Conheça o sistema de gestão mais completo para seu negócio

Controle Financeiro Empresarial: Entenda Tudo Sobre Esta Ferramenta

Flávia Scalon - 25/09/2019 - 0 Comentário(s)

Para que a sua empresa possa crescer no mercado e ser reconhecida é preciso que ela trabalhe com ferramentas competentes que auxiliem no controle financeiro do seu negócio.

E somente com um controle financeiro empresarial, é possível trabalhar com recursos altamente eficientes e otimizados, como relatórios sólidos com resultados calculados através dos dados internos da sua empresa.

Com o controle financeiro é possível identificar, antecipadamente, a melhor aplicação, o tempo e a segurança dos recursos disponíveis da sua empresa.

Acompanhe neste artigo tudo sobre o assunto e como a ferramenta é importante para um negócio.

Controle Financeiro Empresarial: Por Que Usar?

Todas as finanças serão controladas, revelando as atividades e processos que estão sendo conduzidos pela empresa, acompanhando os seus retornos em quesitos de tempo, qualidade, valor e estimativas futuras.

Isso somente é possível com o uso de algumas ferramentas de controle financeiro, que será gerida por um setor ou pessoa responsável.

Com uma boa gestão de recursos financeiros, o sucesso de procedimentos como: organização, monitoramento, planejamento, análise e controles, serão um verdadeiro sucesso.

São muitas as razões pelas quais a sua empresa devem investir nesta ferramenta.

Começando pela organização visual dos dados financeiros da empresa, praticidade na análise para tomada de decisões, ações preventivas focadas em futuros erros e falhas, auxílio no controle de custos e gastos e acompanhamento de retornos de investimentos.

São vários os benefícios de instalar as ferramentas de controle financeiro, sendo o meio mais seguro para garantir a saúde do seu negócio.

Mas é preciso que no momento em que estiver analisando a necessidade do uso do controle financeiro, seja estabelecido quais são as necessidades da empresa e qual é a sua situação atual para começar a registrar seus dados.

Além, de estabelecer metas e objetivos a serem cumpridos.

Implementando o Controle Financeiro Empresarial

Ao optar pela implementação do controle financeiro, é preciso ter uma base para iniciar a estruturação financeira do seu negócio.

Sendo indicado que o primeiro passo seja trabalhar com ferramentas, inicialmente consideradas mais simples, para somente depois aperfeiçoá-las.

A primeira, e uma das mais importantes ferramentas do controle financeiro, é o fluxo de caixa, o qual permite uma melhor visualização do aspecto financeiro da empresa com todas as suas entradas e saídas financeiras por um período específico.

Com o fluxo de caixa, a sua gestão estará amparada por um conhecimento interno dos números de suas finanças, o que permite definir melhor as suas estratégias financeiras.

Outra ferramenta facilitadora do controle financeiro é o famoso “DRE” Demonstração do Resultado do Exercício.

Nele, é possível que a empresa tenha acesso às informações financeiras da empresa a partir do resultado líquido do exercício, ou seja, o lucro, ou ainda o prejuízo resultante de determinada operação.

Os resultados serão definidos através das receitas da empresa, os seus custos e despesas, seguindo o princípio contábil do Regime de Competência de contas.

Uma terceira ferramenta também muito simples para iniciar o seu controle financeiro, é ter um planejamento financeiro ou orçamento.

Não tem como uma empresa ter um controle financeiro sem ter um planejamento estratégico, sem metas e objetivos.

De forma que o planejamento financeiro se faz essencial no controle financeiro, por ser uma ferramenta, que não somente planeja, mas que permite o eficiente controle das operações da empresa, no decorrer do período desejado.

Ter um orçamento empresarial é ter a tradução do planejamento estratégico em números, podendo assim ser possível a definição de metas mais precisas.

Grandes empresas são sempre bem organizadas, pois, tem conhecimento da importância e das vantagens de um bom planejamento de seus procedimentos, buscando sempre alcançar os seus objetivos.

O planejamento visa dar uma maior visibilidade e atenção para as finanças da empresa, cuidando dos seus recursos e prevenindo grandes riscos.

E no que pese ao orçamento, este é um poderoso instrumento de planejamento e controle das operações da empresa, proporcionando uma visão clara e possível do alcance da empresa em termos de objetivos.

Ainda, funciona o orçamento empresarial como um ato de planejamento com estimativas de ganhos, despesas, gastos, custos e investimentos que a sua empresa terá em determinado período.

Materiais Gratuitos Soften Sistemas

Algumas informações a mais sobre Controle Financeiro Empresarial

O controle financeiro de qualquer negócio é vital para apuração, análise dos resultados e consequentemente a saúde da sua gestão empresarial como um todo.

Gerenciar um negócio muitas vezes pode ser uma tarefa difícil, onde há inúmeras atividades, pessoas, dados e informações.

Para isso é preciso elaborar um controle financeiro empresarial que funcione bem.

Para que a sua empresa vá para frente, cresça e se torne uma líder no mercado, é preciso que a mesma esteja bem estruturada em suas atividades e que o seu financeiro esteja seguro e bem administrado.

Quando você controla as suas finanças, você controla a empresa toda!

As atenções da sua empresa tem que ser voltadas para os problemas financeiros e contábeis.

Pois, são eles que determinam como será feito o seu produto/serviço, através desses dois setores da empresa que a mesma se mantém funcionando.

Então sim! É preciso ter um bom gerenciador financeiro que atue nos problemas de saídas e entradas, por exemplo.

Uma boa gestão tem acesso aos recursos da empresa e para fazer isso com qualidade, praticidade e tempo hábil, é preciso utilizar o controle financeiro empresarial.

E como mencionamos no decorrer deste artigo, o controle financeiro empresarial somente terá eficiência quando utilizado com ferramentas primordiais, como:

  • Fluxo de caixa, DRE – Demonstrativo do Resultado do Exercício, bem como, planejamento e orçamento.

Lembre-se, toda empresa precisa de um controle financeiro eficaz para conseguir tomar decisões pautadas em dados concretos e corretas.

Apenas assim a empresa conseguirá escolher as melhores condições para o crescimento do seu negócio e consequentemente concorrer no segmento no qual está inserida.

Invista em um Sistema de Gestão da Soften Sistemas e tenha um Controle Financeiro Completo

Como visto ao longo de todo o artigo, um controle financeiro empresarial se faz muito necessário em qualquer empresa.

Por isso, a Soften vem atendendo o empresário brasileiro há diversos anos com sistemas completos e otimizados.

Os aplicativos Soften Siem e GerencieAqui disponibilizam diversas funcionalidades, como emissão fiscal e controle de estoque, vendas e financeiro.

Tudo isto com implantação, treinamento e suporte técnico ilimitado a cada cliente.

Entre em contato e saiba ainda mais sobre todos os produtos e serviços oferecidos pela empresa.

Se gostou deste artigo, compartilhe-o e acompanhe o Blog todos os dias, assim como as Redes Sociais: FacebookInstagramTwitterLinkedin e Youtube.

Comente suas dúvidas e sugestões abaixo!

Flávia Scalon
Flávia Scalon

É formada em publicidade e propaganda, pós graduada em gestão de comunicação integrada e uma das principais autoras do blog. Especialista em assuntos fiscais. Nas horas vagas, gosta de ler sobre romance, comédia, drama, entre outros assuntos, também curte vários estilos musicais e aprecia múltiplas culinárias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Gestão Empresarial com Emissor NFe

           Experimentar grátis
Receba Grátis Materiais e Ebooks. Saiba como!