Controle financeiro e tecnologia: 7 vantagens para sua empresa

Denise Taino - 16/05/2018 - 0 Comentário(s)

O controle financeiro é fundamental para a sobrevivência de uma empresa, tendo em vista que é necessário manter as contas equilibradas para suportar os encargos, os custos operacionais e os investimentos frequentemente necessários.

Quando o controle financeiro deixa de ser uma prioridade, geralmente, o negócio começa a operar com mais saídas do que entradas, ou seja, reservas precisam ser utilizadas — fato que pode comprometer a sobrevivência de uma empresa diante de um mercado altamente competitivo.

Com inúmeros recursos tecnológicos disponíveis na atualidade, nada melhor do que inovar em sua área de atuação, fazendo com que a Tecnologia da Informação (TI) trabalhe ao seu favor, melhorando as finanças por meio da utilização dos dados como ferramentas nas tomadas de decisões — ou seja, quanto mais informação precisa, menores os erros.

EBook Fluxo de Caixa Banner

Para você não ter mais dúvidas sobre as vantagens de auxiliar a tecnologia com o controle financeiro, vamos mostrar alguns bons motivos que, certamente, tornarão o seu negócio mais eficiente e promissor. Vamos a eles!

1. Otimize o tempo

Como tempo é dinheiro, nada melhor do que aumentar a produtividade dos seus colaboradores por meio de medidas que sintonizem com as reais necessidades da sua empresa, seja ela micro, seja ela pequena.

Ao instalar um software de gestão, por exemplo, os dados dos diferentes setores, de finanças a recursos humanos, passando pelo estoque, serão concentrados em um mesmo lugar, ou seja, você estará sempre de olho em tudo o que está sendo realizado.

Dessa maneira, é possível adotar alterações na rotina que visem à melhoria dos processos operacionais, como a transferência de determinado profissional de setor ao analisar o índice de produtividade, explorando com mais eficácia os seus potenciais.

A tecnologia contribui ainda para agilizar as entregas e soluções de pendências, fazendo com que se produza mais em menos tempo, fator preponderante para desbancar a concorrência.

2. Tenha uma gestão de dados eficaz

Controlar as entradas e saídas da sua empresa é essencial para mantê-la no mercado. Caso contrário, a desorganização financeira pode resultar em uma possível falência.

Por isso, a tecnologia demonstra os dados de uma forma bem organizada para você sempre ficar de olho em todos os setores.

Assim, será possível obter informações por meio de relatórios sobre o controle de gastos, em relação aos produtos que têm maiores vendas, do que está próximo do vencimento da validade, de uma área que necessita de cortes nos investimentos, enfim, os dados gráficos auxiliarão na constante busca por melhorias.

Trata-se de uma excelente maneira de planejar ações, gerenciando, com qualidade, o seu negócio, cortando gastos desnecessários e aumentando o índice de lucratividade.

Dessa forma, o gestor terá em mãos dados precisos para que o controle financeiro fique sempre harmônico, evitando desperdícios ou aplicações sem retornos a curto, médio ou longo prazo.

3. Obtenha uma análise estratégica

As tendências mercadológicas e comportamentais dos seus clientes apontam para investimentos que podem representar mais ganhos para o orçamento da sua empresa.

No entanto, é preciso aplicar dinheiro conscientemente em locais que, certamente, terão um retorno garantido. Para que isso aconteça, nada melhor do que uma análise estratégica.

Os softwares de gestão possibilitam isso, destinando informações que farão a sua equipe manter os pés no chão, independentemente de qual projeto esteja à vista.

Ao evitar erros, o controle financeiro estará assegurado, mantendo as contas em dia, além de garantir uma estabilidade na rotina da sua empresa, ou seja, você saberá o momento certo de novos investimentos ou de colocar os pés no freio.

4. Garanta uma segurança dos dados

Uma pessoa mal-intencionada nem precisa entrar na sua empresa pessoalmente para conhecê-la totalmente. Invadindo o seu sistema, hackers conseguem desorganizar totalmente o seu negócio, inclusive gerando prejuízos incalculáveis.

