Conheça o sistema de gestão mais completo para seu negócio

Por que o controle de estoque é tão importante para minha empresa?​

Alessandro Caun - 18/06/2018 - 2 Comentário(s)

Diante dessa realidade, o controle de estoque é uma ação que não pode fugir da rotina, ou seja, o devido cuidado com suas matérias-primas e mercadorias contribui para evitar perdas consideráveis, melhorando não só a margem de lucro, como também o bem-estar dos colaboradores.

Pois além de oferecer serviços e produtos de qualidade, uma empresa comprometida com os seus clientes e fornecedores adota medidas voltadas à otimização do tempo, com foco no aumento da produtividade e redução dos gastos.

Por isso, o devido planejamento das ações e organização dos processos são extremamente necessários para o seu negócio ganhar competitividade e ainda um aumento nos lucros.

Afinal, quem atua em um local limpo e devidamente organizado produz mais, com qualidade e satisfação. Quer saber a importância do controle de estoque? Então continue lendo o nosso post!

Materiais Gratuitos Soften Sistemas

O que é o controle de estoque?

No armazenamento de produtos, seja em uma micro, pequena, média ou grande empresa, o gestor tem à sua frente inúmeros paletes, armários, caixas, enfim, uma infinidade de materiais que se converterão em vendas.

No entanto, se o empresário não souber a quantidade existente de determinada mercadoria, prejuízos poderão acontecer em razão do vencimento no prazo de validade ou até mesmo pela desorganização do que está armazenado.

Adotando um controle de estoque, o gestor poderá controlar adequadamente tanto as matérias-primas quanto os produtos do seu ramo de atuação, ou seja, haverá mais informações para auxiliar nas tomadas de decisões, aumentando os acertos.

Com isso, prejuízos são evitados e até mesmo desvios combatidos, tendo em vista que muitas empresas perdem mercadorias quando não possuem uma rígida organização.

Dessa maneira, o controle de estoque é a sistematização do capital de giro da sua empresa, mantendo em movimento as mercadorias, cumprindo prazos e planejando adequadamente as compras e vendas.

Trata-se de um ponto essencial para aumentar a competitividade da sua empresa diante de um mercado altamente exigente e inovador.

Quais são os benefícios do controle de estoque?

O controle de estoque faz um inventário de tudo o que existe armazenado. Assim, acontece a otimização dos recursos, mantendo o local bem organizado.

Dessa forma, os colaboradores terão mais facilidade para localizar um determinado produto quando solicitado, agilizando os processos e mantendo a satisfação dos clientes seja em uma compra física ou online.

O inventário é fundamental para você conhecer quais mercadorias possuem maior demanda, auxiliando em compras assertivas e até mesmo a desová-las com mais rapidez, como em uma liquidação, de olho nos prazos de validade ou tendências do mercado.

Quem atua com produtos perecíveis, como supermercados, precisa manter um controle ainda mais rigoroso do estoque. Caso contrário, as perdas poderão representar prejuízos incalculáveis.

Para que tudo saia de acordo com um planejamento adequado, nada melhor do que contar com o auxílio da tecnologia, como veremos a seguir.

Como fazer um controle eficaz?

Antigamente, o controle de estoque era feito manualmente, com planilhas sendo preenchidas por colaboradores que ficavam contabilizando arduamente as entradas e saídas dos produtos. O gasto de tempo era muito grande, sem falar na baixa produtividade.

Hoje, com o avanço da tecnologia, inúmeros softwares de gestão auxiliam os empresários na otimização dos processos.

Por isso, é imprescindível a sua empresa adotar um sistema de gestão de estoque, facilitando não só o controle como também o dia a dia dos funcionários, trazendo mais qualidade e agilidade nas vendas, negociações com fornecedores e ganho de competitividade.

Portanto, ao introduzir um programa específico em seu negócio, você poderá integrar todos os setores em uma mesma plataforma, ou seja, o sistema trabalhará ao seu favor.

Na prática, o colaborador digita no programa a quantidade de determinado produto que entrou no estoque e vai fazendo o controle das saídas. Com isso, quando houver uma sinalização da necessidade de uma nova compra, haverá um aviso sobre o que é necessário adquirir.

Atuando com os dados, o software ainda apresenta relatórios sobre as mercadorias que mais têm vendas, das que estão se aproximando do prazo de validade e até mesmo tendências do mercado.

Registrando os produtos, você poderá auxiliar seus clientes ao demonstrar a trajetória no transporte em uma determinada entrega, levando tranquilidade na relação com o consumidor. Trata-se de um ganho na logística.

Além disso, o cumprimento dos prazos fica bem mais rigoroso, pois tudo acontecerá de uma maneira harmônica.

Como você contará com informações precisas, as negociações com os fornecedores também melhorarão, pois em determinado momento a conquista de um desconto poderá ser mais expressiva em razão da necessidade de uma quantidade maior de algum produto ou matéria-prima.

Assim, acontece uma otimização do tempo, maior produtividade e organização do estoque, ou seja, haverá mais eficiência no seu negócio, fatores preponderantes para fidelizar clientes, trazendo mais credibilidade à sua marca.

O que fazer para instalar um sistema de gestão?

A primeira dica é contratar um empresa especializada no setor para destinar uma prestação de serviço de qualidade e com um devido amparo nos primeiros meses de experiência.

Além disso, você terá que capacitar os seus colaboradores do setor, com foco no manuseio do software. No entanto, muitos profissionais já dominam os programas e sabem muito bem como agir para realizar o controle de estoque.

Vale a pena ainda contar com equipamentos de qualidade. São investimentos que possuem um retorno financeiro garantido, tendo em vista que a sua empresa estará integrada com o mercado, aumentando os campos de atuação.

Podemos citar ainda os relatórios que os softwares apresentam, desde a produtividade dos colaboradores até a movimentação financeira, ou seja, haverá dados para tomadas de decisões assertivas e sintonizadas na busca real por uma maior lucratividade.

Dessa forma, manter o controle de estoque é uma atitude que não pode fugir da rotina da sua empresa, tendo em vista que o mercado está cada vez mais exigente e com um nível de competitividade bem agressivo.

Assim, nada melhor do que sempre acompanhar as inovações tecnológicas, com o objetivo de fazer melhor e com mais qualidade, sempre em busca da excelência mercadológica.

Tenha um software de qualidade para controle de estoque

Para um controle de estoque apurado e com eficiência aposte nos sistemas de gestão ERP e emissão fiscal da Soften Sistemas.

Os softwares da Soften, além de simples e fáceis, tem qualidade na gestão de todo o estoque da empresa.

Tudo isto somado ao treinamento do módulo e suporte técnico ilimitado, caso haja algum erro ou problema.

Para saber mais sobre esse e outros produtos e serviços, entre em contato com a Soften ou acesse o site da empresa.

Conheça Soften Sistemas

Gostou deste artigo? Compartilhe-o com amigos e parceiros e continue acompanhando o Blog da Soften.

Assine também a Newsletter e receba conteúdos exclusivos e gratuitos.

E qualquer dúvida, basta comentar abaixo que a Soften lhe responderá!

Alessandro Caun
Alessandro Caun

Mais conhecido como "Professor" é formado em Engenharia Elétrica, com mestrado na área. Nos últimos anos, tem se dedicado à docência e é responsável aqui na Soften pela produção de conteúdo técnico. Curte rock e games retrô, um "nintendista" raiz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentário(s)

Sistema de Gestão Empresarial com Emissor NFe

           Experimentar grátis
Receba Grátis Materiais e Ebooks. Saiba como!