Conheça o sistema de gestão mais completo para seu negócio

Veja as 5 Práticas Essenciais para um Controle Financeiro

Flávia Scalon - 19/09/2019 - 0 Comentário(s)

Ter um controle financeiro é essencial para que a sua empresa possa competir com outras empresas no mercado, e assim possa crescer e se expandir.

Todavia, um controle financeiro precisa ser efetivo e bem gerenciado, saber a saída e entrada no seu caixa viabiliza que você possa fazer investimentos, reduções, entre outras tomadas de decisão.

O controle financeiro da empresa exige um rol de conhecimentos necessários ao dono e ao gestor do negócio, pois, sem uma gestão financeira bem elaborada os demais esforços realizados em prol da empresa não terão resultados.

Neste artigo, serão apresentados as 5 melhores práticas para que você tenha um controle financeiro de sucesso. Confira!

1. Organize a Rotina do seu Negócio

Para que o seu negócio cresça e ganhe mais espaço no mercado, é preciso que ele esteja organizado internamente e bem estruturado para que se possa ver os seus resultados, lucros, débitos, investimentos, funcionários e etc.

Utilize a análise em conjunto com a organização criando uma rotina a ser seguida pela sua empresa e tenha mais eficiência.

Para que a rotina venha a ser uma melhoria na sua empresa, é necessário ver o negócio com as suas necessidades do cotidiano, mensurar as quantias do caixa, contabilizar os gastos, entre outros valores.

Nessa primeira etapa é importante ter uma organização dentro do seu negócio, para que se mantenha o foco na gestão contábil, então, comece anotando tudo.

Como por exemplo, gastos mínimos, descontos, pagamentos, compras mensais, ou seja, visualize a real situação de seu negócio e coloque tudo na ponta do lápis.

Ter esse controle mês a mês ou ao final de um período determinado, oportuniza analisar com maior qualidade e atenção o seu fluxo de caixa.

O mais indicado para começar a se organizar é fazer uma reavaliação da rotina em um intervalo de 12 meses, assim é possível ter uma espécie de balancete anual das receitas da sua empresa.

2. Acompanhe as suas Despesas e Receitas

É necessário que o gestor da sua empresa acompanhe de forma constante as suas receitas e despesas, vez que ter conhecimento dessas áreas mantém o controle financeiro atual.

Ao controlar os seus gastos e ganhos, você ganha uma maior estabilidade para o seu negócio, além de agilizar e oportunizar a concretização dos seus objetivos.

Para acompanhar de forma fácil e simples, utilize uma planilha com os dados das suas despesas e receitas.

Acompanhando as suas despesas e receitas, você conseguirá identificar os gastos supérfluos e direcionar o valor destes para gastos necessários.

Um bom exemplo é substituir o uso de papel sulfite branco por folhas de papel reciclado, que é mais barato e ambientalmente correto.

É claro que os cortes de gastos deverão ser muito bem analisados, se realmente trará benefícios para a empresa, se há uma forma de substituir para que não haja falta ou desmotivação dos funcionários em razão do referido corte.

É preciso que a sua empresa tenha um bom senso na hora de acompanhar, reduzir, trocar ou cortar gastos.

Mantenha-se sempre no meio termo, mantenha um equilíbrio e adote uma postura ponderada no momento de considerar quais são os gastos desnecessários.

Materiais Gratuitos Soften Sistemas

3. Separe a Pessoa Física da Pessoa Jurídica

É preciso que o empresário separe a pessoa física da pessoa jurídica, para que se possa ter um controle das entradas e saídas, ainda, sobretudo ter controle dos lucros obtidos.

A junção das contas pessoais ao caixa da pessoa jurídica impossibilita a realização de uma gestão contábil eficiente.

A elaboração do planejamento financeiro exige que se tenha um controle efetivo e real dos cortes com gastos desnecessários.

Bem como o controle de estoque, de forma que ter a separação da pessoa física da pessoa jurídica se faz essencial.

Logo, é preciso abrir uma conta corrente para a sua pessoa jurídica e caso a empresa tenha mais de um sócio na empresa, é preciso definir um pró-labore para cada um deles.

