Aprenda a fazer o controle de notas fiscais da maneira mais eficaz

Vinícius Braga - 21/11/2017 - 0 Comentário(s)

Nas pequenas empresas, a estrutura e os colaboradores existem em menor escala. Sendo assim, geralmente, o próprio dono costuma administrar as finanças do negócio.

Diante disso, é fundamental que ele esteja por dentro das informações pertinentes e conheça a realidade tributária e financeira do seu empreendimento.

Fazer o controle de notas fiscais emitidas e recebidas, por exemplo, é uma função que exige muita disciplina e atenção. No entanto, se você seguir alguns critérios, essa atividade pode ser realizada com muito mais praticidade e eficiência.

Materiais-gratuitos

Quer melhorar esse tipo de controle na sua empresa? Veja como fazê-lo a seguir!

Estabeleça uma rotina de processos

Reúna as pessoas que trabalham com você e combine com elas os passos que serão adotados em casos de recebimento ou emissão de notas fiscais.

Estipule quais tipos de registros serão realizados, como as notas serão guardadas, quais os procedimentos para a comprovação da autenticidade das notas, em quais períodos serão feitas essas conferências etc.

Essa atitude, apesar de simples, é primordial para trazer harmonia e reduzir a incidência de erros. Além disso, se todos souberem exatamente como cumprir suas obrigações, o trabalho ficará muito mais simples e ágil.

Verifique a veracidade das notas emitidas

É muito importante que a empresa verifique constantemente se as notas que chegam até ela são originais. Quando se recebe uma nota fiscal, deve-se consultar o site da prefeitura que a emitiu para comprovar sua legitimidade.

Além disso, esse procedimento é obrigatório para que a NF referente ao produto seja reconhecida como legítima. Dessa forma, você evita problemas referentes a finanças e tributos.

A tarefa não consome muito tempo. Para fazê-la, basta clicar na aba “serviços” e ir até a opção “consultar NF-e completa”. Em seguida, digite a chave de acesso do documento (44 dígitos), que está registrada no DANFE. Após, os dados estarão disponíveis para a consulta e você poderá conferi-los com calma.

Mantenha as notas fiscais organizadas

Pense em uma maneira eficiente para guardar as NFs. Uma alternativa muito proveitosa é criar um arquivo físico para os documentos de entrada e um arquivo eletrônico para os de saída, pois, dessa forma, você diminui o espaço destinado às notas impressas e ainda simplifica as buscas.

É evidente que a função de organizar e separar documentos não é muito agradável, porém, o que você precisa ter em mente é que, devido à obrigatoriedade das notas fiscais, é fundamental que você consiga localizá-las com facilidade.

Além disso, com a papelada em ordem, o trabalho diário será mais eficiente e rápido, sobrando tempo para funções mais importantes e agradáveis.

Modernize o gerenciamento da empresa

Outra forma de otimizar o controle de notas fiscais é com a utilização de um software especializado em emissão de NF-e, para gerenciar todos os recursos financeiros on-line com praticidade.

Com um programa desse tipo, você e seus funcionários preencherão as informações apenas uma vez e poderão consultá-las durante os processos de comercialização, sempre que precisarem.

Vale ressaltar que, até algum tempo atrás, essa tecnologia não era acessível para pequenas empresas, devido ao seu alto custo.

No entanto, hoje ela é oferecida com um relevante custo-benefício para negócios que direcionam seus produtos para micros e pequenos empreendedores, possibilitando que eles melhorem o controle financeiro, graças à simplificação dos procedimentos.

Além disso, esse tipo de sistema oferece uma vantagem e tanto para qualquer microempresário, que é a possibilidade de administrar todos os processos em um único lugar.

Trata-se de uma opção moderna e acessível, que diminui o número de operações manuais, reduzindo, ainda, a incidência de falhas decorrentes da intervenção humana.

A implantação de um software desse tipo é o grande diferencial competitivo que seu negócio pode obter. Ele permite a integração entre funções e departamentos da empresa — principalmente para o setor de vendas — pois, a partir da emissão de notas fiscais, torna-se possível fazer a gestão das vendas com eficiência.controle de notas fiscais

E não é só isso! O programa de emissão de notas fiscais pode facilitar e incluir outros serviços, como:

  • controle do fluxo de caixa;
  • controle de estoque;
  • integração da emissão de NF-e com a gestão do estoque;
  • emissão de relatórios.

EBook Fluxo de Caixa Banner

Faça um armazenamento cuidadoso

Organização e cuidado são essenciais. É necessário considerar alternativas para fazer com que as atividades mantenham-se em ordem independentemente da situação do negócio.

Portanto, invista na definição de um procedimento claro e simples para a entrada de NFs durante o expediente. Você pode utilizar etapas para lidar com notas impressas e eletrônicas:

  • notas impressas: trabalhe com pastas simples, devidamente identificadas, para acompanhar melhor as entradas e as saídas. Isso é fundamental para evitar que se misturem com outros tipos de documentos;
  • notas eletrônicas: crie pastas distintas em seu computador para salvar NF-es e evitar que elas se misturem com outros tipos de arquivos. Não se esqueça de realizar backups desses documentos, para que você os tenha sempre à disposição.

Fique sempre atento aos prazos de pagamento das notas fiscais

Pagar em dia é muito importante para evitar problemas e juros. Sendo assim, organize as notas fiscais por prazo de vencimento e defina um meio de verificação para evitar atrasos. Uma alternativa muito boa é reunir as notas no início de cada semana e já efetuar todos os pagamentos.

No entanto, independentemente do método que você achar mais conveniente, lembre-se de que ele deve funcionar muito bem, afinal, o descumprimento das obrigações pode afetar tanto o caixa do negócio (multas) quanto a sua imagem.

Mantenha um bom relacionamento com clientes e fornecedores

Criar uma boa relação com os departamentos de contas a pagar e a receber dos fornecedores e clientes é uma boa tática para a gestão das notas fiscais. Afinal, erros podem acontecer a qualquer momento, pois nenhuma empresa está imune a falhas operacionais, ainda mais se forem humanas.

Assim, sempre que você solicitar alterações necessárias nos documentos, o relacionamento facilitará esse processo. Isso também pode evitar que custos adicionais sejam cobrados. O coleguismo empresarial vale a pena, não é mesmo?

Sempre converse com o seu contador

Converse com o seu contador sobre todas as estratégias adotadas para o controle de notas fiscais, pois, como responsável pelas contas do seu empreendimento, ele deve conhecer tudo.

Além disso, com um contato constante, você poderá absorver conhecimentos e experiências que tornarão seu serviço mais competitivo e qualificado.

Conheça Soften Sistemas

Esperamos que as dicas referentes ao controle de notas fiscais abordadas ao longo deste post sejam úteis para sua empresa. Aproveite essa oportunidade e siga nossas redes sociais, estamos no FacebookLinkedInGoogle + e YouTube.

Vinícius Braga
Vinícius Braga

É hoje responsável contábil pelo grupo Soften. Assessora também o suporte técnico da empresa quando necessário. Nas horas vagas faz judô e joga futebol. É também professor e pós graduado em Ciências Contábeis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Gestão Empresarial com Emissor NFe

           Experimentar grátis
Receba Grátis Materiais e Ebooks. Saiba como!