mesmo na era digital em que vivemos.

Assim, para que os mesmo não deixem de passar a mensagem correta para o público, é preciso utilizar uma comunicação persuasiva. E quem melhor do que um copywriter para executar essa tarefa?

2. Anúncios online

A internet trouxe a possibilidade de impactar um número extraordinário de pessoas que utilizam a rede todos os dias.

Hoje é muito comum empresas anunciarem em redes sociais ou nas redes do Google (pesquisa, banner, shopping, vídeo), com o objetivo de impactar um determinado público-alvo com imagens e uma linguagem envolvente.

card criar anúncio google ads

3. Artigos e roteiro para vídeos

Não importa se o conteúdo é apresentado de forma escrita ou falada, o que importa é a forma como ele é entregue ao público e quais argumentações o tornarão mais atraente.

O bom copywriter é aquele que sabe como criar conteúdos relevantes e que engajam a audiência.

card escrever páginas de artigos e reviews

4. E-mails

Com toda certeza este é um canal de importância ímpar no processo de venda das empresas com presença no mundo online.

A atuação do copywriter nesta ferramenta pode gerar resultados significativos para os negócios. Lembram de nosso exemplo inicial?

Um bom Copywriter pode gerar resultados expressivos para a empresa

No Brasil esta profissião vem ganhando seu espaço, mas ainda não tem a mesma valorização do mercado americano.

Verdadeiro especialista em vendas por meio da escrita, utiliza as palavras certas no momento exato, reunindo técnicas de influência, vendas, persuasão, gatilhos mentais, neuromarketing, ou seja, um arsenal de respeito.

Todo esse conhecimento faz do copywriter um dos poucos profissionais capazes de gerar resultados expressivos para a empresa, seja no aumento de vendas ou no lançamento de um novo produto.

Algumas dicas valiosas para você que quer se profissionalizar na área:

  • desenvolva a habilidade de venda: antes de tudo, aprenda a ser um vendedor e entenda como o cliente pensa. Isso facilita na condução do mesmo pelo caminho que o leva a fechar uma compra;
  • especialização com treinamentos e cursos: absorver experiência de quem já entende do mercado é uma opção muito interessante. Isso acelera a maneira com que o objetivo será atingido;
  • não tenha medo de errar: errar faz parte de qualquer área profissional. Portanto, teste sem medo. Você encontrará a forma exata de abordar os clientes e gerar cada vez mais vendas;
  • conheça seu público: antes de produzir qualquer material, é preciso conhecer quem será impactado pelo mesmo. Mais importante ainda que o público-alvo é a persona, que será usada como foco pelo copywriter, permitindo traçar uma forma de escrita mais assertiva.

Alie suas Estratégias de Copywriting a uma Gestão eficiente

Neste post você conferiu o que é copywriting e diversas dicas de como se tornar um copywriter de sucesso.

Ficou evidente que aplicar esse processo pode ser uma estratégia importante para sua empresa, principalmente quando trabalha em conjunto com uma boa estratégia de Marketing.

O objetivo principal de sua utilização é o de aumentar a atração de público e transformá-los em clientes, aumentando assim suas vendas no decorrer de sua jornada pelo funil de vendas.

Todavia, expandir seu campo de atuação e, consequentemente, incrementar suas vendas pelo aumento de exposição de seu negócio pode gerar custos inesperados, que merecem uma atenção especial.

Toda essa nova situação pode fazer você pensar um momento: quanto é destinado dentro de seu negócio, em termos de investimento em mão de obra qualificada, para controlar seu estoque, produzir relatórios e organizar seus fluxos operacionais?

Se a resposta deixar você reflexivo por um instante, então chegou a hora de investir em um bom Sistema de Gestão.

Uma das principais vantagens que um bom sistema de gestão pode trazer para o seu negócio é a redução de custos.

Um Sistema de Gestão tem um excelente Custo x Benefício para o seu Negócio!

Através dele é possível integrar todos os processos da empresa, compartilhando informações relevantes e precisas para o negócio, aumentando a eficiência organizacional como um todo.

Além disso, o Sistema de Gestão é capaz de automatizar diversas tarefas e facilitar o atendimento aos seus clientes, o que aumenta a produtividade e acaba reduzindo o custo total do trabalho empregado em cada etapa do seu negócio.

Ou seja, utilizar um Sistemas de Gestão Fiscal e Administrativo gera uma economia real em mão de obra em diversas áreas da suas empresa.

A Soften Sistemas tem os melhores sistemas de gestão do mercado

Por isso, utilize sempre ferramentas que possibilitem o controle total do seu negócio e que trabalhem com eficiência, assim como os aplicativos da Soften Sistemas.

A empresa especializada possui dois modelos de softwares ERP: o Soften SIEM, aplicativo desktop; e o GerencieAqui, sistema online.

O cliente tem também, somado à eficiência dos softwares, implantação e treinamento gratuitos e auxílio do suporte técnico ilimitado.

Simplifique a gestão de sua empresa entrando em contato com a Soften.

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Alessandro Caun
Alessandro Caun

Mais conhecido como "Professor" é formado em Engenharia Elétrica, com mestrado na área. Nos últimos anos, tem se dedicado ao Marketing Digital e aqui na Soften é responsável pela produção de conteúdo. Curte rock e games retrô, um "nintendista" raiz.

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