Com a delimitação das atividades exercidas, esse documento irá identificar a remuneração dos sócios que trabalham na empresa, deixando claro quanto cada um tem direito a receber.

Com isso, o resultado dessa atitude é a efetivação completa de um controle financeiro com uma saúde contábil mais sólida e forte.

4. Negocie Prazos com Fornecedores

Para que a sua empresa consiga competir no mercado com valores mais acessíveis é muito importante ter uma boa relação com os seus fornecedores, tentando ao máximo negociar prazos com fornecedores.

O mais indicado é que a sua empresa pague os fornecedores em dia, para facilitar a negociação de descontos, formas de pagamento ou ainda, compras em grandes quantidades.

Com descontos e melhores formas de pagamento, o seu empreendimento poderá concorrer com outras empresas do mesmo ramo, com produtos e serviços de preços justos.

5. Adote Sistemas de Controle Financeiro empresarial

Com o avanço da tecnologia, muitos sistemas de controle financeiro oportunizam melhorias mais efetivas na gestão financeira do seu negócio.

De forma que contribuem na hora de executar tarefas, colher informações, ter resultados rápidos e efetivos.

O sistema de controle financeiro empresarial automatizado é muito mais barato e eficaz do que os sistemas manuais.

Os sistemas manuais tendem a ser mais inseguros em razão das possibilidades de falhas e erros em seus processos, assim, se faz necessário o investimento em um sistema de controle financeiro.

Estes auxiliam a gerenciar as finanças corporativas de qualquer local e em tempo real, via desktop, tablet ou smartphone.

Outro ponto importante é a questão da segurança, as informações são criptografadas, não deixando espaço para risco dos dados financeiros serem acessados por alguém sem autorização.

Na atualidade a tecnologia é uma ferramenta dominante na hora de gerir o seu negócio, otimizando o seu tempo e dinheiro, entregando praticidade.

Ainda há que se pontuar que os dados encontrados poderão se tornar vulneráveis, e por isso os softwares de gestão são os mais escolhidos entre as empresas, pois, auxiliam o gestor na organização do seu negócio.

Podendo ser utilizados na gestão de processos, tributários, entre outras.

Os softwares tem como finalidade otimizar o sistema de armazenamento das informações encontradas.

Como por exemplo, sistemas online, onde somente indivíduos atualizados poderão ter acesso aos dados, facilitando a manutenção do fluxo de caixa.

Outras funções do software de gestão financeira são a emissão de gráficos e relatórios, os quais facilitam a vida dos gestores empresariais, podendo alterar o planejamento do cotidiano da empresa, atingindo os seus objetivos de forma mais rápida.

Então saia na frente e concorra no mercado utilizando a tecnologia a seu favor, modernizando o seu sistema de controle financeiro, reduzindo custos, ganhando tempo e praticidade.

Conheça os sistemas de gestão da Soften Sistemas

A Soften Sistemas é uma empresa que oferece ferramentas para o empresário brasileiro controlar e administrar o negócio de forma mais fácil e otimizada.

Oferecendo funcionalidades de gestão e gerenciamento empresarial, os aplicativos Soften Siem e GerencieAqui permitem organização completa na empresa.

Isto, com emissão de documentos fiscais, controle financeiro e de estoque, gerenciamento de vendas, entre outras coisas.

E tudo isto com implantação, treinamento e suporte técnico ilimitado. Entre em contato e saiba mais sobre os aplicativos e todas as suas vantagens.

Gostou desse artigo? Então compartilhe-o e acompanhe o Blog e as Redes Sociais: FacebookInstagramTwitterLinkedin e Youtube.

Comente em caso de dúvidas ou sugestões!

Flávia Scalon
Flávia Scalon

É formada em publicidade e propaganda, pós graduada em gestão de comunicação integrada e uma das principais autoras do blog. Especialista em assuntos fiscais. Nas horas vagas, gosta de ler sobre romance, comédia, drama, entre outros assuntos, também curte vários estilos musicais e aprecia múltiplas culinárias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Gestão Empresarial com Emissor NFe

           Experimentar grátis
Receba Grátis Materiais e Ebooks. Saiba como!