Nesse sentido, um software de gestão contribui ainda para destinar uma maior segurança aos dados, já que os sistemas foram montados por especialistas em TI, com inúmeros testes para evitar a invasão de piratas da Internet.

Além disso, fica mais fácil a localização de determinado documento, de contratos e de notas fiscais de compras e vendas, sem falar no cumprimento em dia das obrigações fiscais e trabalhistas.

Portanto, a integração de dados será fundamental para reunir todos os setores em um mesmo local — software de gestão —, fazendo com que os dados sejam atualizados automaticamente.

É a centralização das informações trabalhando ao seu favor. E o melhor: você poderá acessar o que quiser de qualquer parte do mundo, desde que haja acesso à Internet, ou seja, será possível gerenciar, a todo instante, o seu negócio, sem deixar que o descontrole financeiro aconteça.

5. Faça um controle de estoque de qualidade

Empresários que compram mais matérias-primas do que a real necessidade do mês ou produtos com pouca saída acabam deixando de ganhar no período de tempo planejado e podem, até mesmo, perder dinheiro.

Trata-se de uma situação que se manterá longe da sua empresa após a instalação de um software de gestão, pois o sistema vai contribuir para você visualizar constantemente o que há em excesso e o que precisa de reposição.

Além disso, influenciará em um ganho na organização desse setor imprescindível para qualquer negócio, evitando erros e auxiliando na redução dos gastos desnecessários.

6. Aplique um planejamento financeiro

Nenhuma empresa sobrevive se não fizer um planejamento financeiro para o ano seguinte, reservando aplicações para momentos mais críticos da economia ou, até mesmo, para parcerias, a fim de ampliar o mercado de atuação.

Mais uma vez, o controle financeiro entra em cena, pois estabelecerá a quantia que deve ser economizada, além de apontar os meios para novos ganhos.

Um devido planejamento ainda contribui para o pagamento das contas, de reservas para situações inesperadas, como a manutenção de um equipamento, novos investimentos, enfim, são pontos que receberão uma ajuda extra por meio da tecnologia.

A instalação de um software de gestão contribuirá para a construção de um orçamento participativo, promovendo o confronto e a comparação mensal dos dados de todos os setores, ou seja, será possível identificar possíveis falhas e acertos.

7. Integre a tecnologia ao controle financeiro

Após todos os argumentos apresentados neste post, você certamente já sabe que a integração entre a tecnologia e o controle financeiro é essencial para a saúde da sua empresa.

Afinal, o nível de concorrência aumenta a cada dia, exigindo que os empresários adotem medidas que influenciem na otimização do tempo, na redução dos erros e nas tomadas de decisões sintonizadas com as tendências do mercado.

São pontos que, certamente, acontecerão na prática por meio de um software de gestão. Assim, faça com que os relatórios trabalhem ao seu favor e não perca a oportunidade de conquistar novos clientes, aumentando a sua lucratividade.

Invista em tecnologia para a gestão financeira do seu negócio

Como mostrado a tecnologia traz uma série de vantagens para a gestão financeira das empresas, por isso investir em soluções que trarão simplicidade e agilidade para a gestão.

A Soften Sistemas, conta com sistemas que simplificam e agilizam a gestão financeira dos negócios, tanto no modelo desktop, instalado no computador – Soften SIEM -, quanto no modelo em nuvem – GerencieAQUI.

Além de sistemas eficientes a Soften dispõe de suporte ilimitado e especializado sempre pronto para atender com técnicos altamente preparados para atender os clientes em todos os momentos.

Conheça Soften Sistemas

Entre em contato ainda hoje e saiba mais sobre os pacotes e serviços da Soften.

E você, está interessado em notícias do mundo da Tecnologia da Informação? Então nos acompanhe pelo FacebookYouTube, Google+ e LinkedIn, e no Blog da Soften.

E se ficou alguma dúvida, deixe seu comentário que a equipe da Soften lhe responderá.

Denise Taino
Denise Taino

Formada em matemática pela UNESP de São José do Rio Preto-SP. É gerente financeira na Soften Sistemas, ama futebol, comida e pratica esportes nas horas vagas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Gestão Empresarial com Emissor NFe

           Experimentar grátis
Receba Grátis Materiais e Ebooks. Saiba como!